OBJETIVOS:
• Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes.
• Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, entre outras.
• Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes.
• Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
CONTEÚDO:
• Ancestralidade e tradição oral.
CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Reconhece a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
• Identifica elementos da tradição oral e o papel dos sábios e anciãos na preservação e transmissão dos saberes ancestrais.
• Reconhece, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Confecção da Árvore a Ancestralidade, vamos conhecer um pouco da nossa acestralidade, quem somos nós no presente e o que podemos levar de conhecimento para o nosso futuro.
Árvore da Ancestralidade
(Valores e Saberes)
Objetivo: Identificar os valores e saberes transmitidos
pelos antepassados.
Materiais: Cartolina grande, tintas ou canetinhas, folhas
de papel sulfite em formato de folha de árvore.
Como fazer:
Desenho da
Árvore: Desenhe uma grande árvore na cartolina, com raízes, tronco e muitos
galhos.
Raízes
(Origens): Nas raízes da árvore, os alunos podem escrever ou desenhar símbolos que
representem suas origens (culturas, regiões de onde a família veio)
Tronco
(Nós): No tronco, cada aluno escreve seu próprio nome.
Folhas
(Valores e Saberes): Peça que os alunos pensem em algo que
aprenderam com um avô/avó ou outra pessoa mais velha da família. Pode ser um
conselho, uma receita, um ensinamento de fé, uma habilidade (ex: "vovó me
ensinou a costurar", "meu avô me ensinou a ser honesto"). Eles
escreverão ou desenharão isso em uma "folha" e a colarão na árvore.
Exposição: A
"Árvore da Ancestralidade" pode ser exposta na sala ou no corredor da
escola.
Reflexão: Discuta como essa "árvore" mostra que
somos frutos de muitas gerações e que os ensinamentos dos nossos antepassados
nos fortalecem.
Cada estudante recebeu 1/8 de sulfite e nele desenhou ou escreveu sobre as suas origens:
No tronco da árvore cada um escreveu o seu nome:
Nas folhas escreveram ou ilustraram algo que aprenderam com uma pessoa mais velha.
Veja como ficou nossa ÁRVORE. Que por sinal ficou lindíssima!!! 😍