Com base no livro Alteridade, Culturas &
Tradições, trabalhei o conteúdo de alteridade com 1º ano da minha escola.
Os valores universais, também chamados de
permanentes ou universais, são aqueles que nos remetem à essencialidade de
nossa condição humana: dignidade, liberdade, integridade, respeito, bondade,
amor, altruísmo, empatia, solidariedade, tolerância, compreensão,
responsabilidade, compaixão, inclusão, justiça...
As diversas tradições religiosas orientam seus
fiéis para a prática de princípios que guiam a vida do individuo. Esses valores
visam a um crescimento pessoal e comunitário, pois, quando se está bem consigo,
se está bem com o mundo. Os valores aproximam as tradições religiosas, e por
meio dessa convicção é que os alunos podem ser levados a perceber que, mesmo
nas diferenças religiosas, é possível uma convivência solidária, fraterna e
pacífica. O maior anseio do ser humano é ser feliz, aqui e na vida após a
morte, e todas as religiões procuram responder a esse anseio.
Atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às
injustiças, o respeito ao outro e a exigência desse mesmo respeito para si
favorecerem o exercício da cidadania. A diversidade religiosa é uma das formas
de exercer a cidadania.
OBJETIVO: Reconhecer o direito à liberdade de
crença de cada cidadão e cidadã.
Conteúdo: Diversidade religiosa.
Fonte: Alteridade,
Culturas & Tradições – Edile Fracaro, Emerli Schlögl e Sérgio Junqueira
Este foi o procedimento que utilizei:
Para iniciar a aula, perguntei aos alunos se eles
sabiam o que são os valores humanos.
Expliquei que os valores humanos fazem as pessoas
serem felizes.
O que deixa vocês felizes? ( Alguns alunos
responderam, sair com minha mãe e meu pai, ganhar presente, brincar com meus
amigos, etc.) A partir daí apresentei o
seguinte encaminhamento:
Após este questionamento,
apresentei algumas palavras impressas, como: LIBERDADE, AMOR, RESPEITO,
COMPREENSÃO, COMPAIXÃO, JUSTIÇA, INCLUSÃO, RESPONSABILIDADE, SOLIDARIEDADE,
BONDADE, RAIVA, MENTIRA, INVEJA, CIÚME, PREGUIÇA E BRIGA.
Após apresentar
as palavras, solicitei aos alunos que dissessem quais delas os deixavam feliz. Palavras
que eles não foram compreendidas, foram explicadas. Separadas em dois grupos:
palavras que nos deixam e palavras que não nos deixam felizes . (Essa foi uma
maneira de a partir daí dizer que as palavras que nos fazem sentir bem, são os
valores humanos).
Na segunda aula, retomei a leitura de todas as palavras
e após isso entreguei aos alunos revistas para que recortassem imagens que
representassem os valores humanos. Veja como ficou pois as imagens foram
colocadas pelos alunos em um cartaz com as palavras que representam os valores
humanos.
Muito interessante essa atividade. Parabéns.
ResponderExcluirMuito interessante essa atividade. Parabéns.
ResponderExcluirQue bom que gostou Jaqueline, o intuito do blog é bem este, levar aos professores e mostrar aos alunos como é o trabalho com o componente de Ensino Religioso Inter-religioso.
ExcluirMuito bom de sua parte disponibilizar seus saberes e atividades fiz o atividade alteridade e os meus anos de 2º ano amaram em fazer parabéns linda. bjs
ResponderExcluirAdorei esse trabalho. Irei utilizar e colocarei a referencia do blog.
ResponderExcluirParabéns!