UNIDADE TEMÁTICA:
Identidades e alteridades
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
O eu, o outro e o nós
HABILIDADES:
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
Compreender que os nomes podem ter
origem: étnica, cultural e religiosa. ( Currículo da SME de Curitiba)
Após a apresentação - provavelmente 1 aula de 55 minutos - já é possível - na 2ª aula começar o conteúdo propriamente dito de Ensino Religioso.
Segue aqui uma sugestão de encaminhamento das habilidades a serem desenvolvidas. OBS: Nessas atividades não estão sendo previstas o número de horas/aulas.
1 - apresentar em uma cartaz, multimídia, enfim como o professor/a achar melhor e com as condições que tem, o poema de Pedro Bandeira:
2 - aqui o/a professor/a pode trazer imagens: jacaré/crocodilo e diferenciar os dois.
Informação para o/a professor/a:
Qual a diferença entre CROCODILO e JACARÉ?
As diferenças entre os crocodilos e os jacarés são apenas físicas, o Jacaré tem o focinho mais largo e arredondado, tem também membranas entre os dedos das patas traseiras, já o CROCODILO tem a cabeça mais afiada e escamas no ventre. Mas a diferença mais visível está nos dentes, os jacarés possuem quatro dentes caninos que encaixam na mandíbula, enquanto nos crocodilos, estes dentes ficam expostos quando eles fecham a boca.
4 - em seguida perguntar se o/a estudante gostaria de ter outro nome: qual seria e por que?
* 5 - entregar um folha 1/2 folha de papel sulfite para cada um dos estudantes e perguntar:
o que você mais gosta de comer?
de que animal você mais gosta?
o que você fez nas férias que mais gostou?
* aqui o/a prof. pode pensar em outras questões;
5 - o registro das resposta poderão ser ilustradas na folha que cada um ganhou.
6 - logo depois cada um irá contar o que desenhou.
7 - se o/a prof no primeiro dia aula tirou foto do rostinho dos estudantes para fazer o carômetro é possível nesse momento fazer uma cartaz com as imagens e conversar sobre as semelhanças e as diferenças que cada um tem em sua fisionomia.
8 - após a atividade colar a foto com a atividade número 5*.
9 - trazer imagens de diferentes crianças do mundo e conversar sobre as semelhanças e diferenças que elas tem, entre elas e com os estudantes da sala de aula.
10 - para finalizar essa atividade é possível passar para a atividade do significado do seu nome, sugestões em como iniciar:
a) Veja no link: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/search?q=nome
b) veja no link: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2021/03/atividade-complementar-1-ano_21.html
c) veja no link: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/search/label/1%C2%BA%20ANO
Agradeço de 💓 a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello ou Blog Ensino Religioso em sala de aula.
muito bom, me ajudou bastante no desenvolvimento das minhas aulas,
ResponderExcluirGostei muito!!!
ResponderExcluirSHOW DE BOLA
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluir