LUGARES SAGRADOS
Contribuição: Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva
(Equipe pedagógica da ASSINTEC)
TURMA: 3º ANO
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Conteúdo:
Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos)
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Objetivo Geral: Reconhecer e identificar o Fenômeno Religioso na
perspectiva da diversidade cultural religiosa, contemplando as quatro matrizes:
Indígena, Ocidental, Africana e Oriental.
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Objetivo
Específico: Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no Brasil.
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS:
1) Fazer os mesmos encaminhamentos do 1º ano e 2º ano:
- a
história do avental sobre os quatro personagens;
- a
explicação e reflexão sobre as palavras diferentes que apareceram no texto;
- perguntar aos alunos se
conhecem lugares sagrados parecidos com os que aparecem na história e/ou quais
lugares sagrados conhecem na sua comunidade, cidade ou já viu em algum outro
local (na televisão, em algum livro ou revista, em uma viagem, etc.)
2) Como atividade para o 3º ano fazer uma lista no
quadro-de-giz dos lugares sagrados dos personagens da história e outros lugares
sagrados que conhecem:
SINAGOGA
TERREIRO
TEMPLO
OPY
IGREJA
NATUREZA
CEMITÉRIO
CAPELA
3) Depois da lista pronta, a professora promoverá um
“Bingo dos Lugares Sagrados”:
Solicitar que cada aluno faça sua cartela dividindo um
quadro em 4 partes e escolher 4 lugares sagrados da lista e copiá-las na
cartela. Ex.:
1)
A professora, juntamente com os alunos, criará
perguntas sobre cada lugar sagrado. Depois serão colocadas as perguntas para
sorteio. O aluno que tiver a resposta deverá assinalar na cartela com bolinhas
de papel. Ganha o primeiro que completar a cartela.
Exemplo de possíveis perguntas para o sorteio:
- Como é chamado o lugar sagrado para os cristãos?
- Qual
é o nome do lugar sagrado dos judeus?
- Como
se chama o lugar sagrado para os indígenas?
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