Olá , como estamos próximos do
dia da Consciência Negra, 20 de novembro, olha lá o que podemos apresentar nas
aulas de Ensino Religioso.
Na postagem anterior coloquei o
convite da Lavação das escadarias da Igreja Nossa
Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito. Esta festa que irá acontecer retrata o sincretismo religioso entre o catolicismo e a umbanda. Data esta em que adeptos das duas tradições religiosas se reúnem para comemorar. Segue aqui um pouco sobre a história desta igreja e a sua importância na cidade de Curitiba.
Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito. Esta festa que irá acontecer retrata o sincretismo religioso entre o catolicismo e a umbanda. Data esta em que adeptos das duas tradições religiosas se reúnem para comemorar. Segue aqui um pouco sobre a história desta igreja e a sua importância na cidade de Curitiba.
Igreja
do Rosário dos Pretos
A atual Igreja de Nossa Senhora do
Rosário dos Pretos de São Benedito é uma construção de 1946, em estilo barroco.
Construída no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931.
A primeira igreja do Rosário foi
construída por escravos e para os escravos, inaugurada em 1737, em estilo
colonial. Era a terceira igreja de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem. O nome original era Igreja
de Nossa Senhora dos Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura, a
igreja perdeu sua razão original de ser. Serviu de matriz de 1875 a 1893,
durante a construção da Catedral, na Praça Tiradentes.
Em 1951, foi confiada aos jesuítas. Na década de 1970, passou
também a ser chamada de Santuário das Almas, onde se realiza com frequência
missas de corpo presente.
A fachada atual ainda tem azulejos da
igreja original. Seu interior abriga azulejos portugueses, com os Passos da
Paixão, e o túmulo do Monsenhor Celso, antigo pároco de Curitiba, falecido em
1931.
Fica na Praça Garibaldi, Centro Histórico.
Herdeiros da Cultura Africana em Curitiba
Até o início do século 19, os curitibanos eram
basicamente descendentes de índios, portugueses e africanos. A partir da metade
do século, Dom Pedro II convidou imigrantes europeus e asiáticos para
instalarem-se em terras brasileiras, principalmente no Sul. Os novos habitantes
trouxeram seus costumes, tradições e esperanças, dando um novo ritmo de
crescimento à cidade.
Os escravos negros chegaram em Curitiba a partir do
final do século 17. No final do século 18 eles já somavam várias centenas,
enquanto a população total da cidade era inferior a cinco mil.
No início do século 19, estima-se que a população de
pretos e pardos em Curitiba era superior a 40%.
No período colonial os portugueses incentivavam a
fundação de irmandades negras católicas e a
construção de igrejas especialmente para os negros. Em Curitiba, foram fundadas
as irmandades negras de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.
Interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no coração do
Centro Histórico de Curitiba. Fundada por uma irmandade negra, em 1737, no
mesmo ano da Igreja da Ordem. Alguns membros da antiga irmandade foram enterrados no templo,
cedido aos jesuítas em 1951.
O Censo de 2010 verificou que o Brasil não é mais um país com
predominância da população branca. A população negra aumenta proporcionalmente
a cada ano. Em Curitiba, a população de pretos e pardos é superior a 20%
(2010).
Sede da Sociedade Treze de Maio na rua
Clotário Portugal, 274, São Francisco. Fundada em 1889, ano seguinte da
Abolição da Escravatura, é a mais antiga e tradicional instituição de cultura
negra do Paraná. Inicialmente, tinha o objetivo principal de dar suporte aos
escravos libertos pela Lei Áurea. Hoje, funciona como clube social e centro de
cultura africana.
A Maria Lata d'Água, uma fonte instalada na praça José B. de Macedo, com uma reprodução da escultura de Erbo Stenzel, é um monumento a uma personagem negra do passado.
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