CONTEÚDO:
LUGARES SAGRADOS
Contribuição: Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva
(Equipe pedagógica da ASSINTEC)
TURMA: 1º ANO
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Conteúdo:
Lugares Sagrados (naturais e construídos) da comunidade em espaços de vivência
e referência, contemplando as quatro matrizes.
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Objetivo Geral: Reconhecer e identificar o Fenômeno Religioso na
perspectiva da diversidade cultural religiosa, contemplando as quatro matrizes:
Indígena, Ocidental, Africana e Oriental.
Objetivo Específico: Conhecer alguns Lugares Sagrados
existentes no contexto em que vive.
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS:
1)
Iniciar a aula utilizando como recurso um avental de
contação de histórias, contando a história “criada” a partir de uma situação
problema na casa do personagem Davi.
Segue a história:
Era
uma vez um menino que se chamava Davi.
Davi era judeu e vivia feliz na sua
casinha. Um dia ele foi fazer suas preces lá na sinagoga. Enquanto isso, o tempo começou a mudar e, de repente,
chegou uma grande tempestade! O Davi ficou conversando com o rabino enquanto esperava passar a chuva
e quando voltou pra casa levou um grande susto: sua casa estava destruída
depois do temporal.
O Davi
ficou muito triste! Mas logo chegou para brincar com ele seu amigo Joãozinho e vendo aquele cenário de
destruição se comoveu com a situação do amigo e resolveu ajudá-lo. Ele disse:
- Davi,
eu acabo de chegar lá do terreiro de
Umbanda da Mãe Menininha e hoje ela nos ensinou que devemos ajudar as pessoas
e eu gostaria de te ajudar... tenho umas telhas lá em casa, vou trazer para
arrumar seu telhado.
O
Joãozinho trouxe as telhas e com a ajuda do Davi consertaram todo o telhado!
Depois
apareceu a Yoko, ela estava chegando
lá do templo budista, onde faz suas
meditações, e foi logo perguntando o que havia acontecido. Os meninos explicaram
e ela também quis ajudar:
- Hoje o
monge falou que precisamos ajudar as
pessoas e eu vi uma porta para doação lá no templo. Vamos lá buscar! – disse a
menina.
Os três
amigos consertaram a porta da casa do Davi e ficaram fazendo companhia para
ele.
Logo em
seguida, saindo de uma floresta que tinha atrás da casa do Davi, apareceu o Curumim, ele morava numa comunidade indígena próxima dali e sempre aparecia
pra brincar com eles. Só que desta vez ele percebeu que algo havia acontecido e
os amigos lhe contaram sobre a casa do Davi. O Curumim também queria ajudar e
foi logo pedir para o xamã da sua
aldeia uma janela que eles haviam ganhado para construir a Opy e não usaram, então levaram para o Davi.
E assim,
os quatro amigos brincaram e comemoraram a casa nova do Davi!
2) Dialogar com as(os)
estudantes sobre a história. Neste momento a(o) professora(or) levanta algumas
reflexões acerca das diferentes crenças dos personagens explicando as palavras
diferentes que apareceram no texto:
JUDEU
– nome atribuído ao seguidor do Judaísmo.
SINAGOGA
– lugar sagrado para o Judaísmo
RABINO
– líder espiritual no Judaísmo
UMBANDA
– religião afro-brasileira
TERREIRO
– lugar sagrado de matriz africana
MÃE
DE SANTO / PAI DE SANTO – líder espiritual nas religiões afro-brasileiras.
BUDISTA
– nome atribuído ao seguidor do Budismo
TEMPLO
– lugar sagrado para o Budismo
MONGE
– líder espiritual no Budismo
XAMANISMO
– religiosidade nativa
XAMÃ/
PAJÉ– líder espiritual indígena
OPY
(leia-se: OPÃ) – lugar sagrado indígena
3)
Propor
como atividade a correspondência entre as fichas dos lugares sagrados de cada
religião que apareceu na história e seus respectivos seguidores (personagens). Ao
sistematizar os conhecimentos durante a atividade o(a) professor(a) fará a mediação
retomando se necessário alguns conceitos ou instigando com perguntas o conteúdo
trabalhado.
AMEI A HISTORIA TEM EM PDF?
ResponderExcluirOlá Flávia, essa história faz parte do Informativo da ASSINTEC nº 41, segue o link em PDF para você acessar: http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/arquivos/File/boletins_informativos_assintec/informativo_assintec_41.pdf
ExcluirObrigada pelo acesso!
Muito obrigada
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