Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


14 de janeiro de 2014

XINTOÍSMO - 1° ANO

Para iniciar as aulas sobre a matriz oriental com os alunos do 1° ano, contei a eles a história: Vaso Chinês:
Fizemos uma reflexão sobre o pequeno conto, dramatizamos e conversamos sobre a atitude da senhora.
Cada um levou para casa uma pesquisa onde junto com a família teria que responder:
 


 Na aula seguinte  cada aluno ganhou este desenho. Cada um teria que continuar a ilustração do conto:
* Desenhar o balde que estava faltando;
* Como ficava o caminho por onde a água caia;
* A pessoa que carregava o balde;
Explicar para os alunos que de onde veio este conto, as pessoas também tem uma tradição religiosa e que ela se chama Xintoísmo.
Mostrar algumas imagens do Sol, Lua, plantação de arroz, rios, animais e contar aos alunos que esses elementos têm  força, energia e que essas são chamadas de Kami
Solicitar aos alunos que desenhem esses Kamis no caderno.
 
´presentar aos alunos o Torií, o portal xintoísta que separa o mundo sagrado do mundo profano. Explicar que ele é sagrado e que está presente em vários lugares da China, principalmente onde existem os templos.
 
Como lição de casa solicitar aos alunos que traga colado ou desenhado em seu caderno o lugar sagrado que frequentam e se não frequentam nenhum, colar ou ilustrar aquele que fica próximo a sua  casa.
Esta atividade será socializada por todos. Os alunos mostraram para os colegas os lugares sagrados que frequentam ou que são próximos a suas casas. ( Foi bem interessante pois quando os alunos começaram a fala os colegas já iam identificando que conheciam  porque já haviam passado perto, frequentaram ou que também iam a este local com a família).
 
Conversamos sobre o que havia nestes locais, qual era a pessoa que orava, rezava, enfim conduzia o rito. Neste momento apresentei aos alunos o Torií. Símbolo Xintoísta.
Eles pintaram e colaram no caderno, conversamos sobre as cores, pois são pintados de preto e vermelho e em algumas construções banco e preto.
 
 
Os alunos viram várias imagens de Toriís, retiradas da internet e que cada uma delas estava próxima a um lugar sagrado.
A partir daí mostrei aos alunos alguns espaços religiosos xintoístas.
 





 DEstes santuários dei aos alunos o Santuário de Ise para pintar.
E para finalizar contei aos alunos que os xintoístas acreditam no kami Inari, protetor das plantações. em muitos templos o animal que é representado como mensageira de Inari é Katsune, uma raposa. Quanto mais velha e mais sábia for a raposa mais caudas ela terá, podendo ter até 9 caudas.


Espero que vocês gostem pois foi esta tradição religiosa que escolhi para trabalhar com os alunos no término de 2013.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário