Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


17 de fevereiro de 2015

FINALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES COM O TEMA DA PÁSCOA!

Nesta última semana as atividades desenvolvidas foram para finalizar o estudo sobre a origem e a comemoração da Páscoa.
Com o 1º e 2º ano após contar a história do povo hebreu em sua saída do Egito e a história sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo os alunos finalizar com esta atividade. Com base nos textos que foram apresentados nas postagens anteriores.

























Os 3º anos pintaram localizaram a Itália e dentro deste mapa realizaram ilustrações que lembram como a Festa da Páscoa é comemorada neste país.







Os 4º anos localizaram a Polônia e também fizeram a ilustração mostrando como este país comemora a Festa da Páscoa.





 

Os 5º anos também realizaram suas atividades e enceraram com o mapa da Ucrânia. 











Com essas atividades e com a leitura dos textos de cada etnia,  percebemos que cada povo tem como prática a pintura de ovos. Então, já que a Festa da Páscoa é uma comemoração de vida nova, desejos que a vida se renove a cada dia que passa, vivenciando o bem, o amor... os alunos pintaram desenhos de ovos e realizamos um amigo secreto.












E finalizando a atividade confeccionei um painel com todas essas informações.
  










Bom, esse foi o estudo realizado em minha escola, foi muito interessante pois alguns alunos, mesmo explicando que somente algumas tradições religiosas comemoravam a  Festa da Páscoa, ainda assim perguntaram se o Budismo, Hinduísmo, Fé Bahá'i também realizavam esta comemoração. Para eles é difícil pensar nesta data sem a comemoração religiosa e como isso pode acontecer. Foi um trabalho muito interessante de se realizar e inicial para os próximos conteúdos a serem realizados, levando em conta que trabalhamos com o fenômeno religioso na cidade de Curitiba.
Espero que tenha ajudado com mais esta atividade.

3 comentários:

  1. Que atividade interessante e bem diferente para se realizar na disciplina de Ensino Religioso.

    ResponderExcluir
  2. Querida colega Adri, parabéns por seu trabalho com as crianças... muito lindo! Um fraterno abraço! Bjs. Silmara.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Silmara, a vc também um grande abraço!1

    ResponderExcluir