23 de abril de 2013

A VIDA DE CONFÚCIO - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

Mais um vídeos para enriquecer nossas aulas e um pouco mais sobre este outro líder religioso:
"Há homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido...".
(Confúcio)
Confúcio  nasceu em 551 a.C. e morreu em 479 a.C. Ele é tido como um dos principais filósofos Chineses de todo o Oriente. Seus pensamentos, compilados nos Analectos de Confúcio, obra tão importante para os orientais quanto a Bíblia é para os ocidentais.  O livro é um dos poucos registros confiáveis sobre os ensinamentos de Confúcio e é composto por diversos aforismos que o pensador chinês deixou como legados aos seus discípulos e admiradores.
A vida do pensador começou na região Nordeste da China, onde atualmente localiza-se a província Xantung. Aos três anos de idade, Confúcio perde o pai, que sustentava a família, e começa a passar dificuldade junto de sua mãe. Mesmo assim, estudou história e arqueologia até tornar-se professor. As influências de sua filosofia foram Lao Tzu, o Taoísmo e K’ung Fu-Tzu. Apesar disso, Confúcio seguiu um caminho diferente, sem se apegar à assuntos como o pós-vida. Seus ensinamentos tinham eram mais centrados em melhorar a relação entre as pessoas. "Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?" - dizia em um de seus aforismos.
A carreira de Confúcio tomou uma nova direção quando se tornou filósofo da corte. Com este título, tentava fazer com que os governantes chineses dessem bons exemplos a serem seguidos pela sociedade. Para ele, um bom governo começava com a “virtude interior”, que faria com que os líderes ganhassem o respeito dos comandados. Apesar disso, Confúcio desaprovava qualquer tipo de tirania e mantinha a ideologia de que o Estado existia para beneficiar a população.
Os livros de Confúcio são compilações de seus aforismos e consistem nas seguintes obras: Livro dos Poemas, o Livro da História, o Livro das Etiquetas e o Livro das Mutações (o 1º I Ching). Estes escritos, mesmo após a morte do pensador, foram passados de geração em geração, além de terem ganhado diversas versões como as de Chang Yü, Cheng Hsüan e de Ho Yen.
Algum tempo depois, Confúcio foi traduzido para as línguas ocidentais e seus pensamentos tornaram bastante conhecidos na Europa e, posteriormente, nas Américas. Atualmente, o Confucionismo tem milhões de seguidores e muitos de seus pensamentos são popularmente conhecidos e utilizados no dia a dia. Frases como "não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você”, “o silêncio é um amigo que nunca trai” e “o homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros” são de sua autoria.
Fontes: http://www.ahistoria.com.br/biografia-de-confucio/
http://pensador.uol.com.br/frases_curtas_confucio/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio
http://www.infoescola.com/biografias/confucio/

A VIDA DE BUDA - DESENHO ANIMADO

Procurando por vídeos interessantes, vejam o que achei:
Um vídeo sobre a história de Buda. Pode muito bem ser trabalhado com nossos alunos, é um recurso a mais em sala de aula para fazermos um Ensino Religioso de qualidade.

 
 







 
 
Neste site ainda tem mais alguns vídeos que são muito legais e interessantes para trabalharmos com nossos alunos.
 

22 de abril de 2013

O QUE É SAGRADO PARA VOCÊ?


Com este texto realizei a seguinte atividade com as turmas de 1° e 2° anos:
Utilizando um dos aplicativos do Office, Publisher, onde apresentei este texto em um cartaz de 1 metro por 90 centímetros, para que pudéssemos realizar a leitura em grupo. Segue o texto:
 
O QUE É SAGRADO PARA VOCÊ?

         Borres Guilouski

Sagrado é algo digno de grande respeito e veneração

Está relacionado aos sentimentos e ao coração

O sagrado está dentro e fora de você

Está na vida de cada pessoa Não importa a cultura, a etnia ou a religião

Sagrado é seu corpo, sua casa, seu alimento, sua crença

Sagrada é a voz da consciência que lhe indica o caminho do bem

Sagrada é a Mãe-Terra, nossa casa planetária que nos acolhe generosamente

Sagrado é todo o Universo, santuário da vida

Sagrada é a natureza, porque dela depende nossa vida

Sagrada é a beleza e o perfume de toda flor

Sagradas são as árvores, transmissoras de paz e purificadoras do ar

Sagrada é a água que lava o nosso corpo e sacia a nossa sede

Sagrado é todo gesto de respeito e compaixão a qualquer criatura

Sagrado é o conhecimento que liberta as pessoas, que humaniza e amplia a visão de mundo

Sagrado é o gesto de quem ensina e de quem quer aprender

Sagrada é a ciência, a arte, a filosofia e a religião

Que enobrece a alma humana, que eleva a consciência e inspira o coração

Agora pense e responda

O que é sagrado para você?
 
