Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


19 de outubro de 2014

TEMPORALIDADE SAGRADA -1º ANO

Quando trabalhei com este tema: Temporalidade Sagrada cada ano teve uma atividade específica.
hoje vou contar um pouco sobre as atividades desenvolvidas pelo 1º ano,  no ano de 2012.

Iniciei contando uma história com o auxílio de imagens dos espaços sagrado para que os alunos conhecessem a tradição religiosa que estava sendo apresentada naquele momento  :


QUANDO E ONDE?
Diná Raquel D. Da Costa

            Na segunda-feira a professora Ângela chegou na sala de aula e perguntou às crianças como foi o final de semana de cada uma.
            André rapidamente falou:
            _ Professora, eu e minha família fomos à igreja. Nós somos evangélicos e a escola bíblica é domingo pela manhã.


            _ Eu, professora, fui à mesquita para a oração na sexta-feira ao meio dia, disse Artur.




            _ Sou umbandista e a gente se reúne no sábado no início da noite, falou Eduarda.

            _ E os indígenas, professora, quando é que vão à igreja? Perguntou Luísa.


      Então a professora explicou que nas aldeias indígenas eles costumam ter seu momento de espiritualidade todas as tardes.
Vão então para a “casa de reza” e fazem seus rituais.


            Todas as crianças queriam falar, então a professora sugeriu que fizessem uma atividade relacionada aos Lugares Sagrados e ao Tempo Sagrado de cada tradição religiosa, então todos poderiam mostrar como e quando se reúnem em sua tradição religiosa para celebrar o tempo chamado “sagrado”. Colocar em mural depois de pronto.


Após contar a história os alunos levaram para casa a seguinte tarefa:

Faça um desenho do espaço sagrado que você frequenta:











 Logo em seguida ganharam um relógio para pintar o tempo em que estão fazendo a prática religiosa:



E para finalizar os alunos pintaram, para que pudessem entender, o horário, dia de como cada tradição religiosa tem sua maneira própria de se  manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário