Para iniciar esta atividade, lembrei os alunos do poema; O que é sagrado para você? - Borres Guilouski.
Após lembrarmos do texto, vimos que alguns elementos da natureza e que estes elemenstos são sagrados também para os indígenas. Para iniciarmos o assunto entreguei o texto: Como surgiu o dia do Índio?
Realizar a leitura e conversar sobre o que os alunos sabem da Tradição Indígena.
Passar no quadro a seguinte atividade:
Marque um X nos alimentos que os indígenas consomem:
( ) pizza
( ) verduras
( ) raízes
( ) frutas
( ) X-salada
( ) carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, etc)
( ) cachorro-quente
Pesquise com o auxílio de seus familiares, qual é a função do pajé e do cacique, no povoado indígena.
Em uma outra aula, recolher o resultado da pesquisa, conversar om os alunos e anotar no quadro.
Expliar que o pajé faz uso do cocar, passar o seguinte texto no quadro:
CURIOSIDADE:
O cocar, além de bonito, indica a posição do chefe dentro do grupo e a própria ordenação da vida na tribo.
A forma de arco, representa a grande roda da vida, a girar entre o presente e o passado; o verde simboliza as florestas, elas protegem as aldeias e são ao mesmo tempo moradas dos espíritos e seres sobrenaturais; a cor mais forte (vermelho) é a casa dos homens, o amarelo é a representação das casas e roças, área dominadas pelas mulheres.
FONTE: Informativo da ASSINTEC.
Finalizando esta atividade os alunos realizaram a pintura de um cocar e completaram desenhando o pajé.
http://www.smartkids.com.br/
|
ResponderExcluirque desenho mais lindo ficou muito bonito