 
1- Após este questionamento, perguntei a cada aluno o que era sagrado para eles.
As respostas foram as mais diversas possíveis:
minha casa;
minha família;
meus brinquedos;
Deus;
meus amigos;
a amizade;
o amor;
minha religião;
a comida;
entre outras, ou até respostas de ítens que constam no texto. 
 
2- No caderno de Ensino Religioso cada um realizou a ilustração do que considera sagrado.
3- Uma pesquisa foi enviada para casa, para que as pessoas que moram com a criança conversassem e juntos ilustrassem o que a família considera sagrado.
 

 

SAGRADO: É ALGO DE GRANDE RESPEITO VENERAÇÃO, ESTÁ RELACIONADO AOS SENTIMENTOS E AO CORAÇÃO. AGORA, FAÇA NESTA FOLHA, UM DESENHO MOSTRANDO QUE É SAGRADO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

 




















 

Com os alunos do 3º, 4° e 5° anos, também foi realizada a leitura des texto. Os alunos realizaram a ilustração do que é sagrado para cada um.
 









Com as respostas confeccionamos um cartaz que ficou exposto no mural da escola.
Logo depois os alunos completaram na palavra sagrado o que consideravam sagrado.
 
 
 

8 de abril de 2013

SITE INTERESSANTE

Para você que busca por fotos, imagens, eventos, mandamentos da ética, importância da água, rituais do candomblé, textos, mensagens, orixás, e muito mais é só vendo para aproveitar a riqueza deste blog.


O ENCANTO DO ARCO-ÍRIS DE DAN

6 de abril de 2013

CANDOMBLÉ, UMBANDA E MACUMBA!!!


Este é um conhecimento que devemos esclarecer para os nossos alunos pois, o conhecimento amplia a visão de mundo, humaniza e ajudar a entender e respeitar o outro em sua opção religiosa.

Formação Continuada Gper

 

O Ensino Religioso está sendo discutido nas academias, nos sistemas de ensino, no legislativo, temos projeto tramitando no Congresso para revisão do artigo 33 da LDB, assim como na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro para tornar mais coerente este componente curricular das escolas fluminenses com a proposta nacion...al de realizar um ensino sem proselitismo. Já tivemos o lançamento de um livro e até agora localizamos cinco dissertações com pesquisas sobre o Ensino Religioso. Temos exemplos de novos projetos como na Universidade Federal de Sergipe investindo no PIBID junto aos seus alunos de licenciatura em Ciências da Religião, assim como a luta da Associação de Professores do Pará buscando efetivar a presença da disciplina no estado paraense. No projeto formação continuada organizado pelo GPER 15 professores/as já concluíram esta primeira etapa e vamos lançar no dia 15 o segundo curso sobre Diversidade e Ensino Religioso. O que estes fatos revelam – EXISTE UM MOVIMENTO NACIONAL DO ENSINO RELIGIOSO buscando estabelecer uma perspectiva a partir da escola e não de negociações que favoreçam o proselitismo, para tal é fundamental investir na formação de professores e professoras para compreender esta escolarização do ENSINO RELIGIOSO.
Queremos convidá-los/as para o PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA 02 – DIVERSIDADE
Semana 01 – Diversidade e o Ensino Religioso
Semana 02 – Questões étnicas
Semana 03 – Festas e Feriados
Semana 04 – Culturas e Tradições
Semana 05 – Gênero e Cidadania

Aguardamos você para participar deste PROJETO !!!
GPER

2 de abril de 2013

CANDOMBLÉ

Candomblé
O que é o candomblé, como se prepara a festa, quem são os orixás, como funciona um terreiro, os rituais de iniciação, a sabedoria dos búzios e sua origem e misturas.
Os navios negreiros que chegaram entre os séculos XVI e XIX traziam mais do que africanos para trabalhar como escravos no Brasil Colônia. Em seus porões, viajava também uma religião estranha aos portugueses. Considerada feitiçaria pelos colonizadores, ela se transformou, pouco mais de um século depois da abolição da escravatura, numa das religiões mais populares do país.

Por Sílvia Campolim
 
Assista a este vídeo e veja o que a Mãe Márcia fala sobre esta tradição religiosa que está no Brasil desde a muitos anos e seus adeptos ainda sofrem preconceito por pura falta de conhecimento.
 

Conheça um pouco mais sobre esta mulher maravilhosa e sua tradição religiosa.