Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.
OBJETIVOS: Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas.
CONTEÚDO: Símbolos Religiosos - animais sagrados
CRITÉRIOS DE ENSINO APRENDIZAGEM: Reconhece o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas.
Iniciamos nossa atividade sobre os Animais Sagrados na matriz ocidental. O animal escolhido não é Sagrado mas um animal com grande significado para os cristãos.
No texto sagrado da Bíblia há várias passagens que falam sobre o PEIXE, como:
Conversamos sobre essas passagens e conhecemos o significado do PEIXE para os cristãos que fugiam dos inimigos. Passei este texto no quadro para os estudantes:
O
cristianismo continua sendo
a religião
mais perseguida do planeta. Como um cristão poderia saber se outra
pessoa também era cristã?
O
cristão, quando supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta
à dele, completando assim a figura de um peixe, seria muito maior a
probabilidade de que se tratasse mesmo de um seguidor de Jesus que conhecia o
“código secreto” cristão.
Em
Grego antigo (ἰχθύς), significava “peixe“.
A pronúncia correta dessa palavra grega não é fácil para quem fala português, é
aceita a pronúncia simplificada “íctis”.
TEXTO PARA AJUDAR NA EXPLICAÇÃO:
E por que a imagem de um peixe?
Porque
as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas
(ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“,
que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em
grego antigo: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ͑Υιός, Σωτήρ).
O
peixe veio a se tornar, desta forma, um dos primeiros símbolos cristãos,
juntamente com a imagem do Bom Pastor e, posteriormente, com o Crucifixo.
O
Ichthys também era usado para indicar as catacumbas cristãsdurante
as perseguições contra a comunidade, de modo que apenas os próprios cristãos
soubessem quais eram os túmulos dos seus companheiros de fé.
A atividade a ser realizada foi a seguinte dobradura do PEIXE:
Peixinho pronto vamos enfeitar, pedi para que os estudantes pesquisassem o que era um vitral, pois utiilizaríamos a técnica de pequenas pinturas para pintar nosso peixe.
Após os estudantes contarem um pouco sobre a pesquisa que fizeram enfeitamos os peixinhos, todos pintaram e fizemos um lindo painel!!! Ainda não coloquei em exposição mas estava ficando assim nosso trabalho.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular o trabalho foi realizado seguindo os seguintes passos:
EIXO: Manifestações Religiosas
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Práticas celebrativas
HABILIDADES: (EF03ER03) Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.
Iniciei a atividade do Objeto de Conhecimento: Práticas Celebrativas perguntando:
-> Alguém já foi a alguma festa?
-> Que festa vocês foram?
-> Quem os convidou?
-> Como era esta festa?
-> O que estavam comemorando?
Hoje vou apresentar uma celebrada por um grupo de pessoas que acreditam que esta festividade é muito importante e tem uma história muito bonita. Neste momento passei o seguinte vídeo:
De que festa fala o vídeo? Alguém aqui da nossa sala comemora esta festa? Como?
Este foi o momento dos estudantes falarem como é praticada a festividade, seja ela em casa ou no Lugar Religioso.
Em seguida conversamos obre quais elementos, os estudantes acreditam fazer parte da Páscoa......
ovo,
coelho,
chocolate,
Jesus Cristo,
Falamos um pouco sobre cada um dos itens: 1º sobre a origem da Páscoa,
A Páscoa judaica é conhecida pelos judeus como Pessach, palavra do hebraico que significa passagem. A Páscoa comemorada pelos judeus também é uma de suas festas religiosas mais importantes, assim como é a Páscoa para os cristãos. A Páscoa judaica é celebrada de acordo com o calendário próprio dos judeus.
Durante a Pessach, os judeus não consomem nada que possua fermento, e, assim, todos os alimentos do tipo são vetados. Durante o jantar, uma série de alimentos é consumida, e cada um deles possui uma simbologia distinta. Vejamos o que cada alimento significa:
Matsá: é um pão sem fermento. Na tradição hebraica, os judeus, quando foram autorizados a sairem do Egito, não conseguiram esperar o pão fermentar, e, por isso, ele é feito de uma massa bem fina.
Vinho: é um vinho especial para Pessach e que também não é fermentado. São servidas quatro taças de vinho durante o Sêder.
Zeroá: é pedaço de osso com carne que foi tostado e simboliza o sacrifício.
Maror: é uma raiz amarga que simboliza a amargura do tempo da escravidão. A alface (chazeret) também é utilizada para simbolizar essa amargura.
Charósset: é uma pasta que mistura maça, uva e nozes (pode ter também tâmaras, canela e vinho). Simboliza a argamassa que era usada pelos judeus para fazer tijolos.
Água salgada: simboliza as lágrimas e o suor derramado pelos judeus durante a escravidão. É usada para o consumo de batatas cozidas.
Beitzá: é o ovo cozido que simboliza a esperança pela recuperação do Templo de Salomão. Simboliza também o luto pela destruição do templo.
A Páscoa é uma tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs que relembram a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebram sua ressurreição. Originalmente, a Páscoa foi iniciada pelos judeus e no cristianismo passou a ser comemorada com novo significado.
No cristianismo, por sua vez, a Páscoa possui um significado distinto da crença judaica, mas, apesar disso, a festa cristã possui uma ligação direta com a dos judeus. Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morteeressurreiçãodeJesusCristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.
O OVO:
A origem dos ovos de páscoa ou, melhor dizendo, da inserção da prática de presentear as pessoas com ovos pintados e adornados na festa da Páscoacristã, remonta ao início do Cristianismo. (...). Geralmente, esse simbolismo está ligado à ideia de renascimento, de eclosão da vida, de renovação. O próprio fenômeno do ser vivo (ave ou réptil) que sai de dentro do ovo ofereceu aos homens das culturas arcaicas esse princípio simbólico.
O COELHO:
Símbolo da rápida e multiplica fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fios: Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos, da graça da Ressurreição.
Em seguida conversamos sobre o significado da vida, o que é preciso para nos mantermos vivos, quais e o que são seres vivos?
Se a Páscoa representa a VIDA e o RENASCIMENTO, cada estudantes em casa com o auxílio da sua família escreveu a palavra vida e a representou como achou melhor.
E para finalizar cada estudante ganhou um ovo e ilustrou as diferentes formas de vida existentes: