30 de novembro de 2016

VI COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO ENSINO RELIGIOSO - CURITIBA

No dia 23 de novembro aconteceu no Centro de Formação Continuada o VI Compartilhando Experiências no Ensino Religioso. Neste evento as professoras de Ensino Religioso da Rede Municipal de Curitiba, compartilham suas práticas com as demais profissionais. Este evento é muito esperado por todos pois, muitas ideias surgem para o próximo ano. 
A prática de cada professora foi disponibilizada para que outras/os profissionais possam ter acesso.

Nosso dia começou com as boas vindas sendo dada pela representante da SME do Ensino Religioso Karin Willms.





Prática da professora Sandra Pereira, com o conteúdo: Lugares Sagrados:

Plano da aula Lugares Sagrados





As professoras Denise e Zélia mostraram a experiência realizada na escola onde trabalham, a prática destas professoras foi refente ao mês Inter-religioso. Onde representantes religiosos foram até a escola e numa linguagem pedagógica conversaram com os estudantes e com o corpo docente. 

Plano de aula - mês do Diálogo Inter -religioso





A professora Eliana inovou este ano e trouxe uma proposta revolucionária para o Ensino Religioso, será isso possível? 
Claro que sim... Os super heróis apareceram nesta unidade escolar e confiram o que aconteceu....

Plano de aula - A religião dos super heróis 






Outra aula bem interessante foi apresentada pela professora Liz. O Lugares Sagrados foi o conteúdo abordado.  Será que o cemitério é um Lugar Sagrado? A professora Liz mostrou para seus estudantes que sim, confira....

Plano de aula - Lugares Sagrados



Neste ano tivemos uma participação muito especial, as estudantes do curso de pedagogia da Faculdade Bagozzi vieram com muitas inovações. O professor que as orientou solicitou que as estudantes utilizassem o Currículo de Curitiba, o  Plano curricular e as Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso . Será possível ensinar, sistematizar ou avaliar  os conteúdos através de jogos? 
Essa foi a tarefa, o desafio  que estas estudantes tinham. De posse dos conteúdos criaram jogos maravilhosos!

Apresentação da professoras da Faculdade Bagozzi

Apresentação das professoras da Faculdade Bagozzi - parte II






Quem esteve presente neste evento foi o professor Sérgio Junqueira. Que ficou muito impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados.



O professor Valmir Biaca da ASSINTEC, também comentou sobre a qualidade das práticas apresentadas. Disse também que este é um dos eventos mais esperados e mais significativos do Ensino Religioso pois, práticas realizadas em sala de aula são compartilhadas com grande entusiamos e competência pela professoras.




A Gerente do Currículo Juciele também marcou sua presença no evento, práticas como essas valorizam o respeito e a cidadania dos nossos estudantes.



Finalização do evento no período da manhã.

No período da tarde foi dado as boas vindas pela representante da SME do Ensino Religioso Karin Willms.

A professora Cássia mostrou como trabalhar  como trabalhar a matriz africana através da vestimentas, confira como foi esta aula:

Plano de aula - Vestes Sagradas



A professora Elizabeth trouxe uma experiência muito interessante, suas aulas foram realizadas com a EJA - Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho foi muito interessante e enriquecedor pois, os estudantes adultos  conseguiram assimilar os conteúdos de forma simples e prazerosa.

Plano de aula - Organizações Religiosas




Ano árabe, pode na escola? Claro que sim. essa foi a proposta que a professora Cristiane trouxe. A escola onde trabalha estava fez neste ano 40 anos para homenagear o patrono um trabalho desenvolvido por todos os profissionais da escola foi realizado e claro que o 

Ensino Religioso não poderia ter ficado de fora. Confira o trabalho realizado com o conteúdo Linguagens Sagradas pela professora:

Plano de aula - Linguagens Sagradas



Eu também apresentei a atividade que realizei com o 1º ano: Trabalhamos com o conteúdo Festas Religiosas. 

Plano de aula - Festas Religiosas



Apresentação dos jogos realizados pelas estudantes do curso de pedagogia da Faculdade Bagozzi:


A professora Claudia também compartilhou a sua prática trouxe realizada na EJA - Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho foi muito interessante, o conteúdo trabalhado foi Rito e rituais fúnebres e mortuários. Seu relato foi muito importante pois propiciou aos estudantes conhecer diferentes lugares do mundo e vivenciar experiências únicas.


Plano de aula - Ritos e rituais mortuários e fúnebres

Este dia foi mais que especial, compartilhar práticas em sala de aula é um momento único pois enriquecem o nosso trabalho e nos mostrar que outras possibilidades existem para se trabalhar o mesmo conteúdo. Parabéns à todas pelo trabalho desenvolvido!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!