METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
Brígida
Karina Liechocki Nogueira da Silva
O Ensino Religioso, enquanto componente
curricular, busca a análise das diferentes relações entre o Fenômeno Religioso
e a construção, a reflexão e a socialização dos conhecimentos sistematizados
durante todo o processo de ensino e aprendizagem, num fazer pedagógico
dinâmico, permitindo a interação e o diálogo, de maneira que professores e
estudantes, juntos, possam ressignificá-lo.
Os conteúdos apresentados nas diretrizes
curriculares para o Ensino Religioso apresentam possibilidades de ampliar a
compreensão do Fenômeno Religioso e do Sagrado sob a perspectiva da diversidade
cultural e religiosa presentes nas sociedades e oferecendo subsídios para a
reelaboração e construção deste conhecimento.
Para o desenvolvimento do trabalho na área do
Ensino Religioso, propor encaminhamentos metodológicos é muito mais do que
planejar formas, métodos, recursos e estratégias, pois pressupõe um constante
repensar das ações privilegiando um tipo de ensino que valorize o saber do
estudante.
Para que isto aconteça, algumas etapas são
necessárias neste processo:
-
Mobilização para o conhecimento: num primeiro momento é importante que o
docente identifique quais são os conhecimentos prévios que os estudantes têm
sobre o conteúdo. Frequentemente os conhecimentos prévios destes são compostos
por uma visão de senso comum, empírica, sincrética, na qual quase tudo, aparece
como natural, como afirma Saviani (1991).
- Construção do conhecimento: nesta etapa,
cabe ao docente ser o mediador entre os saberes dos estudantes e os conteúdos
apresentados, sendo necessário que esse conhecimento, ainda do senso comum,
passe por uma sistematização, numa relação entre teoria e prática, afim de que
os conteúdos sejam contextualizados, sendo possível estabelecer relações entre
a realidade do estudante e os conhecimentos necessários para sua formação
enquanto cidadão (SAVIANI; 1991), pois o conhecimento só faz sentido quando
associado ao contexto histórico, político, social e cultural, estabelecendo
relações entre o que ocorre na sociedade, o objeto de estudo do componente
curricular e os conteúdos a serem abordados. Nesta fase de contextualização do
conteúdo, a interdisciplinaridade é fundamental para a efetivação dos conhecimentos
articulados.
- Síntese do conhecimento: esta é uma fase
mais elaborada, onde o que foi aprendido começa a ser ressignificado como um
saber concreto, autêntico e sintético, fazendo sentido na vida do estudante.
Quanto à prática pedagógica e à escolha de
estratégias para se alcançar os objetivos deste processo de ensino e
aprendizagem, o grande desafio está em superar o ensino tradicional e propor
novas formas de ensinar criando na sala de aula um ambiente estimulador da
aprendizagem.
É neste sentido que o trabalho a partir de
situações concretas e da ludicidade nas aulas de Ensino Religioso vem ao
encontro desta necessidade de buscar meios e respostas educativas criativas
para se chegar à construção e socialização do conhecimento. As possibilidades
de ensino e aprendizagem são ampliadas quando se utiliza das diversas formas de
apresentar estes conteúdos, tais como: gincanas de perguntas e respostas,
compartilhar experiências entre os estudantes, pesquisa em diversas fontes,
leitura e interpretação de textos, análise de fotos, ilustrações e objetos
simbólicos, confecção de cartazes, maquetes, móbiles, acesso a filmes, contação
de histórias, teatro, música, entre outros, assim como contribuir para a
alfabetização e letramento e o desenvolvimento das demais habilidades.
Explorar as Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDIC) torna possível a interação em diferentes meios,
o trabalho com imagens e textos da web, a pesquisa direcionada na internet,
visitas on-line a diferentes lugares sagrados, acesso a materiais audiovisuais,
entre outros. Portanto, o professor deve direcionar a escolha do material e sua
2 funcionalidade refletindo sobre encaminhamentos metodológicos que favoreçam o
processo de análise e relação entre cultura e religião.
Ressalta-se, também, que o aprofundamento dos
conteúdos seja gradual, considerando a faixa-etária do estudante e a linguagem
adequada, de forma que o diálogo seja o facilitador da interação:
estudante/docente/conteúdo/metodologia.
Nesta perspectiva de um Ensino Religioso
direcionado para um trabalho escolar significativo e voltado para o estudante
como construtor ativo do seu conhecimento e desenvolvimento global (cognitivo,
afetivo, social, motor, linguístico e ético) propõem-se alguns encaminhamentos
metodológicos onde o docente realize um trabalho pedagógico que estimule a
autonomia, a responsabilidade e a interação dos estudantes com seus pares para
que estes possam gerar novos conhecimentos, novas investigações e descobertas,
explorando novos estímulos com base nos conteúdos apreendidos de forma
interdisciplinar, utilizando de estratégias nas quais pensar o trabalho escolar
no Ensino Religioso para o Ensino Fundamental é entre outras possibilidades:
REFERÊNCIAS:
CURITIBA, Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental. Ensino Religioso. Vol. V. 2016.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Pública Estadual do Paraná. Ensino Religioso. Curitiba: Seed/DEB, 2008.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1991.
Aguardem sugestões de como trabalhar os conteúdos de Ensino Religioso!!!
O Lúdico no Ensino Religioso está publicado em forma de artigo.
O Lúdico no Ensino Religioso está publicado em forma de artigo.
Material cedido pela professora Brigida Karina L. Nogueira da Silva - professora de Ensino Religioso no Município de Pinhais/PR e integrante da Equipe Pedagógica da ASSINTEC - Associação Inter Religiosa de Educação.
Bom dia Adriana.
ResponderExcluirMe chamo Eliane e sou aluna do curso de Teologia da Universidade Unigranrio em Duque de Caxias, RJ.
Entrei em seu blog a procura de informações sobre o Ensino Religioso, pois estamos realizando um trabalho sobre o assunto. Estamos analisando a norma BNCC e verificando se a mesma serve como instrumento de fomento de diálogo inter-religioso e de combate a intolerância religiosa.
Fiquei muito feliz em perceber que podemos contar com professores tão dedicados à esta disciplina tão "excluída nos dias de hoje", por isso gostaria de saber se vc poderia responder uma pesquisa simples e com isso participar de nosso trabalho. Aguardo sua resposta. Obrigada
Olá, claro que respondo! Segue meu e-mail para contato: amegaertner@yahoo.com.br
ExcluirFico feliz que tenha gostado do conteúdo do blog.