Segundo a BNCC: Os rituais religiosos são geralmente realizados coletivamente em espaços e territórios sagrados (montanhas, mares, rios, florestas, templos, santuários, caminhos, entre outros), que se distinguem dos demais por seu caráter simbólico. Esses espaços constituem-se em lócus de apropriação simbólico-cultural, onde os diferentes sujeitos se relacionam, constroem, desenvolvem e vivenciam suas identidades religiosas.
UNIDADE TEMÁTICA: manifestações religiosas
OBJETO DE CONHECIMENTO: ritos religiosos
HABILIDADES: (EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e omunitário.
(EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.
(EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte).
(EF04ER04) Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas.
O trabalho aqui sugerido ( já estava no planejamento, mas devido a COVID-19 entramos em isolamento social) não pude aplicar.
Mas seria desta forma que esta aula aconteceria:
Após relembrarmos da História do Rafael, rito cristão , apresentar a história da Carolina, uma menina nascida na religião dos pais: o Budismo.
É possível fazer uma parênteses e relembrar quem foi Buda, se quiser pode até contar novamente a HISTÓRIA DE BUDA .
Começar com a história:
Em seguida anotar com os estudantes quais foram os ritos que fazem parte da parte da religião do Budismo.
INICIAÇÃO
ESPIRITUALIDADES
RITOS DE PASSAGEM
RITOS DE CURA
RITOS MORTUÁRIOS
Anotar em que situações cada um deles apareceu na História da Carolina.
Download aqui: RITOS DO BUDISMO - QUIZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!