6 de novembro de 2013

TEXTOS SAGRADOS

Nas Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, no Componente Curricular de Ensino Religioso os textos sagrados:

Textos Sagrados – Para que os ensinamentos de uma religião se perpetuem, faz-se necessário que sejam transmitidos às novas gerações, na forma oral, escrita e pictórica, entre outros modos.

Nos textos sagrados, pela revelação, o sagrado se faz conhecer aos seres humanos, transmitindo-lhes regras, mostrando sua vontade e seus mistérios. Cada tradição religiosa os tem, e seus ensinamentos são referenciais de fé e fundamentos das normas de conduta para os seguidores. Eis alguns exemplos: Vedas ou Escrituras Védicas são textos sagrados do Hinduísmo; o Sutra de Lótus e o Pali Tripitaka são do Budismo; o Tanach é do Judaísmo; a Bíblia, do Cristianismo; o Corão, do Islamismo; o Kitáb-I-Aqdas, da Fé Bahá’í.

Há textos escritos cujo processo de produção ocorreu ao longo da história, em diferentes contextos culturais e geográficos. Inicialmente, alguns desses textos eram transmitidos oralmente. Depois de um tempo mais ou menos longo, foram escritos e elegidos, passando a constituir o cânon, ou o conjunto das escrituras sagradas.
 
Confira algumas imagens destes textos, para que possam ser utilizadas em sala de aula.
 









 

2 comentários:

  1. Amei muito obrigado me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho um jogo sobre Textos Sagrados Orais e
      bem legal pra você. Segue o link para acessar, lembro que é necessário fazer o DOWLOAD do arquivo: https://drive.google.com/file/d/1fr1VqMjgxC_T5iLQpdEKVrlsEKJHwkZD/view?usp=sharing

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!