Objeto de conhecimento/conteúdo: Mitos nas tradições religiosas e Narrativas religiosas.
Habilidades/objetivo:
• Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas, contemplando as quatro matrizes.
• Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte), contemplando as quatro matrizes.
• Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória, nas quatro matrizes.
• Conhecer a função e a importância da temporalidade sagrada e diferentes formas de medição do tempo nas organizações religiosas das quatro matrizes.
Nesse trimestre estou trabalhando com esse mito/narrativa religiosa com os estudantes do 5º ano. Num primeiro momento apresentei o seguinte texto para os estudantes:
Pintamos as informações importantes e conversamos sobre a importância do calendário em nossa vida, logo em seguida refletimos sobre os feriados existentes e chegamos a conclusão que alguns desses feriados nacional também são feriados em muitos países e que os mesmos estão ligados a religião.
Os estudantes ficaram responsáveis por pesquisar que outras datas religiosas existem e que não aparecem no calendário "oficial".
Essas foram algumas das respostas:
02/02 - Dia de Iemanjá
08/04 - Comemoração do nascimento de Buda
Eu acabei trazendo mais algumas datas importantes em algumas religiões:
12/11 - Nascimento de Bahá'u'lláh
18/08 - Aniversário de Krishna - esse ano será nessa data
Os povos indígenas têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio. Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.
Mostrei esse calendário indígena
Em seguida trabalhamos o seguinte texto que é de uma narrativa religiosa:
Conversamos sobre o texto e cada um ganhou esse quebra-cabeça que representa a cena ocorrida.
Todos comemoram o natal?
O que as pessoas que não comemoram fazem nessa data?
Se esse foi um acontecimento que marcou o mundo e foi o grande influenciador na criação do calendário, como as religiões que não comemoram o natal seguem o calendário?
Nosso calendário é solar, existe outra forma de contar o tempo? Sim, através do calendário lunar.
Será que estamos em 2022 mesmo?
Cada estudante montou esse quebra-cabeça em seu caderno - ainda não tirei foto.
E para finalizar montamos 4 quebra-cabeças coletivos onde é possível verificar que esse acontecimento do nascimento de Jesus é retratado por diversos pintores e está presente também nos vitrais da igrejas.
Seguem as imagens dos demais quebra-cabeças:
Agradeço de 💓 a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello ou Blog Ensino Religioso em sala de aula.
Bom dia, você pode me enviar os arquivos dos outros quebra cabeça. Desde já eu agradeço.
ResponderExcluirOlá Juliana, coloquei as imagens e o link dos quebra-cabeças para que possa baixar. Para imprimir em tamanho maior é necessário ampliar a imagem.
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