O LÚDICO NO ENSINO RELIGIOSO
Brígida Karina Liechocki
Nogueira da Silva
O trabalho lúdico no Ensino Religioso vem ao encontro da
necessidade de uma prática pedagógica que crie um meio/ambiente estimulante
para o aprendizado.
A experiência foi embasada nos pressupostos teóricos do Construtivismo
de Piaget, no Interacionismo de Vygotsky, na Integração e Afetividade de
Wallon, na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas Inteligências Múltiplas
de Gardner.
De acordo com o que estes grandes teóricos que a Pedagogia traz
como embasamento para as intervenções e estratégias no processo de ensino e
aprendizagem, precisamos pensar a sala de aula em sua diversidade – nem todos
os alunos aprendem da mesma maneira e a aprendizagem difere de acordo com os
níveis de desenvolvimento de cada aluno – por isso a importância de se
desenvolver atividades que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem.
Nesta perspectiva de uma prática pedagógica inovadora, as aulas de Ensino
Religioso podem ser esse espaço de interação para a construção do conhecimento
e não somente de assimilação de conteúdos. Neste sentido, a experiência
desenvolvida com os alunos das turmas de 4º e 5º ano ao final do ano letivo de
2012, trouxe como diferencial uma experiência significativa de aprendizagem,
partindo de uma metodologia de aprendizagem colaborativa.
Ano/Série: 4º e 5º
ano
Previsão: 4º bimestre / 3º trimestre
Objetivo geral: Promover um processo
de fixação dos conteúdos de Ensino Religioso trabalhados no ano letivo por meio
da construção de jogos temáticos e da ludicidade proporcionada pelos mesmos.
Conteúdos Espaços
- Espaços/Lugares Sagrados;
- Símbolos Religiosos.
Objetivo específico:
Verificar se houve aprendizado
dos seguintes conteúdos trabalhados:
• Espaços sagrados da comunidade, lugares
de peregrinação no Brasil e no mundo;
• Símbolos de algumas tradições
religiosas;
• Tradições religiosas;
• Líderes religiosos;
• Textos sagrados.
Tempo destinado: 4 aulas de 50 minutos
Metodologia/Descrição da aula ou
sequência didática:
Durante o ano letivo os conteúdos apresentados (Espaços
Sagrados, Símbolos Religiosos, Tradições Religiosas, Líderes Religiosos e
Textos Sagrados) foram trabalhados a partir de diferentes estratégias e
encaminhamentos metodológicos.
Inicialmente para cada conteúdo foram conduzidos
momentos de diálogo com o propósito de contextualizar cada assunto a partir dos
conhecimentos prévios dos alunos. Na etapa seguinte partiu-se para a
sistematização dos conceitos e dos conhecimentos acerca de cada conteúdo:
-
Para o trabalho com os espaços sagrados foram utilizadas imagens as quais foram
analisadas. Em seguida foi elaborada coletivamente uma lista dos locais
sagrados estudados. Depois da lista pronta, foi promovido um “Bingo dos locais
sagrados”. Cada aluno fez uma cartela com quatro espaços sagrados
selecionando-os da listagem e conforme o sorteio cada aluno marcava na cartela
o respectivo local sagrado descrito se tivesse em sua cartela. Além desta, foi
realizada outra atividade em duplas: “Cruzadinha dos locais sagrados”. Posteriormente
foi realizada uma pesquisa sobre o tema no laboratório de informática e a
culminância deste trabalho foi a produção de maquetes as quais foram
socializadas na escola por meio de uma exposição.
- Para o trabalho com os
símbolos sagrados, os alunos trouxeram símbolos religiosos os quais foram
expostos no centro do círculo. Então foram comentados os significados destes
símbolos. Foi dada a oportunidade para os alunos manipularem os objetos
simbólicos sendo ressaltada a importância do respeito às diferentes crenças.
Foi também realizada a atividade “Jogo da memória dos símbolos religiosos” onde
os alunos puderam identificar os símbolos religiosos e estabelecer seus
significados. - O conteúdo que trata dos líderes religiosos foi trabalhado com
imagens, ressaltando alguns aspectos da vida, dos ensinamentos e dos fatos
ocorridos.
- Para o trabalho sobre os textos sagrados, os alunos trouxeram os
livros sagrados das suas tradições, os quais foram apresentados e comentados.
Além desses livros, a professora trouxe diversos livros de outras religiões os
quais foram manuseados pelos alunos e procedeu-se a explicação sobre estes
textos sagrados. Diversos mitos indígenas e afro-brasileiros foram apresentados
em forma narrativa e em vídeos, especialmente mitos de criação do mundo e do
homem.
Ao final do 2º semestre, a revisão dos conteúdos abordados anteriormente
culminou na proposta de atividade lúdica no ER, a partir da confecção de jogos,
sendo desenvolvida no final do ano letivo a fim de proporcionar um feedback dos
conteúdos trabalhados. O trabalho foi direcionado para as turmas de 4º e 5º ano
e a metodologia adotada foi com base nos grupos colaborativos* (a turma foi
dividida em 5 grupos temáticos: Espaços Sagrados, Símbolos Religiosos,
Tradições Religiosas, Líderes Religiosos e Textos Sagrados). Os materiais
alternativos, utilizados nesta atividade, foram previamente solicitados aos
alunos. A professora trouxe as imagens e palavras impressas relacionadas aos
temas, assim como demais materiais necessários para a confecção dos jogos. É
fundamental que as imagens e palavras contemplem tradições religiosas das
matrizes ocidentais, orientais, indígenas e africanas.
