5 de novembro de 2021

Lugares Sagrados - 5º ano

Conteúdo: Lugares sagrados do mundo.

Objetos:  Compreender a função e a importância dos lugares sagrados das quatro matrizes no cotidiano das cidades. 

Após trabalharmos sobre a Organização Religiosa Indígena, segue o link do trabalho realizado demos continuidade no conteúdo Lugares Sagrados no mundo.

Inicialmente perguntando aos estudantes sobre qual seria o lugar sagrado para os Povos Nativos ou Povos Indígenas?

A resposta dos estudantes foram muitas, como:
a natureza, 
a Opy,
a água,
a igreja,
até que chegaram na resposta correta
o mundo,
o Universo
a Terra

Então falei o planeta Terra, para mostrar essa sacralidade com esse vídeo da Txai Suruí: 

OBS: Não abordamos questões políticas mas, sim a preocupação dessa representante indígena com a preservação do Planeta Terra.


Como o discurso está em inglês e talvez os estudantes não consigam fazer a leitura da legendasegue aqui o discurso de Txai Suruí:

Meu nome é Txai Suruí, eu tenho só 24, mas meu povo vive há pelo menos 6 mil anos na floresta Amazônica. Meu pai, o grande cacique Almir Suruí me ensinou que devemos ouvir as estrelas, a Lua, o vento, os animais e as árvores.

Hoje o clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo, nossas plantações não florescem como antes. A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo.

Uma companheira disse: vamos continuar pensando que com pomadas e analgésicos os golpes de hoje se resolvem, embora saibamos que amanhã a ferida será maior e mais profunda?

Precisamos tomar outro caminho com mudanças corajosas e globais.
Não é 2030 ou 2050, é agora!

Enquanto vocês estão fechando os olhos para a realidade, o guardião da floresta Ari Uru-Eu-Wau-Wau, meu amigo de infância, foi assassinado por proteger a natureza.

Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática, por isso devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui. Nós temos ideias para adiar o fim do mundo.

Vamos frear as emissões de promessas mentirosas e irresponsáveis; vamos acabar com a poluição das palavras vazias, e vamos lutar por um futuro e um presente habitáveis.

É necessário sempre acreditar que o sonho é possível.
Que a nossa utopia seja um futuro na Terra.

Obrigada!

 Fonte: https://maisro.com.br/quem-e-txai-surui-que-encantou-o-mundo-com-o-seu-discurso-na-cop26/


Em seguida conversamos sobre a importância desse planeta Terra e porque os Povos Indígenas também estão preocupados com essa preservação.

Logo depois apresentei o segundo vídeo:


Os estudantes ficaram maravilhados com as imagens apresetnadas no vídeos e conversamos sobre a importâncais do meio ambiente, sobre a preservação da árvores, demais plantas e animais.

Fizemos muitas reflexões sobre o Sagrado.

Para finalizar assistimos os o vídeo de Kaká Werá:



Conversamos sobre a fala do Kaká Werá:

o que é a felicidade?
quem faz parte da familia?
a natureza e eu somos um só ou não?
quem precisa de quem: eu da natureza ou a natureza de mim?

No final dessa aula deixei a dica de que iríamos ver um lugar mais próximo dos povos indígenas, já que é necessário um local específico para fazer práticas religiosas. 

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 

23 de outubro de 2021

Arquitetura Religiosa - 3º ano - cont. 1

 Conteúdo: Arquitetura Religiosa. 

Objetivo: Reconhecer os elementos simbólicos da arquitetura religiosa das quatro matrizes.

Após realizarmos a atividade da 1ª aula continuaremos falando da  importância da Arquitetura na sociedade e como ela pode ser utilizada, como por exemplo: no turismo. 

Vou apresentar algumas imagens onde a arquitetura chama a atenção e todas essas construções têm um propósito, seja ela turístico ou não:















Link das imagens: https://guiaviajarmelhor.com.br/15-construcoes-totalmente-diferentes-ao-redor-do-mundo/

E para finalizar apresentarei uma imagem de um lugar que já daremos inicio ao conteúdo propriamente dito: 

Você conhece essa imagem? Conhece esse lugar?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oca_(Parque_do_Ibirapuera)#/media/Ficheiro:Oca_-_Ibirapuera.jpg

Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca, é um pavilhão de exposições localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São PauloBrasil. Foi projetado por Oscar Niemeyer em 1951, para compor o conjunto arquitetônico original do Parque do Ibirapuera, construído para comemorar o IV Centenário da Cidade de São Paulo, que se deu em 1954.[1]

A Oca abrigou no passado o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Mais recentemente, o edifício tem sido utilizado para abrigar grandes exposições.


