Dentro dos
terreiros de Umbanda existem organização e disciplina, além de todo um sistema
que objetiva manter esta organização, alguns terreiros, dependendo do tamanho
dividem-se em parte administrativa e espiritual.
Estaremos falando agora a respeito dos cargos dentro da hierarquia espiritual mais comumente encontrados nos Terreiros de Umbanda:
Estaremos falando agora a respeito dos cargos dentro da hierarquia espiritual mais comumente encontrados nos Terreiros de Umbanda:
Babalorixá ou
Ialorixá
É o dirigente do
terreiro (Babalorixá se for homem e Ialorixá se for mulher).
Esta figura é a responsável espiritual por
tudo que acontecer dentro da gira (antes, durante e depois). Tanto o Babalorixá
quanto a Ialorixá são também chamados de Pai do
Santo e Mãe de Santo. Algumas pessoas falam pai de santo e mãe de santo,
consideramos essa maneira incorreta, pois é na Lei do Santo que eles são Pai e
Mãe.
Eles têm a função
de cuidar e zelar da vida espiritual dos médiuns do terreiro, orientar e
dirigir os trabalhos abertos e fechados a público. São os responsáveis por
fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Astral, para o Terreiro.
Pai Pequeno e Mãe
Pequena
São os futuros
Babalorixá e Ialorixá. São a segunda pessoa dentro de um Terreiro de Umbanda.
Têm como função auxiliar o Babalorixá e a Ialorixá em todos os trabalhos.
Outras funções específicas variam de terreiro para terreiro.
Médiuns de Trabalho
Médiuns de Trabalho
São os médiuns que
dão consulta, as suas entidades já riscaram ponto, deram nome, e passou por
alguns preceitos (isto também varia de terreiro para terreiro) que os firmaram
como médiuns. Alguns chamam de Médiuns prontos, outros de Médiuns batizados
outros de Médiuns feitos. Essa nomenclatura também varia de acordo com a
orientação do Babalorixá ou Ialorixá, da raiz da Casa ou ainda de estado para
estado.
Médiuns em
Desenvolvimento
São médiuns que
como o nome já diz, estão em desenvolvimento. Dependendo do terreiro eles podem
dar passes, já incorporam uma ou outra linha, mas ainda não dão consultas e as
suas entidades ainda não deram nome ou não riscaram ponto. Estão sendo preparados
para tornarem-se médiuns de trabalho.
Médiuns Iniciantes
Também como o nome
diz, são médiuns que ingressaram a pouco tempo no terreiro e ainda não
incorporam. Cambono (homem) e Samba (mulher). São os responsáveis por atender
as entidades, no que diz respeito a acender charutos, velas, cachimbos,
esclarecer a assistência o que a entidade está querendo dizer, coordenar a
entrada da assistência para consulta ou passe.
Transa
É a pessoa responsável por distribuir as fichas de atendimento (quando o caso) e coordenar a entrada da assistência. Muitas vezes, dependendo do tamanho do terreiro acumula função de cambonagem.
É a pessoa responsável por distribuir as fichas de atendimento (quando o caso) e coordenar a entrada da assistência. Muitas vezes, dependendo do tamanho do terreiro acumula função de cambonagem.
Curimbeiro,
Tabaqueiro ou Ogã
É a pessoa que
bate (toca) o tambor. Na realidade na Umbanda, a concepção de Ogã é totalmente
diferente do Candomblé e do Omolocô, onde a pessoa é preparada especificamente
para esse fim.
A função do tambor é a de ajudar na invocação das Entidades, deve ter toques harmoniosos e diferenciados para cada Linha.
A função do tambor é a de ajudar na invocação das Entidades, deve ter toques harmoniosos e diferenciados para cada Linha.
Deixemos bem claro que todas as funções são importantes
dentro da organização de um Terreiro e nenhuma é melhor ou pior que a outra, o
respeito e a disciplina devem sempre ser elementos básicos da convivência entre
todos, deve-se tomar muito cuidado com a vaidade e a inveja, sentimentos que
devem ser sempre repudiados por todo e qualquer umbandista.
A gira mediúnica é o auge de uma reunião umbandista que é dividida em
três momentos básicos, a saber:
-abertura, momento
que se evocam as forças e entidades espirituais e se invocam as bênçãos,
proteções, pedidos e auxílios;
- a gira mediúnica,
instante em que os médiuns incorporam as entidades espirituais para atendimento
ao público;
-encerramento, ou
seja, o término da reunião, em que se agradece a assistência das forças e
entidades espirituais.
