27 de junho de 2018

ANIVERSÁRIO DO SENHOR KRISHNA


OBJETIVO:Reconhecer características de algumas festas populares religiosas do Brasil.
CONTEÚDO: Festas religiosas: – Festas populares religiosas do Brasil.
CRITÉRIO DE APRENDIZAGEM: Indica características de algumas festas populares religiosas do Brasil.


Aniversário de Krishna em setembro
O anúncio do nascimento de Krishna
Aniversário de nascimento de KRISHNA.

Milhões de hindus celebrarão no dia 05 de setembro, a festa do nascimento de sua principal divindade, o Avatar  KRISHNA, o OITAVO avatar de VISHNU.
A data do nascimento de KRISHNA é celebrada com orações e peregrinações principalmente na cidade de Mathura, no norte da Índia, onde a divindade supostamente nasceu como um homem, há cerca de 5.200 anos atrás.

A figura de KRISHNA, é fundamental no texto sagrado Bhagavad Gita, é um dos deuses mais populares do panteão hindu (para a maioria dos hindus é a personalidade divina encarnada), e é habitual encontrar nos templos da ÍNDIA sua figura tocando uma flauta ao lado de sua companheira (o seu complemento feminino de alma), Radharani, ou tendo uma vaca e/ou um touro ao seu lado, pois ele foi também um vaqueiro em sua juventude. O deus é considerado um avatar de Vishnu, que junto com Brahma e Shiva faz parte da trindade sagrada do hinduísmo, a religião de cerca de 80% da população da Índia. 

Milhares de pessoas se deslocam até o local todos os anos para participar das celebrações, que incluem orações e canções nos templos e banhos de imagens da divindade KRISHNA com mel, preparados lácteos e oferendas com ramalhetes de flores de todos os tipos (Bhakti).

Em Curitiba, no templo Hare Krishna também é comemorado o aniversário desta divindade. Para mostrar como foi realizado os estudantes assistiram a este vídeo:


Após assistirmos a festa do aniversário de Krishna, conversamos sobre como a comemoração acontece, cada estudante ganhou uma flor para confeccionarmos o mural do Aniversário de Krishna.





FESTAS RELIGIOSAS

Objetivo: Reconhecer algumas festas populares religiosas do contexto onde vive.
Conteúdo: Festas Religiosas: – Festas populares religiosas da comunidade, em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Critérios de aprendizagem: Descreve algumas festas populares religiosas do contexto onde vive.

O festival mais famoso, o Ratha-Yatra, ou o festival das carruagens, tem sido celebrado na cidade santa de Jagannatha Puri, Índia, por milhares de anos, tornando-o uma das celebrações religiosas mais antigas do mundo.

Esta atividade foi realizada com os estudantes, onde cada um ganhou um texto explicativo e a seguinte  imagem: 




Depois montamos um painel com a carruagem de Krisnha e as ilustrações dos estudantes.



FESTAS DOS PÁSSAROS

Objetivo : Reconhecer diferentes festas religiosas do Brasil;
Conteúdo: Festas religiosas - Festas religiosas populares do Brasil;
Critério de aprendizagem: Identifica diferentes tipos de festas religiosas populares do Brasil. 

Está atividade foi realizada com foco no conteúdo festas e não rito de passagem.

Os estudantes ganharam o seguinte texto:

IPONHE: é a "Festa dos Pássaros", segundo a indica a mitologia; também de duração de orelhas dos meninos que possuem o direito de se tornarem chefes alto-xinguenses. Logo depois entreguei dois moldes com tamanhos diferentes de círculo  ( um menor para fazermos a cabeça e à causa do pássaro e outro maior para fazermos o corpo e as asas), logo em seguida cada um ganhou uma folha e cortonou e reportou seus círculos. 
Realizamos a dobradura e colamos no caderno, em seguida cada um iria criar uma paisagem que representasse esta festa.


Confira como ficou a atividade:




23 de junho de 2018

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS DA COMUNIDADE

Objetivos: Conhecer a diversidade religiosa no contexto onde vive.
Conteúdos: Organizações Religiosas - Organizações Religiosas da comunidade, em espaços de vivência e  referência, contemplando as quatro matrizes.
Critérios de aprendizagem: Reconhece a diversidade religiosa no contexto onde vive.

