Segue uma sugestão para o conteúdo: Organizações Religiosas
Objetivo: Observar a atuação política, econômica e social de líderes das diferentes organizações religiosas das quatro matrizes.
Iniciar a aula com o vídeo: Filhos do Brasil:
#SouFilhoDoBrasil Arlindo Cruz: você tem direito de manifestar a sua fé
Passar no quadro parte do texto destacando algumas palavras:
Quando nasce um BRASILEIRO
Nasce uma alma livre para escolher no que ACREDITAR
Você tem a LIBERDADE de crença
E o DIREITO de não crer em nada
Esta escolha é sua
Aos brasileiros cabe apenas o RESPEITO a sua escolha
Porque a liberdade é como a FÉ
Deve ser CULTIVADA e PRESERVADA
Você faz isso?
1- Conversar com os estudantes sobre as diferentes formas de expressões religiosas e que também é possível se expressar mesmo não tendo nenhuma religião.
2- Explorar o significado das palavras em destaque:
3- Lançar as seguintes reflexões:
a) Você faz isso?
b) Por que no Brasil é possível ver a existência de tantas religiões?
4 - Passar o significado de ESTADO LAICO:
Estado laico ou, no âmbito religioso, é aquele que não adota religião oficial.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estado-laico.htm
5 - Em seguida, explorar a frase que aparece no final do vídeo:
Qual o significado dessa frase?
Que relação ela tem com o vídeo?
6 - Procurar no dicionário o significado da palavra:
INTOLERÂNCIA: Ausência de tolerância ou falta de compreensão. Comportamento - atitude odiosa e agressiva - de caráter político ou religioso, daqueles que possuem diferentes opiniões.
TOLERÂNCIA: Ação de tolerar, de aceitar ou suportar, com indulgência; clemência. Disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos.
RESPEITO: Sentimento que impede uma pessoa de tratar alguém mal, de ser malcriada ou de agir com falta de consideração na maneira como se comporta com os outros; estima, afeição, consideração, reverência. Sentimento que faz com que alguém não diga ofensas, insultos; apreço. Sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência.
Fonte: https://www.dicio.com.br/
7 - Com base no vídeo qual dessas palavras expressa a mensagem que o vídeo busca apresentar?
8 - Para finalizar o professor pode fazer uma listas das religiões ou formas de religiosidade que aprecem no vídeo.
( Aqui será possível, posteriormente, entrar no conteúdo. Pesquisar quais são as lideranças religiosas e o papel de cada um, a atuação política, econômica e social nas diferentes organizações religiosas).
9 - Escreve se aparece em algum momento alguém que represente o "não crente"? Como ele é chamado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!