8 de março de 2013

PEREGRINAÇÃO RELIGIOSA

PEREGRINAÇÃO RELIGIOSA


O texto Perigrinar de Borres Guilouski, aqui representado pelas atividades dos alunos tinha como objetivo: Refletir sobre o sentido da prática da peregrinação em algumas tradições religiosas. Cada aluno ganhou um parágrafo do poema. Veja como ficou:
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1) Leia e releia o texto com atenção e depois resolva as questões abaixo:
 
No caderno de Ensino Religioso passei as seguintes questões:
Como os alunos não tinham o texto impresso no caderno tinham que após terem feito os desenhos procurar as respostas com os colegas, a cada pergunta o colega responsável pela resposta falava o que o seu verso dizia.
 
a) Escolha do texto “Peregrinar” um parágrafo que você mais gostou, copie-o em seu caderno e comente descrevendo o que você entendeu sobre o mesmo.
 
b) Responda de acordo com o texto. O que significa peregrinar para os indígenas Guarani?
 
c) E para os hinduístas?
 
d) Para os budistas?
 
e) Para os judeus?
 
f) Para os muçulmanos?
 
g) Para os cristãos?
 
h) Para os seguidores da Fé Bahá’í?
2) Após esta atividade cada um teria que Pensar e escrever um texto relatando uma experiência de peregrinação ou romaria em sua família ou com pessoas conhecidas. Antes conversaram com estas pessoas pedindo que elas relatasse, como foi a viagem, a chegada, o que aconteceu no espaço sagrado para onde foram e como foi o retorno. Os depoimentos foram relatados para os colegas na aula seguinte. A atividade foi bem interessante pois algumas avós desta sala realizava excurssões para Aparecida do Norte, Santa Catarina e os netos fizeram o relato de suas experiências.
3) Copie cada parágrafo do texto “Peregrinar” em folhas A4 e depois ilustre-os com desenhos bastante criativos. Organize então, um álbum com capa ilustrada e socialize-o para os colegas e familiares.
4) Após esta atividade fizemos uma lista dos lugares de peregrinação religiosa das diversas religiões existentes em em nossa comunidade, cidade ou região. Neste caso somente espaços sagrados localizados no centro da cidade de Curitiba é que foram citados. Como Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja do Perpétuo Socorro, espaços esse que recebem todo ano um grande número de fiéis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!