Em seguida conversar com os estudantes sobre o significado da palavras: IBIRAPUERA.

Ibirapuera – do Tupi Guarani ibirá-puera = as madeiras, paus. Pau podre ou árvore apodrecida.  Parque localizado em SP,  é o mais importante parque urbano da cidade. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.

Fonte: Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena – Clóvis Chiaradia e Wikipédia

FONTE: https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/ibirapuera/

Arquitetura Religiosa - 3º ano

Conteúdo: Arquitetura Religiosa. 

Objetivo: Reconhecer os elementos simbólicos da arquitetura religiosa das quatro matrizes.

Iniciamos o trabalho com um quebra-cabeças com a imagem de um lugar muito famoso em nossa cidade é conhecido mundialmente.

Iniciamos com um jogo de quebra-cabeça desse lugar:


Link para fazer download: https://1drv.ms/u/s!Aj8p85TOZfmNgutiEhV-J81MhnZVNQ?e=4gaHrv

Os estudantes ganharam as peças para montar e em seguida, após a montagem, para verificar se acertaram a professora poderá levar a apresentação no Power Point e solicitar que cada estudante diga um número e a peça aparecerá e ao concluir, clicar no botãozinho azul e a imagem aparecerá por completo. 

Deixo aqui o link da apresentação do Power Point:

https://1drv.ms/p/s!Aj8p85TOZfmNgutBnfzG7VTHRe5_1w?e=tOcaa1

A medida em que as peças aparecem o/a professor/a vai questionando seus estudantes, até se conclua a montagem: 

- que parte será essa?

- será que você acertou?

- o que aparece aqui?

- o que é possível ver na parte central?

- o que é possível ver na parte de baixo?

- e na parte de cima, o que vemos?



Em seguida vamos conhecer o por que este lugar é conhecido como:

MUSEU DO OLHO.

Nome correto: Museu Oscar Niemayer, informações para o/a professor/a:

Falar sobre o significado da palavra ARQUITETURA, já que o Oscar Niemayer foi o arquiteto desse projeto na cidade de Curitiba. 

O que exerce a arte de projetar edifícios e lhes superintende a construção.

OBS: VOCÊ PODE FAZER A MESMA ATIVIDADE COM UM PONTO TURÍSTICO DA SUA CIDADE QUE TENHA UMA ARQUITETURA  DIFERENTE OU CURIOSA. CASO NÃO TENHA, É POSSÍVEL UTILIZAR OUTRA IMAGEM ARQUITETÔNICA QUE PRESENTE NO TERRITÓRIO BRASILEIRO OU A MESMA IMAGEM QUE APRESENTEI AQUI. 

Sagrado Feminino - 4º ano - cont 3.

  Segue o modelo de atividade para ser utilizado tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto.

Conteúdo: Sagrado Feminino.

Objetivo:  • Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes.

Baseado na atividade do caça-palavras, faça a separação das funções/profissões exercidas pelas mulheres:

ADVOGADA, AGRÔNOMA, ARQUITETA, FISIOTERAPEUTA, IALORIXÁ, MÉDICA, MONJA, PASTORA, PROFESSORA E PSICÓLOGA

Funções religiosas:  IALORIXÁ, PASTORA, PAJÉ, MONJA .

Funções não religiosas: ADVOGADA, AGRÔNOMA, ARQUITETA,  FISIOTERAPEUTA,  MÉDICA,  PROFESSORA, PSICÓLOGA.


Em seguida, apresentei essas 4 mulheres representado as quatro matrizes:



Com essas imagens criei um Jogo da Memória, onde cada um dos estudantes ganhou somente um quarteto de mulheres e outro estudantes ganhou outro quarteto, fizemos as duplas e cada um jogou com as suas cartinhas e as do colega.

OBS: Tomamos o cuidado de passar álcool em gel e o distanciamento de duas mesas entre os estudantes.






Embora os estudantes já tenham realizado o jogo da memória com as imagens de mulheres que atuam na religião como figuras importantes em suas funções de liderança, os estudantes irão realizar uma outra pesquisa.

