24 de agosto de 2014

BATISMO NA UMBANDA

Vou neste trimestre trabalhar com os alunos o rito do batismo e estamos agora na matriz africana. então resolvi dividir com vocês o texto que estarei utilizando. Segue o txto que consultei e as atividades que estarei propondo aos alunos. Esta é para o 3º ano:

TEXTO: PARA CONSULTA:

Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço, o acordar para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar.
Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável tão sagrado que em nossa Comunidade é reconhecido que o primeiro Batismo na Umbanda será sempre o seu primeiro o seu laço com suas entidades, mas alem do Batismo também temos a cerimônia de confirmação que é a que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe um ou mais padrinhos e madrinhas para tal cerimônia que serão testemunhas encarnadas alem do Guia Chefe que irá presenciar tal acontecimento.
Alguns preceitos devem ser seguidos para que possamos estar preparados de corpo e alma para tal cerimônia.

• Na semana anterior a do dia do batismo 7 dias antes devemos acender um vela de sete
dias para Oxalá para que nos prepare para a cerimônia e ilumine nosso Ori (cabeça);
• Durante a semana deve-se evitar ambientes carregados e uso de roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça dessa semana a sua melhor semana.
• Devemos nos sete dias anteriores ao do Batismo tomar banho de Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e corpo para mantermos o equilíbrio do espírito.
• No dia da cerimônia devemos providenciar uma Toalha Branca sem desenhos ou estampas, caso saiba seu Orixá de cabeça é permitido colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores designadas pelo primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas giras apenas nos  trabalhos de Cachoeira e Praia.
• No dia da cerimônia devemos providenciar uma Vela Branca simples de Batismo.

LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO.
O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.
Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

O Significado do Ato Ritualístico:
A PEMBA BRANCA - Representa Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada por nós como Jesus Cristo no qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos cruzados confirmando com este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família de Almas de Angola (SARAVÁ PAI Oxalá)
O INCENSO: Representa a energias de proteção e de irradiação luminosa. Nela pedimos a Iansã senhora dos ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que andastes o protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida. (SARAVÁ Iansã) 
O SAL: Em nome de Ogum senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa a proteção que lhe será dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a terra e sua prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação da vida; (SARAVÁ Ogum) 

21 de agosto de 2014

LENDA DAS SEREIA

É difícil encontrar uma música que seja popular e que possamos utilizar em sala de aula. Hoje quando estava trabalhando com os alunos do 4º ano o mito: Iemanjá dá a luz as estrelas, as nuvens e aos orixás, os alunos estavam confeccionando os orixás que nasceram, quando a professora de Educação Física entrou na sala pois já era seu horário e fez o seguinte comentário:
Você já ouviu a música da Marisa Monte?  



Confesso que não conhecia mas fui procurar e resolvi dividir com vocês pois acredito que seja mais um recurso que podemos utilizar com os alunos maiores, 4º ano em diante. Segue o vídeo e a letra da música.
Esta música tem os vários nomes que Iemanjá recebe.


Lenda das Sereias
Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar
Mar, misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante
Olha o canto da sereia
Ialaó, oquê, ialoá
Em noite de lua cheia

20 de agosto de 2014

NOIVA CADÁVER E O ENSINO RELIGIOSO

Estou fazendo um curso sobre "Os fundamentos epistemológicos no Ensino Religioso" e hoje o tema era: filmes que podem ser utilizados no Ensino Religioso e uma das sugestões dada pelos professores Brigida Karina e Valmir Biaca, representantes da ASSINTEC foi o trabalho com o desenho animado. A noiva cadáver. Este foi o trecho do filme que a professora Márcia Girola  trabalhou com seus alunos, ps conteúdos abordados foram:





HIJAD - DOCUMENTÁRIO SOBRE A COMUNIDADE MUÇULMANA DE CURITIBA

Vejam que vídeo maravilhoso produzido pela comunidade muçulmana de Curitiba

Louvado seja Deus, Aquele que é o mais Clemente e o mais Misericordioso, Aquele que nos deu todas as oportunidades e habilidades para que estejamos mais próximos d`Ele, o Altíssimo, Criador, Ordenador e Sustentador de todo o universo. E que a paz e as bênçãos estejam com todos os Profetas e todos os Mensageiros Divinos, especialmente com nosso querido guia, orientador e salvador, o nosso Profeta Mohammad, a paz esteja com ele, com sua Purificada Família e com todos os seus Companheiros sinceros.
Irmãos queridos e prezados leitores, que a paz esteja convosco. Iniciamos nosso diálogo com vocês da mesma forma que iniciamos este texto, invocando o nome de Deus, o mais Clemente, o mais Misericordioso, que nos convidou para representar e imitar a Sua misericórdia e transmitir a Sua mensagem a todos os seres humanos.