Os estudantes após conhecerem os Lugares Sagrados da comunidade, aprenderam que em cada lugar religioso, seja ele uma igreja, salão, templo, capela, sinagoga, mesquita, terreiro, barracão, opy, há líderes que realizam a prática religiosa. 

Pensando nos conteúdos, objetivos e critérios de aprendizagem os estudantes completaram o mapa da nossa cidade com estes/as líderes religiosos/as.

Veja como ficou:








19 de junho de 2018

O SAGRADO FEMININO

Objetivos: Identificar a existência do Sagrado Feminino na diversidade religiosa.
Conteúdo: Organizações religiosas: – O Sagrado Feminino.
Critérios de aprendizagem: Identifica e compreende o Sagrado Feminino na diversidade religiosa.


Nesta atividade os estudantes conheceram algumas mulheres sagradas e importantes para algumas organizações Religiosas.

Logo depois realizaram uma pesquisa sobre quais mulheres importantes e/ou sagradas eles conheciam ou já ouviram falar na organização religiosa a que pertencem.

Aqui segue o relato de algumas mulheres com as quais trabalhamos e realizamos uma atividade final.



https://conexaoplaneta.com.br/blog/paje-mapulu-kamayura-recebe-premio-direitos-humanos-2018-por-proteger-a-saude-dos-povos-indigenas-especialmente-das-mulheres/


O xamã ou pajé é, ao lado do cacique, a maior autoridade de um grupo indígena. No caso dos Yawanawá, são eles os guardiões dos conhecimentos da tribo, desde a medicina até as artes. Acredita-se que tenham dons sobrenaturais — de adivinhação, de cura e até mesmo de matar inimigos telepaticamente. Fazem também a interlocução entre os vivos e os ancestrais. Segundo a sabedoria indígena, são os espíritos que ensinam ao pajé os segredos mágicos. Tais comunicações acontecem em rituais em que os líderes espirituais tomam ayahuasca (chamada por eles de uni) e inalam rapé (uma mistura de tabaco em pó e da casca moída de uma árvore amazônica chamada por eles de tsunu).



https://extra.globo.com/noticias/rio/candomble-francesa-gisele-cossard-mae-de-santo-omindarewa-abandonou-tudo-para-viver-para-religiao-10393225.html


Giselle Cossard Binon - Omindarewa, (Tanger, 31 de maio de 1923 - Duque de Caxias, 21 de janeiro de 2016), Iyalorixá do Candomblé do Rio de Janeiro. Também conhecida por Mãe Giselle de Iemanjá. Filha de santo de Joãozinho da Goméia, iniciada para o Orixa Iemanja, antropóloga e escritora, franco-brasileira.
Gisele Cossard nasceu em 1923 em Tanger, no Marrocos, onde seu pai atuava como militar. Sua família a criou na fé católica, sendo que eram de classe média alta, republicanos e cultos. Seu pai era professor primário e a mãe, professora de música e pianista do Conservatório de Paris.



http://biografiadosheroisdafe.blogspot.com/2010/01/aimee-semple-macpherson.html

Aimee Semple McPherson (IngersollOntárioCanadá9 de Outubro de 1890 – 27 de Setembro de 1944), nascida como Aimee Elizabeth Kennedy e também conhecida como Irmã Aimee foi uma evangelista e celebridade de mídia entre os anos de 1920 e 1930.[1] Ela fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular. Aimee tem sido destacada como uma pioneira no uso da mídia moderna, especialmente rádio, o qual ela inspirou-se pelo seu crescente uso no entretenimento popular norte-americano.



https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2010/11/primeira-mulher-rabino-desde-o-holocausto-e-ordenada-na-alemanha-cjpmtyp7002bdvtcnxc4ghfc0.html

Pela primeira vez em 75 anos, informa a agência AFP, uma mulher foi ordenada rabina na Alemanha, selando mais um marco na retomada de uma comunidade devastada pelo Holocausto. 
Alina Treiger, 31 anos, originária da Ucrânia, tornou-se rabina em 4 de novembro em uma sinagoga em Berlim, em cerimônia que contou com a presença do presidente da Alemanha, Christian Wulff. 
A trajetória da jovem rabina é símbolo do dinamismo da comunidade judaica alemã, composta, em grande parte, por imigrantes da extinta URSS. 
Alina é a segunda mulher ordenada rabina na Alemanha. A primeira foi Regina Jonas, em 1935. Ela foi assassinada em Auschwitz, em 1944. 



