6 de março de 2015

A BELEZA DAS CORES - ATIVIDADE PARA O 4º ANO

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos sejam capaz de valorizar o outro.
O conteúdo desenvolvido é alteridade e diversidade religiosa.
Para iniciar a aula coloquei a música Arco-íris da Xuxa. Questionei os alunos o que eles haviam entendido sobre a música. Conversamos sobre a importância das cores e que o quão maravilhoso é quando elas se encontram e formam o arco-íris.
Fazendo um trabalho interdisciplinar com a área de Artes, perguntei a eles se haviam ouvido falar das cores quente e frias. Onde podemos encontrar estas cores na natureza? Para que servem as cores?
Após esta atividade os alunos receberam um bonequinho de papel na cor branca, cada um deveria escolher uma cor, a que mais gostasse, e pintar seu bonequinho.
Após esta atividade os alunos copiaram da Cartilha Declaração dos Direitos Humanos o artigo XVIII.
Os bonequinhos pintados somente de uma cor, fez com que os alunos achassem sem graça, mas após um ser colocado ao lado do outro em um cartaz fez com eles  percebessem o quão bonito havia ficado a atividade e a importância das cores em nossa vida.
Pensando nas cores fizemos a seguinte reflexão que todos , sem distinção de raça, cor ou religião também são importantes para que possamos viver em harmonia, sempre respeitando o próximo.

Fonte: Alteridade, Cultura & Tradições - Edile Fracaro, Emerli Schlögl e Sérgio Junqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!