5 de fevereiro de 2025

LÍDERES RELIGIOSOS - ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS

 Para trabalhar com o 1º ano: Organizações religiosas.

Critérios de ensino-aprendizagem: • Reconhece a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

2º ano: Organizações religiosas:
Critério de ensino-aprendizagem: • Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano na cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

3º ano: Organizações religiosas Critério de ensino-aprendizagem: • Aponta diferentes organizações religiosas, reconhecendo que possuem diversas estruturas hierárquicas. 4º ano: Atuação de homens e mulheres nas organizações religiosas
5º ano: Organizações religiosas do mundo - aprofundar a partir do vídeo como essas organizações religiosas atuam politicamente, economicamente e socialmente no dia a dia.
Critérios de ensino-aprendizagem: • Reconhece e identifica o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas.
Critérios de ensino-aprendizagem: Percebe a atuação política, econômica e social de líderes religiosos, relacionando com a ideia de representatividade.

Saiu o vídeo que vai auxiliar na abordagem dos conteúdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


29 de dezembro de 2024

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - 1º ANO

 OBJETIVOS:

 •Conhecer a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

CONTEÚDO

 Organizações religiosas.

 OBJETIVOS:

• Reconhece a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

Levar para a sala de aula uma imagem em formato de quebra-cabeça e solicitar que os estudantes montem fixando as peças no quadro.



Estudantes montando o quebra-cabeça:







Questionar os estudantes:

  • Alguém conhece algumas dessas pessoas?
  • O que elas estão fazendo?
  • O que chama a sua atenção nessas pessoas?
  • Que expressão é possível no rosto da maioria das pessoas?
  • Você conhece alguém que tem alguma das roupas que aparecem nessa imagem?
  • Que tipo de imagem é essa?
  • Será que é uma fotografia real? Por que você acha isso?
  • É possível pessoas de outras religiões viverem bem?

 

LIÇÃO DE CASA: Você conhece algum / alguma liderança ou representante religioso/a? Faça um desenho dessa pessoa e escreva o nome dela.  



Em seguida conversar sobre as pessoas que os estudantes trouxeram na pesquisa.


Na próxima aula levar para a sala alguns aparelhos celulares, formar duplas ou trios com os estudantes e solicitar que cada trio faça a leitura de um QR CODE - amarelo, verde, vermelho e azul. Cada uma das cores representa 1 líder/representante religioso.


MÃE LUCILA

JOGO PARA FINAL DE ATIVIDADES REALIZADAS - 1º ANO

 ATIVIDADE REALIZADA COM O 1º ANO:

Lugar sagrado dos estudantes: Espaço local






Essas foram as atividades realizadas com o 1º ano, para finalizar o aprendizado nos dois últimos dias de aula "brincamos" um pouco. Segue o jogo realizado com os estudantes:

TABULEIRO:



FICHAS:

LUGARES SAGRADOS DO MUNDO - JOGO 5º ANO



11 de dezembro de 2024

ANIMAIS SAGRADO - BINGO

  OBJETIVOS:

• Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas das quatro matrizes.

 CONTEÚDO:

• Animais sagrados.

 CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas.

Após realizar as atividades o jogo referente aos animais sagrados ou animais importantes para a as religiões, realizamos um bingo utilizando as fichas com as pistas do jogo de percurso.

No quadro foram escritos os nome dos animais que fizeram parte do Jogo de percurso. 



Os estudantes de posse de 1/2 folha de papel sulfite, dividiram a mesma em 8 partes iguais, nelas desenharam ou escrevaram o nome de 8 animais. Lembrando que é importante orientar para que não contem para seus colegas quais animais escolherão, pois aí ao jogar pode empatar com seu colega. 






Nessas cartelas combinamos que iríamos marcar os animais sorteados com um X. 

Um estudante poderá começar o bingo, fazendo a leitura somente das características do animal (estamos nesse momento reaproveitando as cartas do jogo do percurso: https://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2024/12/animais-sagrados-jogo-pedagogico.html )

Ao ler uma dica o jogador que etá no comando pode perguntar se alguém sabe o nome do animal, caso não saiba, lê-se a 2ª dica e assim por diante até que alguém acerte o nome do animal. Nesse momento preferi marcar no quando o nome do animal que era sorteado e assim também fica mais fácil para fazer a conferência. 

Aqui os estudantes podem falar o nome do animal sem se preocupar se está certo ou não, mais de um estudante poderá falar. O importante é saber qual animal todos terão que marcar na cartela. Não é necessário saber primeiro.

O estudante que completar a cartela primeiro com os 8 animais, será quem irá cantar o bingo, se empatar pode ser lido as dicas de uma carta extra. Quem acertar primeiro comanda a próxima rodada. 



ANIMAIS SAGRADOS - JOGO PEDAGÓGICO

 OBJETIVOS:

• Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas das quatro matrizes.

 CONTEÚDO:

• Animais sagrados.

 CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas.


Após realizar as atividades referentes aos animais sagrados ou animais importantes para as religiões, fizemos o jogo: Percurso do Sagrado.



Fichas para realizar o jogo:
 


5 de dezembro de 2024

JOGO DAS DIVINDADES

OBJETIVOS:

Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário, contemplando as quatro matrizes.

Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas das quatro matrizes.

Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as

quatro matrizes.


CONTEÚDO:

Ideias de divindades. 



CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

Reconhece a diversidade de representações de divindades nas diferentes organizações das quatro matrizes.



Após realizar as atividades, sistematizamos o aprendizado com o Jogo das Divindades. O jogo é baseado no jogo Lince, onde os estudantes têm que procurar as divindades contidas nas fichas e marcar com um pino, tampinha de garrafa. 

Os grupos foram formados (6 integrantes e um detentor das fichas e a pessoa que ira verificar se o colega que pediu para parar colocou seu pino/tampinha no lugar correto) em seguida jogaram para aprender, avaliar e reforçar o aprendizado.