13 de março de 2014

O ISLAMISMO - VISITA MONITORADA

O ISLÃ
O Islã é a mensagem celestial que Deus revelou ao profeta Mohammad ibn Abdallah (S.A.A.S.) (1) através do anjo Gabriel. É o resumo de todas as mensagens celestiais e tem como base o Alcorão Sagrado. O objetivo desta mensagem é ligar Deus ao ser humano e este a Deus, e baseado nisso, ele preenche todos os campos da vida humana. 


O Islã tem dois aspectos: o espiritual e o jurídico. Por isso, ele está relacionado com todos os campos da vida, tanto materiais quanto espirituais. A dimensão espiritual do Islã consiste em: 

A) O MONOTEÍSMO
B) A JUSTIÇA
C) A PROFECIA 
D) O IMAMATO
E) O JUÍZO FINAL

FONTE:http://www.ibeipr.com.br/ibei.php?path=islamismo

Num das visitas realizadas pelos profissionais da educação do município de Curitiba professor Gamal Fquad El - Oumairi fez uma exposição de alguns objetos utilizados nas práticas religiosas.

Apresentação do Masbaha, (em árabe: مسبحة), também conhecido como subha (سبحة), tasbih ou tespih (تسبيح, [taṣbīḥ]) é um objeto similar a um rosário, de uso tradicional entre os fiéis da religião islâmica.


A bússola mostra direção de Meca, cidade sagrada.


Tapete de orações , serve para que cada um faça a sua oração sobre ele, deve estar sempre limpo pois a pureza do lugar é considerada fundamental. Existem várias ilustrações e escritas. Há o tapete masculino e o feminino.

TAPETE MASCULINO

TAPETE FEMININO

O calendário com os meses com as data islâmicas é confeccionado pelas comunidade islâmicas retratando as datas religiosas.

5 de março de 2014

XINTOÍSMO - 3º ANO

Você conhece este conto? A Flor da Honestidade.
Iniciei com os alunos do 3º ano o conteúdo da matriz oriental com este conto:
 
Após a leitura conversamos sobre o mesmo, fazendo uma reflexão sobre a atitude do jovem príncipe e a moça.
 
Expliquei que este é um conto oriental, mais precisamente da China. Cada aluno falou uma palavra do que sentiu ao ouvir este conto (todas foram escritas no quadro), explicou qual o motivo da escolha e em seguida ganhou esta flor, onde teria que escrevê-la.
 
 
Com a flor de cada um formamos a nossa árvore da honestidade.
 
 


 
 



 

Explicar que no Oriente surgiram várias tradições religiosas, dentre as quais o conheceremos um pouco sobre o Xintoísmo.
Contar para o aluno que: nesta tradição não há texto sagrado escrito, doutrina, dogma e código moral.
Mas acreditam que não se deve:
não presar atenção nas coisas falsa;
não ver e falar falsamente.
 
Conversar com os alunos o que essas frases querem dizer e anotar no quadro para que depois copiem no caderno. E como lição de casa terão que conversar com os familiares e cada um irá dar sua opinião sobre elas.
Cada aluno irá contar para a turma o que ele e sua família entenderam juntos.
 
O Xintoísmo reconhece a existência dos KAMIS,  ou seres divinos que podem hospedar-se em tudo que existe: rios, árvores, montes etc.
 
Mostrar no mapa mundi onde está localizada a China, falar sobre o Monte Fuji no Japão. Falar com os alunos que nos dois países existe a crença no Xintoísmo e nos Kami.
 
Preparar em transparência várias imagens do Monte Fuji e explicar que um elemento da natureza sagrado. Passar a seguinte frase no quadro:
 
"As montanhas no Japão são numerosas, é delas que brotam os rios e são consideradas sagradas".
Em seguida pedir para que os alunos façam uma ilustração.
Após esta atividade, conversar com os alunos sobre as festas  realizadas.
 
 
 
Explicar que nos dias de hoje existe um Festival Kagura, onde vários grupos se apresentam:
 
 
 

Kagura (em japonês 神楽) é uma forma de teatro e dança característica do xintoísmo e que se realiza em cerimónias e festas importantes.
 As origens da Kagura são muito antigas e estão ligadas às do Teatro Noh. Originalmente era realizada no palácio do Imperador por sacerdotisas, representando o mito do deus do sol, Amaterasu.
Estas danças no palácio imperial eram chamadas mikagura (em japonês 御神楽), por oposição às satokagura (em japonês 里神楽), versões populares da kagura que se realizavam fora do palácio.

 
 
Após realizar esta atividade os alunos tinham que trazer de casa que festas ou datas importantes eram praticadas em sua tradição religiosa.

 
 
 

4 de março de 2014

SAUDAÇÃO ANJO DA GUARDA

Este é um dos pontos cantados nos terreiros de Umbanda. Um ponto extremamente lindo, que preconceito pode haver quando o transcendente é louvado.

 
Se acessar este site ouvirá muitos outros pontos, vídeos, orientações, conhecimentos dos orixás e muitos outras informações.
 
Oxalá é também o nome de um dos orixás mais importantes de cultos afro-brasileiros, como o candomblé. Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu. O culto a Oxalá normalmente acontece nas sextas feiras, e é visto por muitas pessoas como uma resposta à devoção católica a Nosso Senhor do Bonfim, que representa uma importante tradição religiosa na Baía. Segundo a crença, são atribuídas a esse orixá as funções de criação e reprodução. É esse o sentido da palavra no poema "Meu Pai Oxalá" de Vinícius de Moraes que deu origem à canção em parceria com Toquinho.
 
 
Bem, os anjos de guarda nos protegem e acompanham a cada dia. E esse acompanhamento também está nas horas de trabalho (sessões). Sim, porque estamos numa corrente espiritual onde espíritos sem luz e perturbados, confusos, enfim vêm contra nós, os Orixás, Guias, Entidades nos protegem, mas a presença do anjo da guarda antes e depois da incorporação é por demais importante.
Um exemplo, normalmente quando uma pessoa sofre um trabalho de demanda, um trabalho contra o bem estar dela, a primeiro reflexo que se nota é o enfraquecimento de seu anjo da guarda, tornando-o distante e deixando a pessoa vulnerável.
É comum que os Guias/Entidades do terreiro, quando se vêem a frente de uma pessoa com demanda, venham a pedir um "fortalecimento para o anjo de guarda", ou seja, um reforço para restaurar os laços entre você e seu anjo da guarda. Esse reforço consiste em trazer ele mais próximo de você, com mais força para te proteger contra os *ataques* da demanda.