2 de junho de 2020

JOGO TEXTOS SAGRADOS ORAIS E ESCRITOS


Na unidade temática Crenças religiosas e filosofias de vida, são tratados aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, particularmente sobre mitos, ideia (s) de divindade (s), crenças e doutrinas religiosas, tradições orais e escritas, ideias de imortalidade, princípios e valores éticos. BNCC, 2017, pg 440.

No 5º ano na Unidade Temática: Crenças religiosas e filosofias de vida

Tendo como objeto do conhecimento:
Narrativas religiosas
Mitos nas tradições religiosas
Ancestralidade e tradição oral

Habilidades:
(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

(EF05ER02) Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.

(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).

(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.

(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.

(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.

(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Para trabalhar esses Objetos do conhecimento:

  • De onde vem os ensinamentos que as religiões ensinam?
  • Quais são esses ensinamentos?
  • O que eles querem mostrar?
  • Quem fez o registro desses ensinamentos? Quando foram feitos?
  • Como são realizados os registros desses ensinamentos?

É possível trabalhar com os conhecimentos que os estudantes já possuem. Como na casa de cada um é possível perceber que os pais passam os conhecimentos que têm para seus filhos, mas quem ensinou os pais dos seus pais, ou seja, seus avós? E quem ensinou seus avós? E seus/as bisavôs/vós?

Ao explorar esses questionamentos, em sala serão muitas as respostas, e com certeza servirão de base para aprofundar os conhecimentos que serão apresentados.
Nesse momento é importante mostrar que há religiões que possuem Textos Sagrados escritos e religiões onde os Textos Sagrados são orais. Levar imagens dos diferentes Textos Sagrados escritos, projetar na TV, tela, para que os estudantes possam conhecer, até porque é possível verificar o idioma de cada um deles. Em seguida, mostrar as formas de guardar os conhecimentos transmitidos pela Oralidade, como a dança, gestos, cantos dos povos indígenas e das religiões de matriz africana.

Após realizar trabalhar essa parte do conteúdo é possível explorar os mitos, as narrativas e quem fazia essas narrações, ou seja, quem transmitia esses conhecimentos. O respeito a ancestralidade é muito presente em todas as religiões e com certeza essas tradições, esses ensinamentos estão vivos devido a essa ancestralidade.

Temos presente em nosso físico, nossas atitudes, nossa alimentação, nossa maneira de se vestir, nossa maneira de falar, nossa opção religiosa os ensinamentos daqueles que já partiram ou daqueles que ainda nos passam esses ensinamentos.  

Depois de mostrar, apresentar esses conteúdos é possível “brincar”, como forma de avaliar ou iniciar o conteúdo fazendo a atividade proposta nesse jogo: JOGO DOS TEXTOS SAGRADOS.




Para jogar é necessário fazer DOWNLOAD do arquivo: JOGOS DOS TEXTOS SAGRADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!