Assim sendo, ressaltamos que esta nossa página oficial na internet será enriquecida com os puros conhecimentos islâmicos, além de vários conceitos relativos aos ensinamentos religiosos, provenientes de fontes islâmicas legítimas. Teremos, também, temas relacionados com a cultura e a história islâmica, bem como curiosidades e atualidades do mundo islâmico e do mundo árabe.
Uma das nossas finalidades principais é abrir um caminho de comunicação e aproximação entre todas as civilizações e culturas. Por isso, estamos oferecendo aos membros de outras culturas e etnias os verdadeiros conceitos da Religião Islâmica. Assim, pretendemos construir um canal que permita a troca de conhecimentos, possibilitando a que todos os seres humanos se encontrem em um ambiente de diálogo inter-religioso que seja aberto, respeitoso e consciente. Apenas dessa maneira poderemos reduzir as barreiras entre as religiões, as civilizações e as culturas.

19 de agosto de 2014

MITOLOGIA DOS ORIXÁS


Este é um dos livros que estou utilizando neste ano, 2014, para apresentar aos alunos a matriz africana.
Os mitos, são muito interessantes e de fácil entendimento. O professor pode contá-los de diversas  maneiras, como: fazendo a leitura do próprio livro, contando a história sem o impresso e até mesmo fazendo com que os alunos dramatizem. Esta é uma forma de fixar pois além de ouvirem participam do texto.

MITOLOGIA AFRICANA

Este é um dos livros que estou utilizando neste ano, 2014, para apresentar aos alunos a matriz africana. Os mitos, são muito interessantes e de fácil entendimento. O professor pode contá-los de diversas maneiras, como: fazendo a leitura do próprio livro, contando a história sem o impresso e até mesmo fazendo uma dramatização para que os alunos possam entender um pouco mais sobre esta mitologia.


Sinopse: Uma verdadeira 'dança-do-fogo' divina, repleta de ação e humor, é o que o leitor irá desfrutar ao ler 'As Melhores Histórias da Mitologia Africana'. Ogum, o temperamental deus da guerra; Oxóssi, o vibrante deus da caça; Iemanjá, a sedutora deusa dos mares;

DIÁLOGO - REVISTA DE ENSINO RELIGIOSO

Este é um material riquíssimo que todo professor de Ensino Religioso deve ler:

Diálogo - Revista de Ensino Religioso surgiu para responder às solicitações e anseios de milhares de educadores comprometidos com uma educação que inclui o Ensino Religioso como elemento integrante da estrutura do sistema educacional e o considera de fundamental importância para o desenvolvimento integral do ser humano. Daqueles que acreditam na educação religiosa como uma dimensão importante para a formação integral do ser humano, como um espaço importante no processo de educação para o diálogo, para a convivência fraterna e solidárias entre as pessoas.
Professores e coordenadores estaduais reunidos no 10º ENER – Encontro Nacional de Ensino Religioso (Fortaleza, agosto de 1994) – manifestaram a necessidade da publicação de uma revista destinada à formação do educador religioso,...

17 de agosto de 2014

ASÍ VIVO YO - INDÍGENA

Así Vivo Yo é um curta  metragem feito pelo cineasta belga Jean-Charles L'Ami (produtora 35, Quai du Aoleil Inversiones) junto com crianças píaroa da comunidade Betania del Topocho, que fica no estado do Amazonas na Venezuela. A maior parte desse povo vive em comunidades localizadas à margem do Rio Orinoco, na Floresta Amazônica venezuelana.
O vídeo contou com o apoio financeiro da Cinemateca Nacional da Venezuela e a colaboração da organização  Wataniba.


Não consegui colocar o vídeo, segue o link:



https://www.youtube.com/watch?v=YdqapBhMR4Q

A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS KARAJÁ NO TOCANTINS

Contam os anciões do Povo Karajá que se encontra em aldeias no Tocantins, Goiás e Mato Grosso, que há muitos séculos atrás, todos os Karajá viviam felizes no fundo do rio Araguaia, então certo dia um deles chamou um grupo de jovens e decidiram sair ao ver a luz fora da água, para conhecerem o que havia além, em seguida outro Karajá chamado Koboy que era gordo tentou sair e ao sair só pela metade se deparou com árvores secas e viu que nem tudo era bonito então retornou ao fundo do rio e permanece lá até hoje.