1ª aula – Apresentar aos
alunos a proposta de um trabalho de confecção de jogos tais como: jogo da
memória, dominó entre outras possibilidades de jogos a partir dos temas:
Espaços Sagrados, Símbolos Religiosos, Tradições Religiosas, Líderes Religiosos
e Textos Sagrados. O professor organiza os grupos temáticos, distribui os
materiais, auxilia na definição das funções de cada componente conforme as
habilidades e no planejamento das atividades. Os alunos iniciam a confecção dos
jogos e suas regras.
2ª aula – Confecção dos jogos nos grupos colaborativos. O
professor nesta etapa coordena os grupos atendendo as possíveis dificuldades na
elaboração dos jogos, mediando os conflitos e o processo de ensino e
aprendizagem na interação entre os componentes de cada grupo. Como a avaliação
é processual, o professor verifica em cada etapa de construção do conhecimento
os progressos com relação à associação de significados entre as imagens e
palavras de acordo com cada tradição religiosa apresentada.
3ª aula –
Finalização da confecção dos jogos (autoavaliação/organização da apresentação).
Nesta etapa os alunos avaliam seus jogos na prática, revendo suas regras e se
necessário reformulando as etapas. Os grupos preparam e ensaiam suas
apresentações. Também é importante na finalização, a plastificação das peças
com a fita adesiva para que permita uma maior durabilidade dos jogos.
4ª aula –
Apresentação dos jogos elaborados pelos grupos. Os alunos apresentam seus
jogos. Cada integrante avalia sua aprendizagem. A turma avalia cada grupo
apresentado. O professor realiza a avaliação final.
Materiais e recursos
didáticos:
Caixas de fósforos, caixas de pasta de dente, caixas de leite,
imagens e palavras impressas, cola, tesoura e fita adesiva larga.
Critérios de
avaliação Verificar durante a realização da atividade proposta se os alunos
identificam e reconhecem os símbolos religiosos, os lugares sagrados, textos
sagrados, líderes religiosos e as diferentes tradições religiosas associando as
imagens às suas definições, funções ou atribuições.
Resultados:
O trabalho
lúdico nas aulas de Ensino Religioso proporcionou o desenvolvimento no processo
de ensino e aprendizagem em vários aspectos:
- o prazer de aprender brincando;
-
a variedade de abordagens e estratégias ofertadas aos alunos com múltiplas
formas de apresentar informações, respeitando as várias inteligências e estilos
de aprendizagem dos alunos;
- o auxílio no processo de alfabetização a partir do
estabelecimento de relação nas associações de significados entre as imagens e
palavras;
- a familiarização e apropriação de simbologias, conceitos,
denominações, atribuições, funções, entre outros aspectos das tradições
religiosas - a autoavaliação contínua realizada pelos alunos de seus progressos
e limitações;
- as possibilidades de se trabalhar com outras áreas do
conhecimento como na produção escrita das regras dos jogos (texto instrucional);
- a motivação interna, típica do lúdico, potencializando a exploração e a
construção do conhecimento através dos jogos;
- a contribuição na aprendizagem
dos alunos de 1º, 2º e 3º ano a partir da socialização dos jogos criados pelos
alunos de 4º e 5º ano - a metodologia de aprendizagem colaborativa promovendo a
atualização contínua de habilidades de cada aluno nos grupos onde, aprender é
uma atividade social que precisa de colaboração;
- o trabalho em equipe
compartilhando ideias e informações e gerando novo conhecimento - as
características da alteridade sendo vivenciadas nas resoluções de problemas e
conflitos surgidos das interações entre pares de diferentes níveis de
aprendizagem.
Referências:
CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal
da Educação. Caderno Pedagógico: critérios de avaliação para a aprendizagem
escolar. Curitiba, 2008.
CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal
da Educação. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2006
CURITIBA,
Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação
Municipal de Curitiba. Volume 3 – Ensino Fundamental. 2006.
KISHIMOTO, T.
(Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.
SANTOS, Resciel Gerson;
BEHRENS, Marilda Aparecida. A aprendizagem colaborativa
e as inteligências múltiplas. In: VI Congresso de Educação da PUCPR. Anais do
VI Educere. Curitiba, 2006.
IMAGENS. Disponível em:
http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Este material foi pulicado também na Revista Diálogo.
Após a exposição deste trabalho, a revista Diálogo logo em seguida realizou uma entrevista com a professora Brígida sobre o trabalho realizado, já que os resultados foram além das expectativas.
Maravilhoso professora! Belíssimo trabalho!
ResponderExcluirEsse material foi produzido pela professora Brígida Karina que gentilmente cedeu os jogos para a postagem no blog.
ExcluirGostaria muito de adquirir esse material
ResponderExcluirOlá, vou deixar aqui o link onde tem o modelo de alguns jogos. Os que não estiverem aqui é possível olhar as imagens e montar o jogo.
Excluirhttps://1drv.ms/f/s!Aj8p85TOZfmNg4tHBwhN1fr4Xepfig?e=KYATDk