22 de fevereiro de 2022

O eu, o outro e o nós

UNIDADE TEMÁTICA: 
Identidades e alteridades

OBJETOS DE CONHECIMENTO: 
O eu, o outro e o nós

HABILIDADES: 
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
Compreender que os nomes podem ter origem: étnica, cultural e religiosa. ( Currículo da SME de Curitiba)

Após a apresentação - provavelmente 1 aula de 55 minutos - já é possível - na 2ª aula começar o conteúdo propriamente dito de Ensino Religioso. 

Segue aqui uma sugestão de encaminhamento das habilidades a serem desenvolvidas. OBS: Nessas atividades não estão sendo previstas o número de horas/aulas.

1 - apresentar em uma cartaz, multimídia, enfim como o professor/a achar melhor e com as condições que tem, o poema de Pedro Bandeira:


2 - aqui o/a professor/a pode trazer imagens: jacaré/crocodilo e diferenciar os dois. 


Informação para o/a professor/a: 
Qual a diferença entre CROCODILO e JACARÉ?
As diferenças entre os crocodilos e os jacarés são apenas físicas, o Jacaré tem o focinho mais largo e arredondado, tem também membranas entre os dedos das patas traseiras, já o CROCODILO tem a cabeça mais afiada e escamas no ventre. Mas a diferença mais  visível está nos dentes, os jacarés possuem quatro dentes caninos que encaixam na mandíbula, enquanto nos crocodilos, estes dentes ficam expostos quando eles fecham a boca.


3 - em uma grande roda, todos sentados no chão - se puder, solicitar que cada um diga o seu nome e se gosta do nome ou não. 

4 - em seguida perguntar se o/a estudante gostaria de ter outro nome: qual seria e por que?

* 5 - entregar um folha 1/2 folha de papel sulfite para cada um dos estudantes e perguntar:
o que você mais gosta de comer?
de que animal você mais gosta?
o que você fez nas férias que mais gostou?

* aqui o/a prof. pode pensar em outras questões;

5 - o registro das resposta poderão ser ilustradas na folha que cada um ganhou.

6 - logo depois cada um irá contar o que desenhou.

7 - se o/a prof no primeiro dia aula tirou foto do rostinho dos estudantes para fazer o carômetro é possível nesse momento fazer uma cartaz com as imagens e conversar sobre as semelhanças e as diferenças que cada um tem em sua fisionomia.

8 - após a atividade colar a foto com a atividade número 5*.

9 - trazer imagens de diferentes crianças do mundo e conversar sobre as semelhanças e diferenças que elas tem, entre elas e com os estudantes da sala de aula.

10 - para finalizar essa atividade é possível passar para a atividade do significado do seu nome, sugestões em como iniciar:







Agradeço de 💓 a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello ou Blog Ensino Religioso em sala de aula. 

4 comentários:

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!