6 de novembro de 2013

SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Nas Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, no Componente Curricular de Ensino Religioso, os:
 
Símbolos Religiosos – Os símbolos religiosos são linguagens que comunicam ideias do âmbito do sagrado. Têm também valor evocativo, mágico e místico. Desde as mais antigas civilizações até a atualidade, as tradições religiosas e místicas produziram uma vasta representação simbólica para comunicar suas ideias, perpetuar e reforçar valores ensinamentos sobre o sagrado. Essa linguagem se apresenta na forma de desenho, pintura, escultura, arquitetura, vestimenta, alimentos, elementos da natureza, entre outras.
Todo símbolo permite múltiplas interpretações. Para o fiel ou adepto de determinada tradição, o símbolo religioso pode evocar a presença do sagrado, proteção e auxílio divino.
Segundo SANDNER (1997, p. 22), símbolo é qualquer coisa que pode veicular uma ideia, como um numeral, uma palavra, um ato, um rito, um sonho, uma obra de arte. Qualquer elemento pode ser, desse modo, um símbolo que porta um conceito que lhe dá significados.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 

2 comentários:

  1. Oi .Adriana. você alriu meus horizonte.Quanto aos alimentos sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bom poder ajudar. Espero que amplie sempre seus horizontes.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!