Conteúdo: Festas religiosas: – festas religiosas populares da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Objetivos: Reconhecer algumas festas religiosas populares do contexto onde vive.
Iniciamos este conteúdo com a história: A festa no céu, em seguida os estudantes tinham que pensar em 3 festas que já tivessem participado, ou conheciam, anotamos no quadro já selecionando as festas que eram religiosas e as que não eram religiosas. Depois fizeram uma ilustração da história.
Para adentrarmos no conteúdo de Ensino Religioso, trabalhei com outra história: O noivo da ratinha:
Você poderá optar pelo vídeo ou pelo livro, acesse aqui para fazer download:
https://drive.google.com/file/d/1a-7cYv_O5XJmssKQfpnfSb6wYPDlAI_t/view?usp=sharing |
Conversamos inicialmente sobre a capa do livro,
- que elementos aparecem?
- quem são estes animais?
- o que eles estão fazendo?
- qual é o título do livro?
- que cerimônia será apresentada nesta história?
- como você soube que era um casamento? - pela palavra NOIVO -sentido masculino.
Explorar o significado desta palavra:
sujeito que se compromete, através de uma promessa de casamento, com alguém. Durante um casamento, aquele que está se casando, sujeito recém casado.
Fonte: NOIVO
E se o título fosse dado a partir do sentido feminino, como ficaria o título? A NOIVA DO RATINHO
Após realizarmos estas indagações, contei a história para os estudantes, eles até repetiam o final.... pois é uma história que explora a Lenga, lenga.... em seguida conversamos sobre como a cerimônia de casamento foi preparada, quem eram os convidados do casamento, em que país aconteceu o casamento? quem estava realizando a cerimônia do casamento?
Quem aqui na sala já participou, viu na televisão ou viu em fotos de casamento? Onde ele acontece? Quem faz a cerimônia do casamento?
Claro, que muitas da meninas disseram que já foram daminhas de honra de casamentos de familiares.
Claro, que muitas da meninas disseram que já foram daminhas de honra de casamentos de familiares.
A partir daí entreguei um leque, onde cada um irá ilustrar o casamento que participou, viu na TV ou em fotos.
Os estudantes estão finalizando esta atividade, assim que estiverem finalizado posto como ficou:
https://professoramichellee.blogspot.com/2016/04/cha-da-vovo-leque-com-molde.html |
MUITO PRATICO,GOSTEI, ESTA AULA FICOU MUITA CRIATIVA.
ResponderExcluir