AS MÃES DE CHICO XAVIER

Ruth (Vya Negromonte) tem um filho adolescente, que enfrenta problemas com drogas. Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes). Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada. Estas três mulheres se encontram quando, cada um por um motivo particular, resolvem procurar a ajuda do médium Chico Xavier (Nelson Xavier).





CHICO XAVIER

Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido. Já envelhecido, Chico (Nélson Xavier) participa do programa de TV "Pinga-Fogo", onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Através dele conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa, que é ateu. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido a perda do filho, Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora o casal precisa decidir se irá agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.




NOSSO LAR

Ao abrir os olhos André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.




ALLAN KARDEC

Allan Kardec o Educador é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec. Veja imagens filmadas nos locais onde ele se instruiu e viveu: Lyon, Yverdon e Paris. E acompanhe os caminhos trilhados por um dos filósofos mais importantes da humanidade, que se tornou o principal estudioso das mensagens dos espíritos, tendo realizado a Codificação do Espiritismo.  

O filme traz ainda uma elucidativa entrevista com Dora Incontri, pesquisadora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Desfrute de momentos de sabedoria e beleza audiovisual, assistindo a este DVD.  


O LIVRO DOS ESPÍRITOS

Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues) tem cerca de 40 anos e após a morte de sua esposa e mais a perda do trabalho, a depressão veio com força e o suicídio parecia ser o melhor caminho. Mas ao receber de um desconhecido "O Livro dos Espíritos", obra basilar da doutrina espírita, ele começa uma jornada em busca de sua felicidade a partir da compreensão dos mistérios da vida espiritual.



https://www.adorocinema.com/filmes/filme-202656/

SANTA CLARA DE ASSIS


Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo. Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos, Clara abandonou seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido como das Damas Pobres ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza. Seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs de sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus !" Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar o embrulho que trouxera e não agüentou mais levantá-lo. Tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão. Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair de seu leito. Impossibilitada de participar de forma presencial, teve uma visão na parede do seu quarto do desenrolar da Liturgia tal qual se deu naquela noite. Neste sentido é aclamada como protetora da televisão. Através de uma Carta apostólica, de 21 de agosto de 1958, Santa Clara foi proclamada Padroeira da Televisão pelo papa Pio XII.





SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 Sinopse: Drama religioso que narra a história de Francisco, que por ter nascido em Assis, na Itália, ficou conhecido como Francisco de Assis. Um jovem rico e filho de um grande comerciante de tecidos, Francisco aproveitou sua situação financeira e viveu entre amigos boêmios. Mas depois de se alistar no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, passa a ter revelações. Dedicado aos doentes e aos pobres, Franscisco usa seus bens para restaurar uma igreja e é deserdado pelo pai, entregando-se de vez à vida religiosa.





A IMPORTÂNCIA DOS FILMES PARA O ENSINO RELIGIOSO

Levar filmes para a sala de aula é uma ótima estratégia para os professores conseguirem discutir com os alunos temas da atualidade, fatos históricos, drogas, saúde, meio ambiente e outros problemas sociais.
Para tanto, o educador deve manter-se em contato com esse tipo de material, garantindo um conhecimento prévio dos mesmos, antes de levá-los para a sala de aula.
É importante o uso desses materiais alternativos, pois serve de motivação para os alunos, levando-os a um índice de concentração maior, bem como do desenvolvimento crítico e cultural.
Os professores podem utilizar esses recursos tanto para trabalhar os conteúdos a ser ministrados com os estudantes, como para complementar sua própria formação.

Confira a próxima postagem.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/filmes-educacao.htm

3 de agosto de 2014

RITO DE MORTE HINDUÍSTA

Nascimento
Quando nasce um bebê hindu, ele é ritualmente lavado e a palavra sagrada "OM" é escrita com mel em sua língua. Outro importante ritual é o de dar o nome ao bebê, ou namkaran.
Casamento
A cerimônia de casamento hindu pode durar até 12 dias, com festas, danças e rituais religiosos. O principal ritual acontece à noite. O casal anda em volta de um fogo sagrado e dá sete passos, cada um simbolizando um aspecto de sua vida a dois.
Morte
Os hindus tradicionalmente são cremados em uma pira aberta, acesa pelo filho mais velho do falecido. Os ossos são jogados na água, para purificá-los e libertar o espírito da pessoa.

Encontrei essas informações que podem contribuir quando estiverem trabalhando com o conteúdo Rito e vida além morte. Segue o vídeo que para ser apresentado aos alunos necessita de cortes, mas para o professor é uma boa maneira de entender e poder explicar como os hindus tratam seus entes queridos. 








FONTE: http://www.nossotemplo.com.br/hindu_rituais.htm