https://oglobo.globo.com/cultura/livros/a-indignacao-uma-alavanca-de-transformacao-do-mundo-defende-monja-coen-24850425


Cláudia Dias Baptista de Sousa (São Paulo30 de junho de 1947[1]), conhecida como Monja Coen Roshi, é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão.[2] Monja Coen também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista criada em 2001 com sede em PacaembuSão Paulo. Seu pai era filho de portugueses e sua mãe oriunda de familia paulista quatrocentona (Dias Baptista), de grandes proprietários de terra. Ela é prima de Sérgio Dias BaptistaArnaldo Dias Baptista e Cláudio César Dias Baptista, mais conhecidos por seus trabalhos com a banda Mutantes.



https://br.pinterest.com/pin/608971180837860527/

Maria (hebraico: מִרְיָם, MiriamaramaicoMaryāmárabe: مريم, Maryamgrego koiné: Μαριας ou Μαριαμ,[5]), também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Nossa Senhora, foi a mulher israelita [6] de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina (Mateus 1:16-25Lucas 1:26-56Lucas 2:1-7). Jesus é visto como o messias — o Cristo — em ambas as tradições, dando origem ao nome comum de Jesus Cristo. Maria teria vivido na Galileia no final do século I a.C. e início do século I d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo.



Conversamos muito sobre essas e outras mulheres e realizamos a seguinte atividade:

Cada estudante ganhou uma foto e coloriu.









Nossa atividade ficou assim.... linda!



SÍMBOLOS - ARQUITETURA RELIGIOSA

Objetivo: Reconhecer elementos simbólicos na arquitetura religiosa.
Conteúdo: Símbolos religiosos – Arquitetura religiosa.
Critérios de aprendizagem: Identifica e aponta alguns elementos simbólicos na arquitetura religiosa.

Após terminarmos o conteúdo Organizações Religiosas, iniciamos o conteúdos Símbolos Religiosos.

Iniciei enviando uma lição de casa: Que símbolos religiosos você conhece? Faça uma pesquisa junto com a sua família e traga uma imagem do mesmo ou o próprio símbolo religioso.


Foi muito interessante que os estudantes trouxeram o Texto Sagrado da Bíblia em imagens e o próprio livro, rosário, imagens de alimentos, algumas estátuas de divindades hinduístas.

Logo depois perguntei se os Lugares Sagrados que vimos também poderiam ser símbolos das religiões, todos eles são iguais? Por que são diferentes? O que os torna diferentes?

Então passei esta atividade:



Desta forma podemos entender que o que difere um lugar do outro é a Arquitetura Religiosa.

Então entender um pouco mais sobre a Arquitetura Religiosa. Passei no quadro algumas dicas, como:


1 - Tem uma cúpula elaborada ( abóboda );
2 - Possui minaretes;
3 - Tem salas para homens e mulheres;
4 - Tem a mihrad em direção a cidade sagrada;
5 - No pátio tem uma fonte para a ablução antes da oração;


https://curitibaspace.com.br/mesquita-imam-ali-ibn-abi-talib/


Conversamos sobre as palavras que estão em negrito, pois não faz parte do vocabulário dos estudantes.

Logo depois apresentei várias imagens e fomos tentando entender qual seria a imagem que teria estes elementos simbólicos.



FONTE: http://www.mineirosnaestrada.com.br/templo-budista-tres-coroas/




FONTE: http://mindioescola.blogspot.com/2012/02/





FONTE: https://www.facebook.com/Santu%C3%A1rio-da-F%C3%A9-Esp%C3%ADrita-Reino-de-Balua%C3%AA-441430815945827/



FONTE: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303444-d2331654-Reviews-Mosque_of_Omar_Ibn_Al_Khattab-Foz_do_Iguacu_State_of_Parana.html



FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Bas%C3%ADlica_de_Nossa_Senhora_Aparecida


Após visualizarmos as imagens conversamos sobre os  elementos sagrados da arquitetura e os estudantes chegaram a conclusão que seria a MESQUITA. 
Foi muito interessante que um estudante que tem muita dificuldade identificou e mostrou qual seria a imagem correta.

Para verificar se realmente conseguiam perceber este elementos realizamos a seguinte atividade, trabalhando o conteúdo de matemática: simetria podemos construir os elementos da arquitetura dos Lugares Sagrados.


















