Com base no livro Alteridade, Culturas &
Tradições, trabalhei o conteúdo de alteridade com 1º ano da minha escola.
Os valores universais, também chamados de
permanentes ou universais, são aqueles que nos remetem à essencialidade de
nossa condição humana: dignidade, liberdade, integridade, respeito, bondade,
amor, altruísmo, empatia, solidariedade, tolerância, compreensão,
responsabilidade, compaixão, inclusão, justiça...
As diversas tradições religiosas orientam seus
fiéis para a prática de princípios que guiam a vida do individuo. Esses valores
visam a um crescimento pessoal e comunitário, pois, quando se está bem consigo,
se está bem com o mundo. Os valores aproximam as tradições religiosas, e por
meio dessa convicção é que os alunos podem ser levados a perceber que, mesmo
nas diferenças religiosas, é possível uma convivência solidária, fraterna e
pacífica. O maior anseio do ser humano é ser feliz, aqui e na vida após a
morte, e todas as religiões procuram responder a esse anseio.
Atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às
injustiças, o respeito ao outro e a exigência desse mesmo respeito para si
favorecerem o exercício da cidadania. A diversidade religiosa é uma das formas
de exercer a cidadania.
Conteúdo: Diversidade religiosa.
Fonte: Alteridade,
Culturas & Tradições – Edile Fracaro, Emerli Schlögl e Sérgio Junqueira
Este foi o procedimento que utilizei:
Para iniciar a aula, perguntei aos alunos se eles
sabiam o que são os valores humanos.
Expliquei que os valores humanos fazem as pessoas
serem felizes.
O que deixa vocês felizes? ( Alguns alunos
responderam, sair com minha mãe e meu pai, ganhar presente, brincar com meus
amigos, etc.) A partir daí apresentei o
seguinte encaminhamento:
Após este questionamento,
apresentei algumas palavras impressas, como: LIBERDADE, AMOR, RESPEITO,
COMPREENSÃO, COMPAIXÃO, JUSTIÇA, INCLUSÃO, RESPONSABILIDADE, SOLIDARIEDADE,
BONDADE, RAIVA, MENTIRA, INVEJA, CIÚME, PREGUIÇA E BRIGA.
Após apresentar
as palavras, solicitei aos alunos que dissessem quais delas os deixavam feliz. Palavras
que eles não foram compreendidas, foram explicadas. Separadas em dois grupos:
palavras que nos deixam e palavras que não nos deixam felizes . (Essa foi uma
maneira de a partir daí dizer que as palavras que nos fazem sentir bem, são os
valores humanos).
Muito interessante essa atividade. Parabéns.
ResponderExcluirMuito interessante essa atividade. Parabéns.
ResponderExcluirQue bom que gostou Jaqueline, o intuito do blog é bem este, levar aos professores e mostrar aos alunos como é o trabalho com o componente de Ensino Religioso Inter-religioso.
ExcluirMuito bom de sua parte disponibilizar seus saberes e atividades fiz o atividade alteridade e os meus anos de 2º ano amaram em fazer parabéns linda. bjs
ResponderExcluirAdorei esse trabalho. Irei utilizar e colocarei a referencia do blog.
ResponderExcluirParabéns!