2 de novembro de 2013

LAVAÇÃO DAS ESCADARIAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE SÃO BENEDITO

Dia 17 de novembro de 2013 acontece a festa da Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, na Igreja do Rosário, em Curitiba-PR.
Uma manifestação singela, simples! Mas que atende a um clamor de todos: amor, paz, união, respeito, partilha, alegria!
Pedimos bençãos ao Divino Espírito Santo de Deus, à Olorum, à Zambi, à Nossa Senhora do Rosário, à São Benedito, à Mamãe Oxum, a todas as entidades e seres de luz, aos Orixás e Nkisses, para que impere a Consciência e, dessa forma, possamos “desvelar” o racismo velado e desconstruir o racismo que impregna nossas estruturas e instituições.
Que Nossa Senhora do Rosário e Mamãe Oxum, padroeiras dos artistas, preservadores das culturas populares e da riqueza do povo continue iluminando e abençoando a todos e todas!
RESGATE HISTÓRICO
Pelo quinto ano consecutivo, as flores e os perfumes tomam conta do centro histórico de Curitiba, com muita a música e beleza, em homenagem aos ancestrais afrocuritibanos, resgatando a memória deste espaço simbólico para o povo negro em nossa capital.
A festa convida a reflexão sobre a história da Igreja do Rosário, antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, construída pelos negros para os negros e que abrigou a irmandade de São Benedito e duas Congadas, antes da abolição.
A busca da história apagada pelas políticas eugenistas paranistas revela subsídios para a comunidade afrocuritibana reencontrar os traços de uma identidade forjada na união, na perseverança, no trabalho e na religiosidade, na garra e no axé/n’guzo!
ATO INTER-RELIGIOSO
A festa começa com um Ato Inter-Religioso pela paz, amor e respeito, as 9h30, na Igreja do Rosário, no Largo da Ordem. Tendo como anfitriões líderes religiosos de diversas vertentes, artistas e preservadores das culturas populares. O Ato Inter-religioso é um momento de partilha e de fé, bem como um grito contra a injustiça cometida dia após dia por aqueles que incitam o ódio contra as religiões nas mídias.
Na festa da Lavação das Escadarias da Igreja as diversas linguagens e preceitos religiosos se (re) encontram em nome do fundamento comum às religiões: amor e respeito. Em torno do símbolo sagrado da água, fonte da vida, sobre a qual desde o princípio paira o Divino Espírito Santo. Regidos pela linguagem universal da música, com cantos sagrados de diversas tradições.
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA
A valorização e reconhecimento do sagrado africano em espaço público é uma postura política e uma tomada de consciência. Desde 2003 a inserção da História e Cultura Africana e Afrobrasileira nos diversos níveis e esferas da educação passa por dificuldades geradas pelas formas diferentes de racismo: velado, estrutural e institucional. Principalmente com instituições religiosas que incitam ao ódio contra a História e Cultura Africana e Afrobrasileira. Para os educadores, esta festa é um forte subsídios para apoio e compreensão na aplicação da Lei 10.639 em sala de aula. 
RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA SÃO CRIMES - LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. (…) Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa (…)
Vale ressaltar que a primeira forma de organização social dos africanos e afrobrasileiros no Brasil foi a religiosidade. Quando os povos africanos eram sequestrados e trazidos para trabalhos forçados no continente americano, era comum separar as famílias e pessoas de mesma língua, destruir sua identidade e impor a cultura do colonizador. Através dos laços de fé, as irmandades, os pais, mães e parentescos “de santo” proporcionavam às pessoas espaços de resistência, sociabilidade e identificação positiva de si mesmos, protegendo e dando alento a estes homens e mulheres submetidos a condições desumanas de existência. O respeito às tradições de matriz africana e o fim do racismo andam juntos. Como bem diz Makota Valdina, “enquanto não acabarmos com o racismo, não teremos liberdade religiosa neste país”.
CORTEJO ATÉ O PELOURINHO DE CURITIBA
Para este ano, o cortejo até o marco do Pelourinho de Curitiba, passando pelas Gameleiras sagradas da Praça Tiradentes (Iroco/Kitembo) terá como encerramento um DESFILE DE MODA e uma campanha contra o racismo. “Racismo é crime. Faça B.O.”
A partir das 12h a praça Tiradentes será palco de uma campanha pela CONSCIÊNCIA NEGRA, com muita beleza, música e alegria.
Compareça! Divulgue! Apoie! A festa é do povo e para o povo, aberta a todos e todas!
Venha de branco!
Traga flores e alegria!
Vamos celebrar a paz! A força que mora n’água não faz distinção de cor.
À todos e todas, MOTUMBÁ!
Quem quiser aprender as cantigas da festa, elas estarão disponíveis no...veja o endereço do blog:


FONTE: blog informativohumaita.wordpress.com/igrejadorosario
Contato [41] 9161-7961

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!