Umbanda:
1ª aula: Apresentei aos alunos a “música”
Saudação ao Anjo da guarda, em cartaz para que pudéssemos fazer a leitura
apontada e também para que pudéssemos ouvir. Conversamos sobre o que ela dizia
e o que os anjos fazem. Após esta conversa os alunos ilustraram no caderno de
que forma os anjos podem proteger, guardar, ajudar uma pessoa.
2ª aula: Com o recurso do instrumento musical
do Caxixi contei aos alunos o mito: Os Ibejis são transformados em estátuas.
Conversamos sobre o mito e que nesta cresça se explica o surgimento dos
primeiros gêmeos do planeta.
Conversamos sobre o mito e como é uma
criança. Alegre, inocente, feliz, brincalhona.
3ª aula: Realizei a contação do mito:Os
Ibejis salvam a cidade e encontram água. Após a leitura em sala de aula com os
1º e 2º anos realizamos a dramatização de como tudo aconteceu. Fizemos grupos
para que o mito fosse encenado por todos. Os alunos do 3º ano receberam uma
imagem dos Ibejis para pintar e completar a cena de acordo com o mito.
4ª aula: Resgatei o que foi dito pelo Judaísmo quando a criança é apresentada e inicia a sua participação na sinagoga e como às crianças muçulmanas são tratadas segundo o texto sagrado do Alcorão, então questionei os alunos e perguntei se na tradição africana também tem crianças praticantes da tradição religiosa da Umbanda ou do Candomblé.
Então apresentei o vídeo do batismo do Vinicius,
um bebezinho que iniciou sua participação na Umbanda através do batismo.
Após assistirem elencamos os elementos
utilizados para este rito, pessoas que participaram, que roupa foram
utilizadas, quem celebrou e onde foi realizado.
5ª aula: Nesta aula mostrei aos alunos os
símbolos utilizados e em pequenos grupos todos tiveram acesso a estes símbolos
pegando, tocando, riscando. Após a atividade realizamos a ilustração dos
mesmos.
O 1º ano além de verificar os símbolos ilustrou no caderno.
Como lição de casa, uma pesquisa onde os familiares
deveriam responder:
Em sua tradição religiosa há a prática do
batismo?
A partir de que idade o batismo acontece?
Onde ele é realizado?
Que pessoa é responsável por esta cerimônia?
Que elementos (símbolos) são utilizados?
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