Para trabalhar com a alteridade no 1° ano
utilizei o livro: Alteridade, culturas & tradições de Emerli Schögl, Edile
M. F. Rodrigues e Sérgio Junqueira. Neste livro há muitas atividades para serem
trabalhadas de forma que o aluno possa entender o que é a alteridade.
No 1° trimestre deste ano realizei a seguinte
atividade: Para atender o objetivo de reconhecer a importância da família na
construção do conhecimento do transcendente.
Os alunos ouviram a música família do Titãs e
assistiram a um vídeos que mostrava vários tipos de família, em seguida comecei
a perguntar como é composta a família de cada um em sala de aula.
Após esta atividade os alunos desenharam a família
como ela é. Em seguida levaram uma pesquisa para casa onde junto com a família
deveriam escrever quais atividades a família pode realizar reunida.
☺ almoçar;
☺ ir ao cinema;
☺ passear;
☺ ir a missa;
☺ brincar;
☺ rezar e etc.
Realizamos esta pesquisa também para que a família anotasse se há a crença ou não no trascendente.
Realizamos esta pesquisa também para que a família anotasse se há a crença ou não no trascendente.
Após essas atividades foi realizada uma pesquisa junto com os pais do porquê da escolha do nome de seu filho (a). Devemos lembrar que o nome que recebemos ao nascer faz parte de nossa identidade.
ADRI, LINDO TRABALHO, PARABÉNS!
ResponderExcluirQue bom que gostou, fico muito feliz em realizar este trabalho na disciplina de Ensino Religioso. Obrigada e abraços.
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluirGostei muito das suas ativiadades.
ResponderExcluirGostei muitíssimo,vc é 10!
ResponderExcluirNão sei o que faria com meus pequeninos sem suas ideias, você é uma das poucas fontes de ideias pra aula com os pequenos na área de ensino religioso que realmente foca nos temas da BNCC de forma neutra...
ResponderExcluirTem sido uma inspiração pra mim.
Obrigada Luizinho Timão, amo dar aula para os pequenos, é onde me acho, fui alfabetizadora por 18 anos e gosto muito mesmo, de preparar aulas para esta faixa etária,!!!!!
Excluir