19 de fevereiro de 2013

A ÁRVORE NAS RELIGIÕES


No ano de 2012, realilzei uma atividade com o 4° ano onde o conteúdo era: símbolos e escolhi este texto para trabalhar: Símbolos de vida.
Para realizar esta atividade, utilizei o texto a seguir, veja como o trabalho foi realizado.
 
A ÁRVORE UM SÍMBOLO DA VIDA PARA MUITAS RELIGIÕES DO  MUNDO

Emerli Schlögl
 
 
A árvore se comunica com os quatro elementos que fazem parte da vida, a terra, a água, o fogo e o ar. Por meio de suas raízes ela se encontra com a terra, em seu tronco circula a seiva que pode ser comparada ao líquido da vida, suas folhas absorvem o ar e realizam a fotossíntese. Todo o calor (fogo) do sol é necessário para que elas cresçam e se mantenham vivas.
A árvore é a fonte da vida, e em diferentes religiões ela aparece como um símbolo importante. Vejamos alguns exemplos.
Conta a história que Buda alcançou a iluminação debaixo de uma árvore conhecida como Bodhi, a árvore do mundo ou da vida. Dizem que suas raízes são Brahma, seu tronco Shiva e seus galhos Vishnu. Brahma, Vishnu e Shiva são três importantes divindades do Hinduísmo, religião antiga da Índia. O Budismo é uma religião que nasceu do contexto do Hinduísmo, assim como o Cristianismo nasceu do contexto judaico.


Para muitos cristãos existem representações pintadas na qual aparece uma cruz frondosa, a Árvore-Cruz que apresenta dois galhos inferiores separados formando a imagem de um “Y”. A dualidade, o dois que se converte em um. Este seria um símbolo do próprio Cristo que metaforicamente é a árvore do mundo, o eixo do mundo. Ele é a síntese de todos os caminhos e fonte de toda a integração.
 
Em muitas culturas a árvore da vida tornou-se um símbolo de fertilidade.
Na crença islâmica a árvore da vida e da felicidade tem raízes que penetram no último céu, seus ramos pequenos se estendem por cima e por baixo da terra.
  
A árvore baobá tão importante na cultura africana, é uma árvore que pode viver mais de mil anos, portanto ela é a testemunha sagrada da história de muitas gerações.
Para a tribo dos Warramunga, do norte da Austrália, o espírito de crianças fica no interior de certas árvores, de onde saí às vezes e então penetra pelo umbigo de uma mãe e se desenvolve em sua barriga. De modo geral pudemos ver que a árvore da vida é um símbolo importante que aparece de maneira diferente em diversas culturas religiosas do mundo.
 
Este texto foi passado no quadro negro parágrafo por parágrafo. O texto não foi trabalhado todo em uma aula só. Cada parágrafo que esta com uma cor diferente foi uma aula dada, onde cada um escolheu uma cor e a medida que trabalhávamos íamos pintando ou contornando.

No 1° parágrafo pintaram da cor que mais gostavam e após a pintura desenharam uma árvore, conversamos sobre a importância da árvore para a vida.
 
No 2° parágrafo levei uma imagem de Buda e da árvore onde ele recebeu a iluminação, o Bodhi. Levei também as imagens de Brahma, Vishnu e Shiva. Expliquei a diferença entre as duas tradições  religiosas, Budismo e Hinduísmo. Mostrando que o Budismo nasceu do Hinduísmo.
Quando chegamos no 3° parágrafo, realizamos a leitura e cada aluno realizou uma pesquisa sobre a cruz e sua função, a  partir daí cada um ficou responsável por confeccionar uma cruz, utilizando 1 CD e bolinhas de papel. Onde mais tarde foi realizado uma exposição.
 
Os parágrafos referente a tradição religiosa islâmica e africana fizemos em uma só aula, os desenhos dos respectivos parágrafos foram realizados, levei imagens do Baobá e na aula seguinte montamos com potinho de leite fermentado um pequeno baobá.
E para finalizar o trabalho solicitei uma pesquisa a tribo Warramunga, do norte da Austrália.
Os alunos trouxeram e fizemos um desenho para ilustrar. Esta aula muito interessante pois alguns alunos da tradição Espírita começaram a questionar sobre a reencarnação, o que acontecia após o espírito da criança ter saído da árvore, enfim foi uma aula muito positiva.
 
Veja as fotos da exposição das cruzes.
 

 


ATIVIDADE INICIAL PARA O 5° ANO

Esta foi a imagem que selecionei, achei muito interessante, por ter a imagem de Buda e também pela mensagem.