PESQUISE NOME DE UMA MULHER, DEUSA, DIVINDADE QUE ESTEJA PRESENTE OU REPRESENTE UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA. 


15 de outubro de 2021

Sagrado Feminino - 4º ano - cont 2.

 Segue o modelo de atividade para ser utilizado tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto.

Conteúdo: Sagrado Feminino.

Objetivo:  • Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes.

Após realizar a atividade já postada nesse link: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2021/10/sagrado-feminino-4-ano-cont.html  dei continuidade solicitando que os estudantes realizassem uma pesquisa.

1) Pesquise nome de uma mulher importante na sociedade:

Os estudantes foram fantástico em sua pesquisa, cada um trouxe a sua resposta e aos poucos íamos acrescentando os demais nomes a lista, na medida em que os estudantes  compartilhavam o que trouxeram. 

Veja o registro que os estudantes fizeram:



Aqui seguem os nomes pesquisados com as imagens compilei dessas maravilhosas que tanto contribuíram para a sociedade.








Link com os nomes das mulheres pesquisadas pelos estudantes: https://1drv.ms/b/s!Aj8p85TOZfmNgusyfM2YGqXlLDEleQ?e=jMbopY

Em seguida fizemos o caça-palavras. 

Procure no caça-palavras algumas funções/profissões exercidas por mulheres:

ADVOGADA, AGRÔNOMA, ARQUITETA, FISIOTERAPEUTA, IALORIXÁ, MÉDICA, MONJA, PASTORA, PROFESSORA E PSICÓLOGA.

 

Esse caça-palavras dará início a os nomes de mulheres importantes em algumas religiões, santas, deusas, divindades.

13 de outubro de 2021

ALIMENTOS SAGRADOS - MATRIZ OCIDENTAL

As atividades desenvolvidas aqui fazem parte do conteúdo Símbolos Religiosos: naturais e construídos e alimentos sagrados, com  os objetivos:

Reconhecer a existência dos alimentos sagrados nas organizações religiosas:

Iniciamos as nossas atividades após lembrarmos dos símbolos religiosos naturais e construídos, como a cruz, o maracá, a flor de lótus e os atabaques.

Os estudantes receberam as atividades e juntamente fomos completando e conversando sobre os mesmos a medida que os/as estudantes iam reconhecendo o que faz parte da sua prática religiosa.



Cada alimento aos ser completado no texto era explicado e a Festa da Páscoa e do Natal foi lembrada pelos estudantes pois alguns símbolos fazem parte destas festividades que por eles é comemorada.


Atividade realizada pelos estudantes:




Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

5 de outubro de 2021

Sagrado Feminino - 4º ano - cont 1.

Segue o modelo de atividade para ser utilizado tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto.

Conteúdo: Sagrado Feminino.

Objetivo:  • Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes.

Após retomarmos a aula anterior: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2021/10/sagrado-feminino-4-ano-inicio.html iniciei perguntando qual o significado da palavra: FEMININO.

Algumas foram as respostas e então copiamos o significado, segundo o dicionário, no caderno:

FEMININO: Que se refere a mulher ou a ela é particular: intuição feminina.

FONTE: https://www.dicio.com.br/feminino/ 

Refletimos sobre a expressão: intuição feminina.

- O que é a intenção feminina? 

Muitas foram as respostas, as falas dos estudantes contemplaram as mulheres com que eles convivem diariamente.

Logo depois fizemos a leitura de outro poema de Borres Guilouski: MULHER

Texto retirado do Informativo da ASSINTEC nº 27

Após a leitura do poema cada um dos estudantes pode verificar que o SAGRADO FEMININO está e se refere a todas as mulheres.

Para a conclusão da aula os estudantes levaram para a casa uma folha onde deveriam ilustrar o retrato de uma mulher importante.

Logo posto as imagens dessa mulheres importantes para os estudantes do 4º ano.

Também foi realizada a pesquisa sobre mulheres que contribuíram para a sociedade nas diferentes áreas de atuação. Cada um deveria trazer nome de uma mulher e sua contribuição.

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

Sagrado Feminino - 4º ano - início

Segue o modelo de atividade para ser utilizado tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto.

Conteúdo: Sagrado Feminino.

Objetivo:  • Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes.