13 de junho de 2018

VAMOS CONHECER OS LÍDERES RELIGIOSOS?

Os estudantes do 1º ano realizaram esta atividade de forma lúdica e gostosa. Ao trabalharmos os Lugares Sagrados da comunidade, perguntei aos estudantes se nos lugares sagrados haviam pessoas. Eles disseram que sim, mas quais pessoas?

Foi a partir daí que iniciamos a atividades referentes ao conteúdo Organizações Religiosas.

Objetivo: Conhecer a diversidade religiosa no contexto onde vive.
Conteúdos: Organizações Religiosas: – Organizações religiosas da comunidade, em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Critérios de ensino-aprendizagem: Reconhece a diversidade religiosa no contexto onde vive.

Iniciamos falando da função de cada pessoa e relacionando com outras pessoas como; professores, médicos, artistas, etc.

Logo em seguida fomos semana a semana trabalhando com a imagem de cada líder/representante religioso/a. 

Nesta atividade a forma da abordagem foi através da pintura dirigida e a confecção de quebra-cabeças.


Aqui aparecem as 4 imagens trabalhadas.

Logo depois de recortarem todos brincaram com seus quebra-cabeças, trocaram e montaram o do colega e levaram para casa pra brincar com a família.

VOCÊ OUVIU FALAR DA IKEBANA?


Hoje, 13/06 as professoras de Ensino Religioso do município de Curitiba, realizar a Visita Técnica à Igreja Messiânica do Brasil. 
Foi um momento muito preciso de um aprendizado encantador. Fomos atendidas pelo Ministro Gustavo de Sá, que compartilhou muito de sua sabedoria, logo depois nos explicou sobre os cultos realizados, os símbolos e demais componentes que fazem parte do Lugar Sagrado da Igreja.

Para finalizar realizamos a prática da Ikebana. Mas antes de verificarmos como foi esta visita, vamos fazer a leitura deste texto:

IKEBANA

Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para nomear a arte de arranjos florais. Deriva de “Ike” – o qual provém dos verbos “Ikeru” (colocar, dispor ou arrumar flores), “Ikiru” (viver, tornar vivo ou chegar à verdadeira essência de algo), e “Ikassu” (iluminar da melhor forma possível, ajudar a indicar a verdadeira essência, tornar a vida mais pura, mais clara) – e “Hana” / “bana” – tem o significado literal de flor, mas, por extensão, é entendida como planta ou parte de uma planta. IKEBANA é, pois, a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais numa composição evidenciando-lhes a beleza.


O estilo Sanguetsu respeita e valoriza a Grande Natureza e possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.

O nome do estilo foi inspirado na Casa de Chá (Sanguetsu-An) construída por Mokiti Okada em Hakone (Japão). “Sanguetsu” é composto por “San” (montanha) e “Guetsu” (lua), e nos remete à imagem da Lua que se ergue atrás das montanhas.

Foi instituído oficialmente em 15 de junho 1972 pela filha de Mokiti Okada, Itsuki Okada, em Hakone, Japão, tendo como base as vivificações florais preparadas por Mokiti Okada e seus ensaios filosóficos sobre Arte e outros temas relacionados ao ser humano.

No Brasil, as atividades tiveram início em 1974 e, desde então, vem desenvolvendo diversas ações de difusão e formação da Arte do Ikebana estilo Sanguetsu, tais como exposições, demonstrações, workshops e cursos.

A contemplação e a prática da Ikebana (vivificação floral) Sanguetsu conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético bem como eleva a espiritualidade.

As vivificações florais do estilo Sanguetsu transmitem uma força capaz de transformar o negativo em positivo, iluminam e purificam o ambiente, proporcionando paz e harmonia.

Acreditamos que é possível transformar cada lar em um pequeno núcleo do paraíso, onde as pessoas convivam em harmonia e o amor encontre base para florescer e expandir-se naturalmente. O mestre Mokiti Okada, que inspirou o desenvolvimento do estilo Sanguetsu, ensinou que a flor é capaz de tocar o coração do indivíduo, eliminando o que é prejudicial ao mundo.

Portanto, nosso objetivo é contagiar a humanidade com a essência da flor, que é simples e profunda, pura e eterna. Desejamos vivificar o sentimento humano para que um universo de paz, segurança, prosperidade e múltiplas realizações se concretize.