Objeto de conhecimento/Conteúdo:
Eu,
o outro e o nós
Habilidades:
Identificar e acolher as semelhanças e
diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Objeto de conhecimento/Conteúdo:
Imanência e transcendência
Habilidades:
• Reconhecer e respeitar as características
físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
Após passar o vídeo conversar com os
estudantes:
- onde as crianças foram passear?
- em que período do ano eles foram ao zoológico?
- o que vocês fizeram nas férias que tiveram?
(abrir espaço para que os estudantes possam contar um pouco da sua vivência)
Jardim zoológico, zoológico ou zôo, parque onde se criam animais de várias espécies destinados à exposição pública.
Fonte: https://www.dicio.com.br/zoologico/
Vamos relembrar cada um dos animais (diferentes formas de vida), que apareceram na história colocando a letra inicial para formar o nome. Em seguida desenhar os mesmos:
___ OBO
___ LEFANTE
___ BELHA
___ ORDEIRO
___ AVÃO
___ ALINHA
- Lucy no final da história falou sobre outras
formas de vida. Vamos relembrar? Passar o vídeo final ou fazer a leitura dessa
parte da história.
*árvores
*pássaros
- ao passear pelo zoológico cada uma das crianças contou um história dos animais que apareceram.
- o/a professor/a poderá escrever em tiras de
papel o significado de cada um desses animais e ao escolher uma dessas tirinhas,
no caderno os estudantes irão colar e ilustrar o animalzinho.
Vida dos animais
Vida das plantas
Vidas das pessoas
- mostrar imagens das ações que algumas religiões
fazem para respeitar as diferentes formas de vida:
* matriz oriental: Templo Budista de Três
Coroas/RS
/https://www.buenasdicas.com/templo-budista-tres-coroas-9021/ |
- matriz ocidental: Trecho da Bíblia - Gênesis:
26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ¬que se movem rente ao chão".
30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra¬, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ¬se movem rente ao chão". E assim foi.
Fonte: https://www.bibliaon.com/versiculo/genesis_1_26/
- matriz indígena: a importância dos animais,
plantas, rios para a continuidade da vida
https://aminoapps.com/c/pets-em-geral/page/blog/19-de-abril-dia-do-indio/E7Xn_MEuPu5emJrregQzPrEE07vdg376Ml |
Alguns animais são para os povos indígenas sagrados pelo que eles representam dentro da cosmologia de cada povo. Para o Kambeba; por exemplo, a preguiça é um animal que representa a sabedoria, portanto, não se pode comer a preguiça.
- matriz africana: imagem de Iemanjá no mar →
protetora de tudo que há no mar; Ossaim → detentor do conhecimento das ervas e
sua importância.
https://www.srzd.com/geral/dia-de-iemanja-salve-a-rainha-do-mar/ |
Dia 2 de fevereiro é o dia de Iemanjá, rainha das águas e um
dos Orixás mais conhecidos no Brasil. Iemanjá está associada à Nossa Senhora da
Conceição e a Nossa Senhora dos Navegantes. Ela cuida da vida familiar e
ajuda seus filhos e tomarem seus caminhos. Além disso, ela protege as pessoas
contra os perigos do mar.
http://umbandadejesus.blogspot.com/2010/01/ossaim-na-umbanda.html |
Ossaim é o grande sacerdote das folhas, que por meio das folhas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. É nas folhas que está à cura para todas as doenças, do corpo ou do espírito. Portanto, precisamos lutar por sua preservação, para que consequências desastrosas não atinjam os seres humanos. A floresta é a casa de Ossaim.
Fonte: https://ocandomble.com/os-orixas/ossaim/
- pedir que os estudantes ilustrem no caderno ou em uma folha e fazer um cartaz, um animal/inseto/planta e escrever o/s nome/s
(professor/a como escriba)
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