Questionar os alunos quanto aos desenhos que aparecem:
Há a metade de um rosto, vocês sabem de quem é ou quem ele lembra?
Qual religião este rosto representa?
Há escritos nesta imagem, alguém sabe quais são?
Qual é a mensagem que esta imagem está transmitindo?
Vamos copiar a frase:
Pedir para que alguém a leia em voz alta:
Pedir aos alunos que digam o que entenderam desta frase:
 
Explicar que o Budismo tem vários ensinamentos que serão aprendidos durante o ano nas aulas de ER.
 
Após conversar com os alunos sobre o que eles entenderam, é interessante anotar no caderno em forma de produção de texto coletiva.
 
Logo que tenha o resultado estarei postando.
 
Claro que cada professor pode enriquecer sua aula com o passar dos dias, então esta é a sugestão que deixo para começar o ano.
 
 

MENSAGEM PARA O 4° ANO

Para iniciar o ano com o 4° ano resolvi trabalhar com esta imagem. Com ela podemos explorar:
Leia em voz alta o que está escrito;
Esta imagem está falando de pessoas ou de aves?
Será que é possível uma pessoa voar como os pássaros? Explique:
As crianças são todas iguais?
E os pássaros, quando vemos também são iguais?
Quais seriam os diretos que os pássaros têm?
E as pessoas que direitos têm?
 
Após estas perguntas realizadas através de uma conversa com os alunos, questioná-los a respeito da religião.
 
É possivel cada pessoa ter uma religião? ( perguntar qual é a religião de cada um )
 
Se todas as tradições religiosas não forem contempladas em sala de aula com adeptos, questinar os alunos se  poderiam haver adeptos de outras religiões em sua sala de aula.
 
Perguntar se cada um brinca somente com colegas de sua tradição religiosa ou se todos brincam juntos.
 
Há diferença quando se brinca com colegas de outra tradição religiosa?
 
Se não existe, será que devemos excluir pessoas que não são da mesma tradição religiosa?
 
Levar os alunos a reflexão que independentemente da tradição religiosa, todos devemos conviver bem, em harmonia e acima de tudo respeitando apção de cada um.
 
Essa é prática que pretendo fazer em sala de aula agora no início deste ano. Quando esta aula acontecer com certeza posto o resultado a respeito da participação dos alunos.

16 de fevereiro de 2013

INICIANDO O ANO LETIVO COM MENSAGENS - ATIVIDADE PARA O 3° ANO

Para iniciar o ano decidi apresentar aos alunos esta mensagem para que após a reflexão ...

Com as turmas dos 3° anos vou trabalhar esta imagem com esta frase:


Após mostrar esta ilustração em um cartaz bem grande, você pode explorar:

Tem alguma palavra que você não conheça? ( Explicar aos alunos, com ajuda do dicionário, se necessário)

Pedir aos alunos que leiam novamente a frase após a leitura dos significados das palavras desconhecidas.

Explicar o que é ter um direito.

Mostrar a imagem e solicitar aos alunos que digam o que há de diferente.

Tem algum aluno que sabe identificar as pessoas que aparecem no cartaz?

Falar sobre a maneira de se vestir de cada um, altura e que para esses grupos também há diferenças culturais, étnicas e religiosas.

Alguém já viu alguma pessoa parecida com uma dessas, na rua, no espaço sagrado, enfim em algum lugar?

Mostrar que mesmo sendo diferentes as pessoas da imagem se dão bem, não vivem em conflito pois, respeitam una aos outros.

Aí iniciasse o trabalho em sala de aula, onde provavelmente os alunos irão se identificar e começar a falar um pouco mais da sua vida, sua tradição religiosa.

Espero que tenha ajudado e logo irei postar outras duas mensagens para se trabalhar com o 4° e 5° ano.
 
Se quiser contribuir com sugestões, poste no comentário.

Abraços

9 de fevereiro de 2013

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Podemos trabalhar com os nossos alunos que a Festa da Páscoa possui alguns símbolos veja então, alguns desses símbolos, que com o passar do tempo foram atribuídos a Páscoa:

Símbolos litúrgicos: símbolos que são usados pela igreja nas celebrações e que encontram fundamentados nos evangelhos: círio pascal (vela que simboliza Jesus Cristo, luz do mundo), Bíblia  (Palavra de Deus), vinho, pão, água, cordeiro, peixe, cruz, toalha de linho branco, letras alfa e ômega.

 





 
 
 
Símbolos populares: coelho, ovos, sinos, girassol. No hemisfério norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o inicio da primavera. Tempo em que os animais e plantas aparecem novamente. Em tempos antigos, os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. No ocidente - hemisfério sul - a Festa de Páscoa é marcada pelo outono e inverno - tempo de mudança climática quando caem as folhas das árvores, para, após o período de frio, acontecer renovação e o surgimento de vida nova.

