27 de fevereiro de 2021

Eu o outro e o nós: Este sou eu

Segundo o currículo da cidade de Curitiba em consonância com a BNCC esses são os objetivos a serem trabalhados no 1º ano do Ensino Fundamental. 
E essa história é uma forma de iniciar esse trabalho, espero que goste! 😉

• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
 Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
• Compreender que os nomes podem ter origem: étnica, cultural e religiosa.



 Eu o outro e o nós.... Este sou eu....

O vídeo já está disponível, clique aqui 👉: Eu, o outro e o nós


Ao ouvir o sinal bater nossos colegas estavam chegando a escola para mais uma aula de Ensino Religioso.

A professora Adriana entrou na sala e logo disse:
___ Bom dia, vou começar a chamada mas...
___ Dessa vez faremos a chamada um pouco diferente! Vou empurrar a mesa e já começamos!

___ Vou utilizar os crachás para fazer a chamada, colocando os nomes nesse cartaz!

___ Anahí!  Presente respondeu a estudante.
___ Ayana Naya! Presente, respondeu a estudante.
___ Cauê! Presente, respondeu o estudante.
___ Davi! Presente, respondeu o estudante.
___ Yoko! Presente, respondeu a estudante.
___ João! Presente, respondeu o estudante.
___ Lucas! Presente, respondeu o estudante.
___ Lucy! Presente respondeu a estudante.
___ Maya! Presente respondeu a estudante.
___ Radesh! Presente respondeu o estudante.
___ Ravi! Presente respondeu o estudante.
___ Rute! Presente respondeu a estudante.
___ Samuel! Presente respondeu o estudante.
___ Zara! Presente respondeu a estudante.
___ Zayn! Presente respondeu a estudante.
___ Aqui estão os nomes dos estudantes desta sala em ordem alfabética, falou a professora.

___ Agora vamos para o pátio fazer a nossa atividade!
Depois realizarem a atividade a professora perguntou para Samuel:
___ Samuel por que na aula passada ao falar seu nome você disse “Deus ouve”?
___ Eu falei Deus ouve porque esse é o significado do meu nome. Meu pai e minha mãe escolheram o meu nome, ele aparece escrito em nosso livro sagrado: a Bíblia!


Ao retornarem para sala de aula a professora Adriana falou:
___ Vou passar a lição de casa no quadro para que vocês copiem. Prestem atenção na atividade!
___ Com ajuda de um adulto pergunte: Quem escolheu o seu nome? Qual o significado que ele tem? Anote a resposta em seu caderno ou em uma folha.
        Na aula seguinte...
___ Agora cada um vai pegar o caderno ou a folha onde fez a lição e vai apresentar aos demais colegas o que descobriu sobre o seu nome. Quem vai começar?
___ Meu nome é Lucas! Quem escolheu: Foi meu pai e minha mãe, escolheram esse nome porque faz parte da Bíblia. Lucas era um médico que foi convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo e foi um companheiro em suas viagens missionárias.
___ Meu nome é Sara. Quem escolheu foi a minha mãe e meu pai.  Zara é um nome feminino, de origem hebraica que significa "amanhecer". É o feminino de Zacarias.
___ Meu nome é João. Quem escolheu foi minha avó e meu pai. Ele significa ser criativo, trabalhador, possui forte tendência a liderança. Sempre visa o bem-estar da maioria por conta do seu caráter.
___ Meu nome é Maya. Quem escolheu foi: minha mãe e minha tia. Maya era o nome da mãe de Buda, o fundador do budismo. Para a cultura budista, o nome também é usado para se referir a uma deusa hindu conhecida como deusa Maya.
___ Meu nome é Samuel! Quem escolheu: Foi minha mãe e meu pai. Samuel pode significar Deus ouve ou nome de Deus.
___ Meu nome é Anahí. Quem escolheu: foi o meu pai.  Ele significa aquela que tem a voz doce.
___ Eu sou Zayn. Quem escolheu meu nome foi minha mãe e meu pai. Zayn é um nome masculino de origem árabe. A palavra Zayn em árabe se refere a graça ou beleza.
___ Meu nome é Lucy. Quem escolheu Foi minha mãe e meu pai. Lucy é a versão inglesa de Lúcia e feminino de Lúcio. A palavra vem do latim lux, que quer dizer luz.
___ Sou o Davi. Quem escolheu: foi minha tia. Meu nome tem origem do nome hebraico e significa, o amado, querido, predileto. Davi foi o mais famoso rei de Israel.
___ Eu sou Rute.  Quem escolheu meu nome, foi minha mãe e meu pai. Rute é a versão portuguesa do hebraico Ruth que deriva da palavra Re’ut, que quer dizer amiga.
___ Meu nome é Radesh. Quem escolheu foi o meu pai e a minha mãe. Seu significado é filho dos Deuses.
___ Eu sou a Yoko. Quem escolheu meu nome foi minha mãe e meu pai. Em japonês pode significar sol, luz solar ou oceano e ko quer dizer criança.
___ Meu nome é Ravi. Quem escolheu foi minha mãe, meu pai e minha irmã. Ele significa o sol. Tem origem no nome escrito em sânscrito Ravi que significa o sol.
___ Meu nome é Ayana Naya. Quem escolheu foi minha mãe e meu pai. Ayana significa bela flor, flor de beleza ímpar, flor formosa. É um nome feminino de origem africana.
___ Meu nome é Cauê. Quem escolheu nome foram, meus avós e avós paternos e maternos. Cauê é um nome de origem em Tupi, significa Gavião ou Falcão, os Tupi davam esse nome para as aves de rapina da mesma família dos gaviões.
Ao finalizarem a atividade, João e Radesh perguntaram:
___ Professora e o seu nome, quem escolheu? Perguntou João.
___ Ele tem algum significado? Falou Radesh.
___ Quem escolheu meu nome foi minha madrinha. Adriana é um nome que ela gostava muito e contou isso para os meus pais e eles também gostaram e me deram esse nome! Adriana, não tem nenhum significado específico mas, é o meu nome. Ele é muito especial e gosto muito de ser Adriana!
___ Boa semana a todos Vou levá-los até a sala! Vamos?
___ Até semana que vem professora!!
       E lá se foram as crianças para a próxima aula e a professora Adriana agora irá desafiar você.
___ Agora é com você: Qual é o seu nome? Quem o escolheu?  Qual o seu  significado?






2 comentários:

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!