10 de agosto de 2025

SÍMBOLOS INDÍGENA

 OBJETIVOS:

• Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas, contemplando as quatro matrizes.

• Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns ...).

 CONTEÚDO:

• Símbolos religiosos

• Memórias e símbolos.

 CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Diferencia alguns símbolos religiosos de não religiosos, compreendendo sua função.

• Compreende que memórias pessoais, familiares, escolares, comunitárias e religiosas podem ser registradas de formas diferentes.


Logo posto o encaminhamento, mas o resultado foi esse!!! Nossos braceletes ficaram lindos!!!!😍









7 de agosto de 2025

ANCESTRALIDADE E TRADIÇÃO ORAL

 OBJETIVOS:

• Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes.
• Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, entre outras. 
• Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes.
• Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

 

CONTEÚDO:
• Ancestralidade e tradição oral.

 

CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Reconhece a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
• Identifica elementos da tradição oral e o papel dos sábios e anciãos na preservação e transmissão dos saberes ancestrais.
• Reconhece, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Confecção da Árvore a Ancestralidade, vamos conhecer um pouco da nossa acestralidade, quem somos nós no presente e o que podemos levar de conhecimento para o nosso futuro.

Árvore da Ancestralidade (Valores e Saberes)

Objetivo: Identificar os valores e saberes transmitidos pelos antepassados.

Materiais: Cartolina grande, tintas ou canetinhas, folhas de papel sulfite em formato de folha de árvore.


Como fazer:

Desenho da Árvore: Desenhe uma grande árvore na cartolina, com raízes, tronco e muitos galhos.


Raízes (Origens): Nas raízes da árvore, os alunos podem escrever ou desenhar símbolos que representem suas origens (culturas, regiões de onde a família veio)


Tronco (Nós): No tronco, cada aluno escreve seu próprio nome.


Folhas (Valores e Saberes): Peça que os alunos pensem em algo que aprenderam com um avô/avó ou outra pessoa mais velha da família. Pode ser um conselho, uma receita, um ensinamento de fé, uma habilidade (ex: "vovó me ensinou a costurar", "meu avô me ensinou a ser honesto"). Eles escreverão ou desenharão isso em uma "folha" e a colarão na árvore.


Exposição: A "Árvore da Ancestralidade" pode ser exposta na sala ou no corredor da escola.

Reflexão: Discuta como essa "árvore" mostra que somos frutos de muitas gerações e que os ensinamentos dos nossos antepassados nos fortalecem.


Cada estudante recebeu 1/8 de sulfite e nele desenhou ou escreveu sobre as suas origens:


No tronco da árvore cada um escreveu o seu nome:


Nas folhas escreveram ou ilustraram algo que aprenderam com uma pessoa mais velha.


Veja como ficou nossa ÁRVORE. Que por sinal ficou lindíssima!!! 😍


ANCESTRALIDADE E TRADIÇÃO ORAL

OBJETIVOS:
• Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes.
• Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, entre outras. 
• Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes.
• Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

 

CONTEÚDO:
• Ancestralidade e tradição oral.

 

CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Reconhece a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
• Identifica elementos da tradição oral e o papel dos sábios e anciãos na preservação e transmissão dos saberes ancestrais.
• Reconhece, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conversar com os estudantes e solicitar que eles respondam o que entendem por Ancestralidade e tradição oral. Em seguida, fazer a leitura do texto abaixo, compartihar com os colegas o que cada um respon deu:

Após essa atividade refletir sobre a palavra ANCESTRALIDADE:

Como é possível perceber a ANCESTRALIDADE em meu núcleo familiar?

Fazer a leitura do texto e a medida em que a professora for fazendo a leitura, refletir com os estudantes se eles percebem isso em sua família.. 


Textos adaptado do material produzido pela professora Ana Bellé

Após essa atividade confeccionamos: A árvore da Ancestralidade...

14 de julho de 2025

FESTA DO FOGO SAGRADO

De acordo com a BNCC: 
Unidade Temática: Identidades e alteridades
Objetos de conhecimento:  O eu, a família e o ambiente de convivência
Habilidades: (EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.


“O fogo, para todos os povos do mundo, é extremamente importante. É um conhecimento milenar em todos os povos. E ele é vida, é energia, tem uma energia espiritual e em torno dele se unem todos os povos”, disse a indígena Joana Munduruku, integrante do Comitê Intertribal.

FONTE: O FOGO SAGRADO 

Tataruçu katu (fogo sagrado )
O elemento fogo trouxe para nós da Aldeia tradicional Tabaçu Reko Ypy o renascimento da prática há muito tempo esquecida pelo nosso povo nos dias de hoje, acesso oficialmente na parte central da aldeia no dia 13 de agosto de 2016 compartilhando publicamente essa prática anteriormente já praticada pela comunidade desde 26 de maio de 2012 data da criação da aldeia e seus conceitos reavivando a  energia vital relacionada com a vida, seu poder e sua luz e  tão irradiante que quando nos habita nos inunda de uma vontade incrível de viver. Transmite calor enérgico, entusiasmo, e nos faz ver e sentir a vida cheia de luz, cor, alegria, união e amor.
A energia do Fogo (tata) é extremamente dinâmica, é inspiradora, flui espontaneamente,usamos sua energia para tornar as pessoas  objetivas, espontâneas,e para ajudar as pessoas que precisam de liberdade para se auto-expressar. 
O Fogo tem um plano espiritual,de fé e força está associado ao puro Espírito, ao idealismo, à fé, e ao entusiasmo com que nos apaixonamos pela vida. O fogo traz intensidade  à forma como procuramos expandir-nos e optar pelas infinitas possibilidades e direções. 
"símbolo de união e força revitaliza cada dia o sentido de existência de todos nos enquanto seres".
Fonte: O FOGO SAGRADO]
Após conversarmos sobre a importância do Fogo Sagrado para o Povo Indígena Guarani, mostrei algumas imagens e em seguida cada estudante ganhou as chamas do Fogo Sagrado pintou e colou no caderno:




Ao acender o Fogo Sagrado um grande tronco é posto no chão e os demais troncos menores ajudam a acender a fogueira.



Já finalizamos a atividade porém não tirei fotos, logo posto o Fogo Sagrado que cada um dos estudantes montou, colou e ilustrou em seu caderno.






Povos nativos de todas as partes do mundo participaram dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em 2015 e nele claro o Fogo Sagrado.



AS BANDEIRAS BUDISTAS

Conteúdo: Símbolos religiosos: – arquitetura religiosa.
Objetivo: Reconhecer elementos simbólicos na arquitetura religiosa..

(EF04ER05) Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.

Levei para a sala de aula algumas imagens, veja:




Conheça um pouco sobre a importânica das  cores para o Budismo Tibetano: As 5 cores da compaixão!

Após mostrar as imagens e falar um pouco sobre as cores nos templos apresentei este pequeno texto:




Cada uma das bandeiras tem pensamentos escritos e esta foi a proposta da nossa atividade que contemplava o conteúdo de Símbolos Religiosos:  Arquitetura Religiosa. Como as bandeiras fazem parte da "construção" dos templos, pensamos em mensagens que gostaríamos que fossem espalhadas para todos em nossa escola.

https://www.templobudista.org/

http://site.veracruz.edu.br/blogs/8od2015/2015/10/05/templos-budistas-as-maravilhas-do-mundo-oriental/

Registrei no quadro as frases que os estudantes diziam e cada um pode escolher uma e escrever em sua bandeira. Logo depois penduramos as bandeiras em um dos murais da escola.

Mostrei aos estudantes as minhas bandeirinhas:


A atividade:







ALIMENTOS SAGRADOS - INICIANDO....

Conteúdo:

• Alimentos sagrados. 

Objetivos:

• Exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas, nas quatro matrizes.

• Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas, nas quatro matrizes.

Critérios de ensino-aprendizagem:

• Reconhece e identifica o significado atribuído aos alimentos sagrados nas quatro matrizes.

Iniciar conversando com os estudantes sobre a imagem que eles estão vendo nessa imagem:

Fonte: https://www.construindofuturos.com.br/2012/07/alimentacao-saudavel.html

Após entregar a imagem fazer os seguintes questionamentos:

  • Você tem esse móvel em sua casa?
  • Caso não tenha, já viu em alguma propaganda, casa de um parente, amigo ou vizinho?
  • Para que ele serve? Qual a sua função?
  • O que colocamos dentro dela?
  • Nessa geladeira há alguns objetos estranhos, você concorda?
  • Vamos pintar o que somente pode estar no espaço da geladeira?
  • Vamos nomear esses alimentos? 
  • Podemos colocar outros alimentos nesse espaço?
  • Você sabe quais alimentos fazem bem a nossa saúde? Como eles são chamados?  

OBS: essa atividade é o início para que possamos trabalhar o conteúdo: Alimentos Sagrados, que será a partir do mito da mandioca.

ANCESTRALIDADE E TRADIÇÃO ORAL - Matriz africana - PARTE 1

OBJETIVOS:

•Reconhecer a importância da tradição para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes. 

•Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, entre outras.


•Identificar o papel do sábio e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes. 


•Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.


CONTEÚDO:


Ancestralidade e tradição oral


CRITÉRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:


•Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.


•Identifica elementos da tradição oral e o papel de sábios e anciãos na transmissão e preservação dos saberes ancestrais.


•Reconhece em textos orais ensinamentos relacionados ao modo de ser e viver.


Iniciamos a matriz africana com os estuantes sendo divididos em pequenos grupos:

Cada grupo receberu um grupo de frases, o qual deveriam organizar e fazer a leitura do mesmo.



ANCESTRALIDADE E TRADIÇÃO ORAL - Matriz africana - PARTE 2

 OBJETIVOS:

•Reconhecer a importância da tradição para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes. 

•Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, entre outras.


•Identificar o papel do sábio e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes. 


•Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.


CONTEÚDO:


Ancestralidade e tradição oral


CRITÉRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:


•Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.


•Identifica elementos da tradição oral e o papel de sábios e anciãos na transmissão e preservação dos saberes ancestrais.


•Reconhece em textos orais ensinamentos relacionados ao modo de ser e viver.


Logo após realizar a primeira parte da atividade: ANCESTRALIDADE E TRADIÇÃO ORAL - Matriz africana - PARTE 1


Continuamos com o compartilhamento dos texto, para que todos os estudantes conhecessem o que é um ADINKRA.


Cada grupo fez leitura do seu texto para os demais: