7 de julho de 2018

SUPER HERÓIS NO ENSINO RELIGIOSO


‘Hulk’ é o super-herói mais destacado pelo vespertino da Santa Sé, uma vez que o personagem "está casado com Betty Rossi e o enlace foi oficializado por um padre católico". Para além disso, o ‘homem verde’ aparece algumas vezes com um rosário nas mãos, objeto de carácter religioso. O jornal do Vaticano salienta que ‘Hulk’ não é um caso isolado e dá o exemplo do filme ‘Super-Homem’ no qual se confirma a fé cristã de Clark Kent, mostrando assim que as personagens com super-poderes, que declaram a sua fé, não são uma minoria. O vespertino diz ainda que os super-heróis têm uma dupla natureza humana e divina, e que “combatem as injustiças do mundo, a prepotência dos gananciosos e intervêm para restabelecer uma ordem momentaneamente perdida". O jornal do Vaticano admite que a maior parte dos super-heróis são cristãos protestantes e relembra que o protestantismo é muito forte nos Estados Unidos da América. Assim sendo, destaca o 'Homem Aranha', "um protestante convicto", e o 'Capitão América', que "encarna os ideais dos Estados Unidos da América e que, numa tira recente de banda desenhada, admite que vai à missa todos os domingos.” Entre os católicos, destaca-se Selina Kyle, a 'Catwoman', que é pouco devota apesar de ter uma irmã freira. Apesar da grande importância que o Vaticano dá ao personagem ‘Hulk’, é 'Noturno' de 'X-Men' que recebe o título de mais devoto de todas as personagens.





O encaminhamento contemplará todos os conteúdos trabalhados no Ensino Religioso, como: Lugares Sagrados, Organizações Religiosas, Símbolos Religiosos - animais sagrados, Festas Religiosas, Ritos e Rituais e Linguagens Sagradas - arte sagrada. 

Atividades do 5º ano no decorrer do ano contemplando todos os conteúdos de Ensino Religioso.

Para contemplar os conteúdos do ano todo, cada estudante sorteou e realizou pesquisas referente ao seu super herói, logo em seguida o conhecimento era compartilhado por todos e fixado e registrado em forma de livro.
















Além do livro foram realizadas atividades no caderno, cartazes, atividades de pesquisa e apresentações. Foram trabalhadas para contemplar a diversidade as quatro matrizes religiosas: indígena, ocidental, africana e oriental.



















SUPER HERÓIS



MATRIZ  AFRICANA - PANTERA NEGRA


FERA - MATRIZ OCIDENTAL - ANGLICANOS



MULHER INVISÍVEL - MATRIZ OCIDENTAL - ANGLICANA



TOCHA HUMANA - MATRIZ OCIDENTAL - ANGLICANO

ARQUEIRO VERDE - SEM RELIGIÃO - ATEU




MOTOQUEIRO FANTASMA - MATRIZ OCIDENTAL - BATISTA





VAMPIRA - MATRIZ OCIDENTAL - BATISTA



BATMAN - MATRIZ ORIENTAL - BUDISMO



WOLVERINE - MATRIZ ORIENTAL - BUDISMO





GAMBI - MATRIZ OCIDENTAL - CATÓLICO


HELLBOY - MATRIZ OCIDENTAL - CATÓLICO


MULHER GATO - MATRIZ OCIDENTAL - CATÓLICO



PÓ - MATRIZ OCIDENTAL - ISLAMISMO











SUPER MAN - MATRIZ OCIDENTAL - METODISTA




LANTERNA VERDE - MATRIZ OCIDENTAL - PROTESTANTE



SILHUETE - MATRIZ OCIDENTAL - JUDAÍSMO

SINTINELA - MATRIZ ORIENTAL - HINDUÍSMO



DEMOLIDOR - MATRIZ OCIDENTAL - CATÓLICO






COISA - MATRIZ OCIDENTAL - JUDAÍSMO







LINCE NEGRA - MATRIZ OCIDENTAL - JUDAÍSMO


SUPER GIRL E SUPER BOY - MATRIZ OCIDENTAL - METODISTA



NAIF - MATRIZ OCIDENTAL - ISLAMISMO




CAPITÃO AMÉRICA -  MATRIZ OCIDENTAL - PROTESTANTE



CICLOPE - MATRIZ OCIDENTAL - PROTESTANTE




HOMEM ARANHA - MATRIZ OCIDENTAL - PROTESTANTE



  CHEFE APACHE - MATRIZ INDÍGENA


Conheça a religião dos super heróis de quadrinhos

É possível sugerir a religião dos super heróis de quadrinhos por meio de suas histórias. Conheça os grupos religiosos dos HQ’s.


