Islamismo:
1ª aula: Para iniciar a tradição religiosa do
Islamismo levei outro cartaz e pedi para que os alunos comparassem as imagens.Então apresentei o texto sagrado do Alcorão e
disse que iríamos conhecer outra tradição religiosa. No caderno os alunos
registraram os símbolos como a lua crescente, o Alcorão e as imagens das
crianças.
2ª aula: Contei através de imagens a história
do Nabil, um menino muçulmano que vive no Brasil com sua família e segue a
tradição religiosa como pede o texto sagrado. Conversamos sobre as expressões
que apareceram.
Expliquei que todo casal muçulmano tem responsabilidades com os seus filhos e que estes direitos estão ligados diretamente com o texto sagrado.
Expliquei que todo casal muçulmano tem responsabilidades com os seus filhos e que estes direitos estão ligados diretamente com o texto sagrado.
3ª aula: Apresentei o primeiro direito que é
Al Ta’am: alimentação. Expliquei que existem alimentos halal e haram. Entreguei
um encarte de mercado e fomos colando os alimentos que podem ser consumidos
pela família.
A turma do 3º ano, escreveu em seu caderno o significado de HALAL e HARAM:
4ª aula: direito a Al Tilbaba, medicação.
Conversamos sobre a importância da medicação
ser dada por um adulto, a importância de se tomar remédios. Então os
alunos elencaram uma série de doenças que precisam de cuidados e completaram a
cena proposta.
4ª aula: Al Malbas: vestimenta. Conversamos
analisando o cartaz sobre as roupas que as crianças estavam utilizando e cada
um ganhou o contorno de um corpo e teria que vesti-lo de acordo com a tradição
religiosa estudada.
5ª aula: direito a Al Tilbaba, medicação.
Conversamos sobre a importância da medicação
ser dada por um adulto, a importância de se tomar remédios. Então os
alunos elencaram uma série de doenças que precisam de cuidados e completaram a
cena proposta.
6ª aula: Al Diin, religião. Conversamos que
toda criança aos 7 anos já começa a participar de forma mais efetiva na
tradição. Observamos as imagens de que forma esta participação pode acontecer.
Para finalizar os alunos levaram para casa as seguintes questões:
- Como acontece a participação religiosa da
criança em sua tradição?
- Que ensinamentos são passados pela igreja,
templo, enfim, local sagrado que você e sua família frequentam?
7ª aula: Período da copa, semana que foi
fragmentada. Mostrei aos alunos um vídeo e imagens de jogadores que estavam
realizando a prática do Ramadã e de torcedores que utilizavam gestos, símbolos
religiosos para que seus times fossem bem na competição. (Esse é um vídeo do Youtube o que passei foi direto da Rede Globo, que estava fazendo um especial sobre a Copa 2014).
Segue link: Chinlone
E perguntei se futebol e religião tinham algo em comum: Veja as fotos:
Mostrei a eles também uma música muito bonita, conversamos sobre o significado:
- Faça um desenho mostrando como é a sua
participação.
8ª aula: Com o retorno da pesquisa
conversamos sobre o que cada um trouxe de casa, as respostas foram anotadas no
quadro e até comparadas e questionadas por alguns dos alunos sobre a
similaridade que tinham.
Com o resultado construímos um mural que
ficou exposto no corredor da escola.
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