Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


15 de abril de 2015

ENCONTRO COM PROFESSORES DO 1º AO 9º ANO

        Hoje aconteceu no auditório da Federação Espírita do Paraná o 1º Encontro com professores  de Ensino Religioso de 2015.
Este encontro contou com a presença de professores da Rede Municipal de Educação de Curitiba, Rede Municipal de Educação de Pinhais, professores de vários outros municípios e professores da Rede Estadual do Paraná.
        A equipe pedagógica da ASSINTEC ( Associação Inter-religioso de Educação),   promoveu o encontro de alguns representantes das diversas tradições religiosas que realizaram um diálogo inter-religioso onde o tema a ser dialogado era o do Informativo nº 36, que abordou a questão da Diversidade Religiosa  X  (IN) Tolerância. 

        "Autores diversos questionam se devemos tolerar ou respeitar as pessoas em suas diferentes crenças religiosas. Estas duas palavras apresentam sentidos diferentes. Nussbaum (2008) fala sobre o respeito pela consciência, o que significa que os seres humanos precisam ser respeitados pela sua liberdade de fazer escolhas religiosas.
Os que defendem a tolerância acreditam que devemos aceitar e certas vezes suportar as escolhas dos outros.  Leiter (2009) afirma que a tolerância se expressa quando pessoas com poder de prejudicar ou aniquilar as práticas religiosas de outras pessoas não fazem isto por razões morais ou epistemológicas.
Será que realmente é necessário ultrapassarmos os limites impostos pela tolerância para vivermos cordialmente em meio à diversidade de crenças?" 

Trecho do texto de Emerli Schlögl

Estiveram presentes os representantes da seguintes tradições:

MARINEI GABARDO DOS SANTOS e BERNADETE BRANDÃO – CENTRO DE ESTUDOS BUDISTAS BODISATVA
DORIVAL SIMÕES – MATRIZ AFRICANA 
GAMAL FOUAD EL OUMAIRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS ISLÂMICOS
SYLVIO FAUSTO GIL FILHO – FÉ BAHÁ’Í
CARLOS ALBERTO CHIQUIM - IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
MINISTRO GUSTAVO SÁ - IGREJA MESSIÂNICA 
FRANK JÚNIOR MIYOSHI ARINORI  - SEICHO NO IE
JOSÉ VIRGÍLIO GOES - FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ



















Muitas foram as considerações e explicações dos representantes religiosos como, responder as seguintes questões:





  • De que forma a sua tradição religiosa entende a questão da "intolerância religiosa"?

  • O respeito à diversidade religiosa é abordado dentro dos preceitos de sua religião? Quais as formas que sua tradição religiosa desenvolve em sua doutrina o respeito à diversidade cultural e religiosa?









Homenagem do Ministro Gustavo à
 professora Diná Raquel.

Este evento foi maravilhoso e com certeza os professores que ali estiveram tanto no período da manhã como no período da tarde puderam beber de muito conhecimento.
Neste dia também foi realizada uma homenagem a professora Diná Raquel que compôs a equipe pedagógica da ASSINTEC  a mais de 20 anos e se aposentou. 

Homenagem à professora Diná
Homenagem à professora Diná.

Equipe pedagógica da ASSINTEC

Logo será disponibilizado o informativo em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário