23 de maio de 2014

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ON LINE

Para você gosta de se aperfeiçoar e enriquecer as suas aulas participe da Formação Continuada GPER       ( Grupo de Pesquisa Educação e Religião . O curso já está na 5ª etapa mas você ainda pode participar, ele está na plataforma Facebook.

Seguem os links para seu aprimoramento e para a realização das atividades:

Curso - Espaço Sagrado - 1a. etapa

Domingo, 20 de abril de 2014
Leitores e Leitoras,
O espaço religioso é uma estratégia significativa para a compreensão das diferentes manifestações religiosas na sociedade.
Propomos para este curso não apenas um estudo, mas que os participantes construam roteiros pedagógicos a partir dos diferentes espaços sagrados em sua região.
O Curso é gratuito, é um espaço de troca, de partilha.
A inscrição será realizada apenas quando você concluir as CINCO ETAPAS.
Etapa 01 - Localização do espaço
Para esta primeira atividade a proposta é que você participante do curso localize – fotografe três espaços religiosos preferencialmente de tradições religiosas. Estes espaços poderão ser templos, cemitérios, monumentos.


Curso - Espaço Sagrado - 2a. etapa - DIFERENTES VISÕES DOS ESPAÇOS

Sábado, 26 de abril de 2014

Leitores e Leitoras,
Cada tradição compreende o espaço religioso de uma forma diferenciada, ter a sensibilidade para olhares diversos é fundamental para a convivência e o respeito. Inclusive a natureza é um espaço sagrado.
Etapa 02 - Diferentes visões dos espaços
Para esta segunda atividade solicitamos que você assista duas sequências de vídeos do PROJETO SAGRADO –
Após ouvir estes vídeos propomos a seguinte atividade – ENCONTRE UM LIDER RELIGIOSO e pergunte para ele o que torna um ESPAÇO SAGRADO ? Escreva a reposta dele ou se possível grave com o celular ou com uma câmera a resposta e poste no face.
É possível ???

Curso - Espaço Sagrado - 3a. etapa - CONCEITOS

Sábado, 3 de maio de 2014

Etapa 03– Conceitos

Leitoras e Leitores,
Inicialmente procuramos compreender a sua leitura de espaço sagrado, para tal solicitamos as fotos de sua região, em seguida apresentamos o que as tradições religiosas compreendem como espaço. Agora estamos na terceira etapa, trazemos duas leituras a de um teólogo – Francisco Catão e de pesquisadores da Geografia da Religião – Alex Sandro e Sylvio Fausto.
Portanto, nesta TERCEIRA ETAPA:
Leia os dois textos
Escreva um post no FACEBOOK a partir destes textos o que é um ESPAÇO SAGRADO.


A partir dos artigos
ESPAÇO SAGRADO – Francisco Catão (Revista Diálogo)

02. Geografia da religião a partir das formas simbólicas em Ernst Cassirer: um estudo da Igreja Internacional da Graça de Deus no Brasil – Alex Sandro da Silva e Sylvio Fausto Gil Filho (revista rever)

Curso - Espaço Sagrado - 4a. etapa - EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO

Sábado, 10 de maio de 2014

Etapa 04 – Experiência do Espaço

Leitores e Leitoras,

Cada um/a pode partilhar sua compreensão de espaço sagrado a partir da postagem de fotografias que representavam estes espaços. Posteriormente, foi possível ouvir o que líderes religiosos compreendem por Espaço Sagrado. Na terceira etapa divulgamos dois textos para subsidiar o estudo e a fundamentação teórica deste estudo.
Nesta quarta etapa propomos que vocês conheçam a experiência do uso deste ESPAÇO SAGRADO, um trabalho já realizado pela Secretaria de Educação do Município de Curitiba e a proposta realizada pela Secretaria do Estado de Educação do Paraná.
Especificamente sobre Curitiba foi a pesquisa da pesquisadora Taciane Jaluska em sua dissertação de mestrado no programa de Teologia da PUCPR que estudou a experiência do uso do espaço sagrado pela Secretaria Municipal de Educação.
Para esta quarta etapa solicitamos que leiam o texto da pesquisadora Taciane J. sobre esta experiência, em seguida comente a sua opinião sobre este trabalho realizado em Curitiba.
Anexos

Curso - Espaço Sagrado - 5a. etapa - PROPOSTA DE TRABALHO

Sexta-feira, 16 de maio de 2014

Etapa 05 – Proposta de trabalho

Leitoras e Leitores,
a intenção pedagógica deste curso de atualização é apoiar atuação junto as aulas de ensino religioso, por este motivo iniciamos as atividades solicitando que você identificasse sua percepção de espaço sagrado, em seguida que consultasse líderes religiosas para verificar a concepção deles, estas noções foram confrontadas com pesquisadores- um teólogo e um geógrafo. Na quarta etapa apresentamos o relato de como é possível tornar o espaço uma ação para a sala de aula, a partir do trabalho realizado em Curitiba (PR).
Para concluir o curso queremos provocá-lo a que VOCÊ organize uma PROPOSTA para explorar o ESPAÇO SAGRADO, para tal utilizamos o trabalho da pesquisadora TACIANE JALUSKA que aborda alguns elementos que poderão colaborar para a sua construção.
ATENÇÃO – Não temos um modelo !!!
O DESAFIO é
Organize um ROTEIRO DE TRABALHO em que por meio de um ou mais ESPAÇOS SAGRADOS seja possível MOBILIZAR OS EDUCANDOS Á COMPREENSÃO DAS DIFERENTES FORMAS DE MANIFESTAÇÕES DO SAGRADO, NA PERSPECTIVA DAS RESPOSTAS QUE A HUMANIDADE ELABORA PARA AS QUESTÕES LIMITES DE VIDA E DE MORTE (ou seja as MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS).

Anexos


Espero que aproveitem as sugestões, bom estudo e um ótimo trabalho!!!!

Fonte: GPER

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