PÁSCOA DOS CRISTÃOS

Após conhecer um pouco sobre a Páscoa judaica, veja como esta comemoração é feita pelos adeptos do Cristianismo.


A Páscoa é a maior festa do Cristianismo. Nela, após a morte na cruz, Jesus Cristo ressuscitou e ascendeu ao céu, junto a Deus, pagando, assim, pelos pecados da humanidade.

A Festa da Páscoa é a mais importante do Cristianismo, pois conforme professam os cristãos, se Jesus não tivesse ressuscitado, não haveria razão para crer na vida eterna. Tudo seria muito simples e efêmero, contrariando todos os ensinamentos de vida e esperança preconizados na Bíblia.

A Festa de Páscoa tem um sentido especial e é vivenciada de modo muito intenso em todo o ocidente e em várias outras partes do mundo, até mesmo no oriente, onde também existem muitos cristãos.

Na Páscoa o tipo de alimentação é livre, porém, nos dias que antecedem esta festa, é recomendado fazer jejum ou comer comidas leves incluindo peixe na refeição da sexta-feira santa e excluindo carne vermelha do cardápio. Na Ceia Eucarística - missa - o cristão comunga pão e vinho transubstanciados, pelo mistério da fé, em corpo e sangue de Jesus.

Nas Igrejas cristãs acontecem missas e cultos e são proclamadas as palavras da Bíblia - livro sagrado dos cristãos.

PÁSCOA DOS JUDEUS

Um assunto que podemos trabalhar é a Páscoa. Festividade essa tão comentada pela mídia logo após o Carnaval. Então segue neste post um texto que pode auxiliar, você professora, em suas aulas de Ensino Religioso.
 
A LINDA FESTA DA LIBERTAÇÃO

A palavra Páscoa - ou Pessach, na língua hebraica, tem significado especial para o povo judeu ou povo de Israel. A Pessach - significou o fim da escravidão do povo hebreu das mãos do faraó do Egito, e o início da libertação do povo.

A libertação dos filhos de Israel foi marcada pela travessia do Mar Vermelho que se abriu para "abrir passagem" ao povo de Israel. Deus escolheu Moisés para liderar o povo de Israel e conduzi-los à Terra Prometida.

Ainda hoje as famílias judaicas se reúnem para o Sêder - um jantar especial que é feito em família durante oito dias para celebrar a libertação do seu povo.

Além do jantar com as comidas especiais, há leitura do Torá - livro sagrado dos judeus e reflexão nas sinagogas.

Também no tempo atual, na noite de celebração o Sêder, assim como foi a noite que antecedeu a fuga do povo hebreu do Egito, as casas devem estar limpas e arrumadas para um jantar diferente. Cada um dos alimentos servidos relembra a experiência que os judeus tiveram no Cativeiro do Egito - as dez pragas que foram impostas e os prodígios divinos que os retiraram daquele lugar.

É proibido qualquer alimento que contenha fermento.

Nesta cerimônia, as crianças têm uma participação especial, pois, será por meio delas que a história será contada para as gerações posteriores.

No Sêder, prepara-se a mesa da seguinte forma: no centro de uma bandeja colocam-se três matzot - pães ázimos - que representam os três grupos de judeus: Cohanim, Leviim e Israel. Ao lado dessas matzot, com que colocam-se os seguintes símbolos:
 

Zeroá - Pedaço de osso do cordeiro ou ovelha. Este osso simboliza o poder com que Deus tirou o povo hebreu do Egito e o cordeiro lembra o cordeiro pascal, sacrificado no Templo.
 

Betsá - Ovo cozido, colocado na parte superior à esquerda da bandeja, simboliza uma lembrança do sacrifício que se oferecia em cada festividade.

 

http://www.ensinandodesiao.org.br/newsletter/images/pessach.jpg
Marór - Erva amarga, normalmente colocada no centro da bandeja. Simboliza sofrimento dos judeus escravos no Egito (usa-se escarola, verdura mais amarga que alface).

 
Charósset - Mistura de nozes, amêndoas, tâmaras, canela e vinho, colocada na parte inferior à direita da bandeja, representa, pela cor terracota, a argamassa com a qual os judeus trabalhavam na construção das edificações do faraó.

 
Karpás - Essa verdura, molhada em vinagre ou água salgada lembra as lágrimas derramadas pelo sofrimento (serve para dar o sabor do Êxodo - Saída)