11 de dezembro de 2013

ARTE E ESPIRITUALIDADE - 2013

                
               Para comemorar os 40 anos da ASSINTEC, aconteceu no último dia 27/11, o encontro com os professores da Rede Municipal de Curitiba e os professores da Rede Estadual do Paraná o encontro Arte e Espiritualidade.
               Encontro este que é uma importante contribuição da ASSINTEC para a formação continuada de professores de Ensino Religioso é o evento intitulado “Música e Espiritualidade” realizado anualmente no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, com organização e, muitas vezes, participação artística do grupo de professores da ASSINTEC. Percebendo a riqueza da arte sacra e de seus comunicados profundos sobre o fenômeno religioso, este evento  teve início no ano de 1994, perdurando até a data presente. Assim, oportuniza-se aos professores o contato direto com os códigos artísticos da expressão do sagrado nas diferentes culturas espirituais.
              Nos primeiros anos o enfoque era especificamente musical, abordando, inclusive, mitologias religiosas que apresentassem relação direta com a música. Com o passar do tempo o evento vai adquirindo nova forma e se ampliando, passando então a se chamar “Arte e Espiritualidade” em vez de “Música e Espiritualidade”, enfocando, deste modo, não apenas aspectos simbólicos musicais, mas também as expressões da arte sacra na dança, na pintura, escultura, modelagem, arquitetura, teatro, entre outras modalidades artísticas.
              Várias culturas religiosas foram e são apresentadas nestes eventos, que se organizam a fim de contemplar as matrizes indígena, africana, ocidental e oriental. Por meio da arte faz-se a reflexão acerca dos dados de espiritualidade das diferentes culturas. O evento conta sempre com uma plateia constituída de professores da rede pública de educação e representantes de diversas tradições religiosas.
O encontro deste ano tratou da contação de histórias e vários representantes das mais diversas tradições religiosas nos encantaram com os mais belos contos, confira:
 
 


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!