No ano de 2012, realilzei uma atividade com o 4° ano onde o conteúdo era: símbolos e escolhi este texto para trabalhar: Símbolos de vida.Para realizar esta atividade, utilizei o texto a seguir, veja como o trabalho foi realizado.
A ÁRVORE UM SÍMBOLO
DA VIDA PARA MUITAS RELIGIÕES DO MUNDO
Emerli Schlögl
Conta
a história que Buda alcançou a iluminação debaixo de uma árvore conhecida como
Bodhi, a árvore do mundo ou da vida. Dizem que suas raízes são Brahma, seu tronco
Shiva e seus galhos Vishnu. Brahma, Vishnu e Shiva são três importantes
divindades do Hinduísmo, religião antiga da Índia. O Budismo é uma religião que
nasceu do contexto do Hinduísmo, assim como o Cristianismo nasceu do contexto
judaico.
Para
muitos cristãos existem representações pintadas na qual aparece uma cruz
frondosa, a Árvore-Cruz que apresenta dois galhos inferiores separados formando
a imagem de um “Y”. A dualidade, o dois que se converte em um. Este seria um
símbolo do próprio Cristo que metaforicamente é a árvore do mundo, o eixo do
mundo. Ele é a síntese de todos os caminhos e fonte de toda a integração.
Em
muitas culturas a árvore da vida tornou-se um símbolo de fertilidade.
Na
crença islâmica a árvore da vida e da felicidade tem raízes que penetram no último
céu, seus ramos pequenos se estendem por cima e por baixo da terra.
A
árvore baobá tão importante na cultura africana, é uma árvore que pode viver
mais de mil anos, portanto ela é a testemunha sagrada da história de muitas
gerações.
Para
a tribo dos Warramunga, do norte da Austrália, o espírito de crianças fica no
interior de certas árvores, de onde saí às vezes e então penetra pelo umbigo de
uma mãe e se desenvolve em sua barriga. De modo geral pudemos ver que a árvore
da vida é um símbolo importante que aparece de maneira diferente em diversas
culturas religiosas do mundo.
Este texto foi passado no quadro negro parágrafo por parágrafo. O texto não foi trabalhado todo em uma aula só. Cada parágrafo que esta com uma cor diferente foi uma aula dada, onde cada um escolheu uma cor e a medida que trabalhávamos íamos pintando ou contornando.
No 2° parágrafo levei uma imagem de Buda e da árvore onde ele recebeu a iluminação, o Bodhi. Levei também as imagens de Brahma, Vishnu e Shiva. Expliquei a diferença entre as duas tradições religiosas, Budismo e Hinduísmo. Mostrando que o Budismo nasceu do Hinduísmo.
Quando chegamos no 3° parágrafo, realizamos a leitura e cada aluno realizou uma pesquisa sobre a cruz e sua função, a partir daí cada um ficou responsável por confeccionar uma cruz, utilizando 1 CD e bolinhas de papel. Onde mais tarde foi realizado uma exposição.
Os parágrafos referente a tradição religiosa islâmica e africana fizemos em uma só aula, os desenhos dos respectivos parágrafos foram realizados, levei imagens do Baobá e na aula seguinte montamos com potinho de leite fermentado um pequeno baobá.
E para finalizar o trabalho solicitei uma pesquisa a tribo Warramunga, do norte da Austrália.
Os alunos trouxeram e fizemos um desenho para ilustrar. Esta aula muito interessante pois alguns alunos da tradição Espírita começaram a questionar sobre a reencarnação, o que acontecia após o espírito da criança ter saído da árvore, enfim foi uma aula muito positiva.
Veja as fotos da exposição das cruzes.
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