Na
unidade temática Crenças religiosas e filosofias de vida, são tratados aspectos
estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de
vida, particularmente sobre mitos, ideia (s) de divindade (s), crenças e doutrinas
religiosas, tradições orais e escritas, ideias de imortalidade, princípios e
valores éticos. BNCC, 2017, pg 440.
No
5º ano na Unidade Temática: Crenças
religiosas e filosofias de vida
Tendo como objeto do
conhecimento:
Narrativas
religiosas
Mitos
nas tradições religiosas
Habilidades:
(EF05ER01)
Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições
religiosas como recurso para preservar a memória.
(EF05ER02)
Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
(EF05ER03)
Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções
de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).
(EF05ER04)
Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos
religiosos.
(EF05ER05)
Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas,
afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
(EF05ER06)
Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição
oral.
(EF05ER07)
Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Para
trabalhar esses Objetos do conhecimento:
- De onde vem os ensinamentos que as religiões ensinam?
- Quais são esses ensinamentos?
- O que eles querem mostrar?
- Quem fez o registro desses ensinamentos? Quando foram feitos?
- Como são realizados os registros desses ensinamentos?
É
possível trabalhar com os conhecimentos que os estudantes já possuem. Como na
casa de cada um é possível perceber que os pais passam os conhecimentos que têm
para seus filhos, mas quem ensinou os pais dos seus pais, ou seja, seus avós? E
quem ensinou seus avós? E seus/as bisavôs/vós?
Ao
explorar esses questionamentos, em sala serão muitas as respostas, e com
certeza servirão de base para aprofundar os conhecimentos que serão
apresentados.
Nesse
momento é importante mostrar que há religiões que possuem Textos Sagrados
escritos e religiões onde os Textos Sagrados são orais. Levar imagens dos
diferentes Textos Sagrados escritos, projetar na TV, tela, para que os estudantes
possam conhecer, até porque é possível verificar o idioma de cada um deles. Em seguida,
mostrar as formas de guardar os conhecimentos transmitidos pela Oralidade, como
a dança, gestos, cantos dos povos indígenas e das religiões de matriz africana.
Após
realizar trabalhar essa parte do conteúdo é possível explorar os mitos, as narrativas e
quem fazia essas narrações, ou seja, quem transmitia esses conhecimentos. O respeito
a ancestralidade é muito presente em todas as religiões e com certeza essas
tradições, esses ensinamentos estão vivos devido a essa ancestralidade.
Temos
presente em nosso físico, nossas atitudes, nossa alimentação, nossa maneira de
se vestir, nossa maneira de falar, nossa opção religiosa os ensinamentos
daqueles que já partiram ou daqueles que ainda nos passam esses ensinamentos.
Depois
de mostrar, apresentar esses conteúdos é possível “brincar”, como forma de
avaliar ou iniciar o conteúdo fazendo a atividade proposta nesse jogo: JOGO DOS
TEXTOS SAGRADOS.
Para jogar é necessário fazer DOWNLOAD do arquivo: JOGOS DOS TEXTOS SAGRADOS
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