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O Selo de Salomão é o maior símbolo do Judaísmo. Também chamado de Estrela (ou escudo) de Davi, representa os elementos do universo água, fogo, terra e ar, sendo seussímbolos variações do triângulo. Mas não se pode afirmar que foi realmente o símbolo do Rei Salomão nem o do Rei Davi.
A Menorá
(candelabro de sete pontas) é, sem dúvida, o símbolo judaico mais antigo e mais
imponente de que se tem relato. Ela também representa, desde os tempos
mosaicos, Israel e o povo judeu. Mas o que realmente este maravilhoso símbolo
milenar representa? Qual será seu verdadeiro significado? Para responder estas
e outras perguntas, vejamos o primeiro texto na Torá onde a Menorá é descrita:
“Farás também um candelabro de ouro
puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os
seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça.
Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro. Numa
hástea, haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e
três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor;
assim serão as seis hásteas que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo
haverá quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas
flores. Haverá uma maçaneta sob duas hásteas que saem dele; e ainda uma
maçaneta sob duas outras hásteas que saem ele; e ainda mais uma maçaneta sob
duas outras hásteas que saem dele; assim se fará com as seis hásteas que saem
do candelabro. As suas maçanetas e as suas hásteas serão do mesmo; tudo será de
uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais
se acenderão para alumiar defronte dele. As suas espevitadeiras e os seus
apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro se fará o candelabro
com todos estes utensílios. Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te
foi mostrado no monte.” Ex. 25:31-40(RA)
Legal
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