Os símbolos são importantes elementos
na representação do sagrado e para a sua comunicação. A palavra símbolo
significa juntar, agregar, unir e
neste sentido, o símbolo cumpre a função de comunicar ideias agregando
significados diversos, muitas vezes até antagônicos.
Quando desenvolvi com os alunos do 3°
ano as atividades referentes a água nas tradições religiosas.
Ao desenvolver as atividades com o
tema “Água” é necessário que se faça uma reflexão com seus alunos sobre a
“sacralidade” deste elemento da natureza, presente em tantas religiões.
Exploramos como nas diferentes tradições religiosas é realizado o
batismo com em suas diferentes (por imersão, por aspersão), os banhos
de purificação, como elemento de cura.
Antes de iniciarmos as atividades
assistimos ao vídeo "Planeta Água" de Guilherme Arantes. Pudemos
observar onde está localizada a água e sua importância para a sobrevivência de
todos os seres vivos.
Utilizei o texto: Água - fonte de
tantos bens de Diná Raquel Costa.
Água que brota da terra e jorra das fontes e vai
Água que brota da terra e jorra das fontes e vai
Corre em filete, engrossa a corrente, em rios se faz,
Água de lagos, ribeirões, mananciais,
Água que cai como chuva, que desce pra terra,
que volta pro mar.
Água, sinal de vida, de purificação
No Ganges, no Himalaia e no rio Jordão,
Água benta, água orada,
Ou fluidificada...
Importante em casa, no templo, no terreiro sim,
São nomes, são gestos, são crenças enfim.
Em sala de aula conversamos
sobre o poema e os alunos levaram algumas questões para que com o auxílio da
família pudessem responder:
► Na tradição religiosa de sua família pratica-se o ritual do “batismo”?
► De que forma
ele é feito?
► Existem
grupos religiosos que usam a água para curar, você conhece algum?
► No poema
acima aparecem os nomes de dois rios sagrados, identifique-os.
► Traga fotos o
seu ou de algum familiar que já tenha sido batizado.
Como a comunidade que
trabalho é composta em sua maioria por católicos e evangélicos questionei os alunos
sobre a utilização da água em outras tradições religiosas.
https://pixabay.com/pt/photos/%c3%adndia-ganges-mais-santo-fluxo-370/
https://osalvadorjavoltou.altervista.org/quem-era-a-mulher-samaritana/?doing_wp_cron=1629933109.5769400596618652343750
“Ali havia o poço de Jacó. E Jesus fatigado da viagem,
sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia.
Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus:
Dá-me de beber?”
Expliquei aos alunos que naquela época as viagens eram realizadas a pé, sob um sol muito forte devido a região ser desértica. Falei aos alunos o que era um poço, caso alguém não conhecesse e que na época não existia a água encanada.
Foi através da água que
houve uma mudança na vida daquela mulher.
Com a utilização do
mapa mundi localizamos a Índia e Israel. Os alunos ganharam o mapa com um
recorte do caminho do Rio Ganges e do Rio Jordão.
Copiamos um pequeno texto de cada um dos rios e
ressaltamos a importância religiosa que cada um tem. E a partir deste momento
partimos para a representação destes espaços em forma de maquetes e
apresentamos para todos os alunos da escola, professores e funcionários
RIO JORDÃO
RIO GANGES
O POÇO DE JACÓ
ADOREI SUA AULA VOU APLICÁ-LA EM MINHAS TURMAS
ResponderExcluirQue bom que gostou, quando for aplicá-la e quiser compartilhar os resultados, fique a vontade. Abraços
Excluirmeu professor paço essa atividade
ResponderExcluirQue bom! Espero que tenha aprendido bastante sobre a água enquanto símbolos para algumas tradições religiosas!
ExcluirParabéns pela atividade! Adorei! 👏👏👏👏
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluiradorei
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