Iniciei o conteúdo com a seguinte pergunta para os estudantes:

O que é Sagrado pra você? Cada um pode se expressar falando sobre o seu SAGRADO, em seguida fiz a leitura do poema do Borres Guilouski

O QUE É SAGRADO PARA VOCÊ?

Sagrado é algo digno de grande respeito e veneração

Está relacionado aos sentimentos e ao coração

O sagrado está dentro e fora de você

Não importa a cultura, a etnia ou a religião

* Sagrado é seu corpo, sua casa, seu alimento, sua crença

* Sagrada é a Mãe-Terra, nossa casa planetária que nos acolhe generosamente

Sagrado é todo o Universo, santuário da vida

* Sagrada é a natureza, porque dela depende nossa vida

Sagrada é a beleza e o perfume de toda flor

* Sagradas são as árvores, transmissoras de paz e purificadoras do ar

Sagrada é a água que lava o nosso corpo e sacia a nossa sede

Sagrado é o conhecimento que liberta as pessoas, que humaniza e amplia a visão de mundo

Sagrada é a ciência, a arte, a filosofia e a religião

Agora pense e responda

O que é sagrado para você?

Conversamos sobre cada uma das respostas dadas pelos estudantes, fizemos muitas reflexões sobre o SAGRADO, o que foi de grande importância para que todos pudessem entender que cada um é único e que a sua opinião deve ser respeitada.

Os estudantes copiaram o significado da palavra:

SAGRADO: Relativo a Deus, à religião, ao culto ou aos ritos religiosos; sacro, santo; Merecedor de veneração, de respeito; venerável, respeitável; Que se não se consegue violar, invadir, denegrir; inviolável.

Fonte: https://www.dicio.com.br/sagrado/

Logo depois passei os versos que estão com asteriscos no quadro e os estudantes tinham que fazer a ilustração do mesmo, já que essa foi uma das respostas dada pelo autor do poema a pergunta que também é o título do poema.


Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

ANIMAIS SAGRADOS - 3º ANO - LEÃO

 Segue o modelo de atividade para ser utilizado tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto.

Conteúdo: Animais sagrados

Objetivo:   Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas das quatro matrizes.

No Cristianismo temos animais de grande importância como: a pomba que representa o  Espírito Santo, o cordeiro que representa Jesus e o peixe que aparece em algumas passagens bíblicas e devido a essa perseguição sofrido pelos seguidores de Jesus era uma forma de comunicação entre seus os seguidores após a sua morte.

Desta vez resolvi abordar um dos animais que aparecem em uma das passagens bíblicas, não sagrado mas, de grande importância pois Daniel ao se ver em perigo rogou à Deus e foi atendido em sua súplica. 

Trabalhei com meus estudantes o seguinte vídeo:


Conversamos sobre os acontecimentos do vídeo, em seguida dei essa imagem do leão para que os estudantes pintassem, recortassem e colassem no caderno:




Já realizamos a atividade, logo postarei as fotos. Colamos no caderno e os estudantes ilustraram a cova, os demais leões e alguns até desenharam Daniel.





Falei para os estudantes que o leão não estava bravo porque o anjo do Senhor abrandou sua fúria e fechou sua boca. 

O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.

Daniel 6:22
Como sugestão tem esse livro que fala sobre os animais que aparecem na Bíblia.


Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

ANIMAIS SAGRADOS - 3º ANO - CAPIVARA

Segue o modelo de atividade para ser utilizado tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto.

Conteúdo: Animais sagrados

Objetivo:   Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas das quatro matrizes.

Cada um pode pesquisar em sua cidade se há algum animal símbolo e trazer para a sala de aula, pesquisar sua origem e de qual matriz religiosa faz parte.

A capivara não é um animal sagrado mas, para os Povos Indígenas não há separação entre o Sagrado e o profano, entendendo assim que tudo é sagrado.

Acesse o link para ver a atividade e o modelo do ligue: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2021/09/animais-sagrados-3-ano.html

Levei a atividade que disponibilizei nas atividades complementares para a sala de aula no ensino presencial.


     


Pesquisamos o significado da palavra capivara já que a mesma tem origem indígena e anotamos no caderno:

Etimologia (origem da palavra capivara). Do tupi kapii'gwara "capim" + gwara "comedor".

Fonte: https://www.dicio.com.br/capivara/ 

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello