Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


15 de maio de 2013

ALTERIDADE - 2º ANO

Vamos cuidar?

Conteúdo: Respeito e cidadania.
Objetivo: Conscientizar-se sobre a necessidade de cuidar do lugar público como patrimônio de todos.
Procedimentos: Os alunos são estimulados a desenhar fachadas dos templos que frequentam, utilizando técnicas diversas, como aquarela, colagem etc.
Explicar que há muitos templos de várias tradições religiosas que foram tombados. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público, nos nível federal, estadual e municipal, que tem como objetivo preservar bens de valor histórico, religioso, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo sua destruição e/ou descaracterização.
Organizar a exposição dos trabalhos.
Verificar se há algum patrimônio religioso tombado na vizinhança da escola.
Fonte: Alteridade, Culturas & Tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental - Edile Fracaro, Emerli Schlögl e Sérgio Junqueira.
Com este conteúdo realizei a atividade da seguinte forma:
Quando iniciei a aula, coloquei no quadro o título: VAMOS CUIDAR?
  • Do que este título está falando?
  • De que devemos cuidar?
  • Você tem algo de que cuida?
  • Será que espaços sagrados também devem ser cuidados?
  • Como se cuida do espaço sagrado?
Solicitei aos alunos que trouxessem uma imagem ou o desenho do seu espaço sagrado.
O que se faz quando um espaço é espaço é muito importante?
Os alunos responderam que devemos cuidar com muito carinho, então após verificar os desenhos percebi que nenhum havia trazido o único espaço sagrado do bairro que está em processo de tombamento.
A partir deste momento apresentei a eles a Igreja Católica Sagrada Família, em fotos e expliquei que fazia parte da Paróquia Santa Margarida. Alguns alunos já conheciam por na comunidade frequentar as igrejas que fazem parte desta mesma paróquia.
Entreguei aos alunos papel crepon e solicitei que fizessem bolinha para que pudéssemos colar na imagem ampliada desta igreja. Após realizarem esta atividade, passei o seguinte texto para que fosse copiado:
O patrimônio cultural é a riqueza comum que herdamos como cidadãos e que se vai ser transmitido de geração a geração: práticas, formas de ver e pensar o mundo, cerimônias (festejos e rituais religiosos), danças, músicas, lendas e contos, brincadeiras e modos de fazer (comidas e artesanatos), instrumentos, objetos, lugares, símbolos, sentimentos... A destruição da cultura de um povo, de uma nação ou de uma religião.
Este texto foi explicado para os alunos e então como moramos em um bairro muito conhecido por sua gastronomia e por ter sido colonizado por italianos mostrei que existem vários prédios tombados além do Espaço Sagrado Igreja Sagrada Família.





Nenhum comentário:

Postar um comentário