ATUALIZADO: SEGUNDA-FEIRA, 26 JANEIRO DE 2015 



Alguns episódios nas histórias dos super-heróis deixam pistas sobre a religião das personagens. É possível notar heróis que parecem mudar de religião durante o percurso da história, e outros que a abandonam.
Veja a lista de religiões e seus heróis:
Protestantes
Como esta é a religião mais comum nos Estados Unidos, vários heróis são protestantes. Como FlashHomem Aranha, Lanterna Verde, Ciclope e claro, o herói que melhor representa o estilo de vida americano, Capitão América.
Batistas: A Vampira do X-Men é da região Sul do EUA, onde predominam as igrejas batistas e já declarou seguir essa denominação. Também é batista o anti-herói Motoqueiro Fantasma.
Anglicanos: Entre os anglicanos estão a Mulher Invisível e seu irmão Tocha Humana, do “Quarteto Fantástico”, além do Fera do “X-Men”. A maioria dos autores sugere que Batman foi criado na religião anglicana, mas se afastou depois do assassinato de seus pais.
Metodistas: O Super Homem aparece frequentando uma igreja metodista com seus pais adotivos por várias vezes quando criança, em Smallville. Mas, ao que parece, depois de adulto abandonou a religião. Supergirl Superboy seguem a mesma religião.
Judeus
Magneto é um dos mais conhecidos personagens judeus. Grande parte de seu ódio é explicado por sua infância num campo de concentração nazista – fato mostrado no início do primeiro filme dos “X-Men”. Também são judeus, Coisa (Quarteto Fantástico), Silhouette (Watchmen) e Lince Negra (X-Men).
Católicos
Noturno é retratado como um católico muito fervoroso, que chegou a estudar para se tornar padre. Hellboy, o 'garoto do inferno', quase sempre aparece segurando um terço católico. O Demolidor, por várias vezes, aparece numa igreja católica se confessando. Respectivamente, nos filmes “X-Men 2”, “Hellboy 1 e 2” e “Demolidor: O Homem Sem Medo”,  é mostrada a religiosidade desses personagens. Outros heróis católicos são: Gambit, Mulher Gato e o Justiceiro.
Mitológicos
Vale lembrar que alguns heróis têm seus poderes advindos das religiões politeístas, como a amazona Mulher Maravilha (Mitologia Greco-Romana), além de Aquaman, que é o Rei do mundo submarino de Atantlis (Mitologia Greco-Romana) e o deus do trovão Thor, da mitologia nórdica.
Budistas
Alguns heróis durante uma passagem pelo oriente receberam ensinamentos budistas, como exemplo o Batman no filme “Batman Begins”. Wolverine teve uma de suas sagas no Japão e lá estudou artes marciais, filosofia e religião além de aparecer várias vezes em templos budistas.
Hindus
São poucos os heróis conhecidos seguidores desta religião, podemos citar Sentinela Ômega Desafiador (Deadman).
Muçulmanos
Assim como os Hindus são poucos, dentre os super heróis muçulmanos mais conhecidos estão Pó, do “X-Men” (criada depois dos atentados de 11 de Setembro, e recebe certo preconceito por parte de alguns mutantes) e Naif al-Sheikh, que é um agente secreto e líder da Liga da Justiça Elite.
Ateus, Agnósticos e sem religião declarada
Há poucos Ateus ou Agnósticos declarados, e muitos que parecem não seguir nenhuma religião (mesmo apresentando 'certa religiosidade'). Como declarados, entre os mais conhecidos, temos Lex Luthor (principal vilão do Superman), que é ateu e segue a filosofia de Nietzsche, e o agnóstico Arqueiro Verde.  O mutante nascido na União Soviética Colossus, do “X-Men”, também é ateísta declarado. Também se especula que WolverineBatmanMiss Marvel, Homem de Ferro (que já apareceu rezando em voz alta, mas nunca declarando uma religião), entre outros, possam ser ateus, agnósticos ou não seguem nenhuma religião – mas podem acreditar em um deus, ou em uma força maior.

Fonte: https://guiame.com.br/nova-geracao/geral/conheca-religiao-dos-super-herois-de-quadrinhos.html


6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de ter acesso às atividades mencionadas. Seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Clemildes, tudo bem? Bom, este trabalho durou o ano todo, no nosso currículo temos os seguintes conteúdos: 1º trimestre Organizações Religiosas e Lugares Sagrados do mundo, como estávamos iniciando o trabalho os estudantes pesquisaram quais seriam os Lugares Sagrados que os super heróis utilizavam para o ato religioso. Tendo isto como início logo pesquisamos quem seria o líder, representante, fundador ou personalidade referência da religião. No 2º trimestre, pesquisamos quais seriam as Festas Religiosas que existem nas religiões dos super heróis assim como o animal sagrado, animal importante ou o animal significativo para a religião do super herói, trabalhando o conteúdo Símbolos Religiosos. E finalmente os conteúdos Ritos e rituais fúnebres com atividades relacionadas as religiões e em Linguagens Sagradas, trabalhamos a arte sagrada, lembrando que sempre foram abordadas as quatro matrizes da religiosidade brasileira.É um pouco difícil de explicar e listar as atividades pois este projeto que envolve os super heróis se desenvolveu o ano todo.

      Excluir
    2. Muito obrigada Adriana. Você é show!

      Excluir
  2. Ok, Adriana Melo, mas como eu faço para encontrar as revistas em quadrinhos onde eu encontro os super heróis falando de suas religiões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te enviar um link para verificar como iniciei o trabalho.

      https://youtu.be/tmGDn36S_ms

      Excluir
  3. Deixei o link embaixo dos textos para que seja possível visualizar os Super heróis e a sua religião. Utilizei as imagens que disponibilizei aqui e fui ampliando o aprendizado e fazendo as relações conforme os conteúdos foram sendo trabalhados. Iniciei com o filme: O Quarteto Fantástico - 2015. Logo após realizei com os estudantes as pesquisas, c9nforme descrevi para a professora Clemildes, na resposta anterior. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!