9 de julho de 2018

ALIMENTOS SAGRADOS - MATRIZ INDÍGENA

As atividades desenvolvidas aqui fazem parte do conteúdo Símbolos Religiosos: naturais e construídos e alimentos sagrados, com  os objetivos:

Reconhecer a existência dos alimentos sagrados nas organizações religiosas:


Iniciamos as nossas atividades após lembrarmos dos símbolos religiosos naturais e construídos, como a cruz, o maracá, a flor de lótus e os atabaques.

Iniciei a aula perguntando:

Alguém já comeu mandioca?
Vocês comeram ela cru? cozida? Frita?
Como e onde ela nasce?
Vocês conhecem o mito desta planta?

Todos ficaram curiosos pois, estranharam eu estar fazendo essas perguntas, então entreguei o mito em forma de história me quadrinhos.










Levamos duas aulas para realizar a leitura e a pintura do mito.

Logo após cada uma ganhou a palavra MANDIOCA separada em sílabas e misturadas para que ordenassem e colassem em seu caderno.

Lembrando sempre que a planta é um alimento sagrados para um determinado povo indígena.



Após esta atividade já deixei o gostinho de quero mais dizendo que na próxima aula aprenderíamos sobre um alimento muito gostoso que pula na panela, você sabe qual é?


Como curiosidade trouxe para os estudantes o seguinte texto:

O povo INDÍGENA MUNDURUKU, DO PARÁ, ACREDITA QUE OS ESPÍRITOS DE SEUS ANTEPASSADOS APARECEM NA CASA ONDE GUARDAM SUAS FLAUTAS SAGRADAS.
EM DETERMINADAS FESTAS, OS iNDígenas LEVAM MINGAU DE MANDIOCA PARA ESSA CASA, O QUE GARANTE A PROTEÇÃO DOS ESPÍRITOS PARA AS COLHEITAS.

7 comentários:

  1. Parabens pelo conteudo e obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que tribo indígena a mandioca é sagrada?

      Excluir
    2. Olá, trabalhei em específico com do Povo indígena Munduruku.

      Excluir
  2. Parabéns, suas atividade são maravilhosas e contempla várias matrizes religiosas. Muito bom encontrar um blog que aborde questões religiosas e suas diversidades, até então , tenho encontrato somente Valores, e o Ensino Religioso é bem mais que isso.Obrigada por compartihar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA ESSA EXPLICAÇAO SOBRE ALIMENTOS SAGRADOS

    ResponderExcluir
  4. Estava buscando atividades para trabalhar os alimentos sagrados quando me deparei estas postagens. Adorei!!! Me ajudaram em tudo. Além do que eu buscava. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou, se procurar no blog tem mais postagens que falam sobre os alimentos sagrados. Fico feliz com seu comentário!

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!