Os ritos e
liturgias utilizadas nas reuniões do movimento umbandista variam de terreiro
para terreiro, assim, como também, pode se diferenciar a decisão de como se
processa a gira mediúnica, que tipos de entidades se fará presente e como
deverá se proceder ao atendimento ao público.
Isso acontece, por que os terreiros são células religiosas que se adequam a coletividade que os rodeia, oferecendo dentro de um determinado padrão mínimo, os ritos, as liturgias, as manifestações espirituais que mais afinem com os adeptos e o público que frequenta determinada casa.
A Função da umbanda é isso, atender as necessidades espirituais essenciais do indivíduo, mesmo que este processo se inicie por resolver suas necessidades materiais básicas, permitindo um equilíbrio mínimo da sua existência.
Proporciona-se assim, condições estáveis à alma para realizar voos evolutivos mais altos e abrir sua consciência a entendimentos mais profundos e finalmente se religar a Deus.
Isso acontece, por que os terreiros são células religiosas que se adequam a coletividade que os rodeia, oferecendo dentro de um determinado padrão mínimo, os ritos, as liturgias, as manifestações espirituais que mais afinem com os adeptos e o público que frequenta determinada casa.
A Função da umbanda é isso, atender as necessidades espirituais essenciais do indivíduo, mesmo que este processo se inicie por resolver suas necessidades materiais básicas, permitindo um equilíbrio mínimo da sua existência.
Proporciona-se assim, condições estáveis à alma para realizar voos evolutivos mais altos e abrir sua consciência a entendimentos mais profundos e finalmente se religar a Deus.
Através do que já
falamos, podemos chegar a conclusão que o atendimento ao público é o objetivo
primordial de todas as reuniões de um terreiro.
As pessoas que se encaminham a uma casa espiritual umbandista, possuem expectativas, estão ansiosas para encontrar a solução de seus problemas, desejam sair dali pelo menos reconfortadas, com esperança etc.
O público, portanto, deve ter um tratamento especial por parte dos dirigentes, dos organizadores e do corpo mediúnico da casa.
Tudo deve ser voltado para se fornecer um bom atendimento ao público presente.
Devem ser bem recebidos, encaminhados a um local apropriado para assistirem a reunião, informados de como se processará o andamento da mesma, como deve ser o seu comportamento durante os trabalhos, em qual momento e como devem se dirigir aos médiuns incorporados, se houver necessidade de se retirar antes da gira terminar como fazê-lo, devem também ser indicados a eles os banheiros, aonde beber água etc. É de bom tom, que o dirigente em algum instante na abertura, faça uma pequena e rápida preleção (palestra) trazendo para o público, informações, avisos, ensinamentos e doutrina.
As pessoas que se encaminham a uma casa espiritual umbandista, possuem expectativas, estão ansiosas para encontrar a solução de seus problemas, desejam sair dali pelo menos reconfortadas, com esperança etc.
O público, portanto, deve ter um tratamento especial por parte dos dirigentes, dos organizadores e do corpo mediúnico da casa.
Tudo deve ser voltado para se fornecer um bom atendimento ao público presente.
Devem ser bem recebidos, encaminhados a um local apropriado para assistirem a reunião, informados de como se processará o andamento da mesma, como deve ser o seu comportamento durante os trabalhos, em qual momento e como devem se dirigir aos médiuns incorporados, se houver necessidade de se retirar antes da gira terminar como fazê-lo, devem também ser indicados a eles os banheiros, aonde beber água etc. É de bom tom, que o dirigente em algum instante na abertura, faça uma pequena e rápida preleção (palestra) trazendo para o público, informações, avisos, ensinamentos e doutrina.
Na gira mediúnica
devem incorporar somente os médiuns que já tiverem mais experiência e estejam
como dizemos comumente, mais bem afirmados com suas entidades.
Desenvolvimento
mediúnico deve ser uma reunião a parte e fechada ao público.
Após todos os médiuns incorporarem, os cambonos (pessoas que dão assistência às entidades espirituais e ajudam na organização durante a reunião) devem encaminhar o público para o atendimento.
O restante do corpo de adeptos, que não estiverem incorporados, devem sustentar a gira dos que estão em trabalhos mediúnicos através dos cânticos, de bons pensamentos e intenções.
Após todos os médiuns incorporarem, os cambonos (pessoas que dão assistência às entidades espirituais e ajudam na organização durante a reunião) devem encaminhar o público para o atendimento.
O restante do corpo de adeptos, que não estiverem incorporados, devem sustentar a gira dos que estão em trabalhos mediúnicos através dos cânticos, de bons pensamentos e intenções.
É necessário, que
se mantenha o bom nível vibratório, para que os trabalhos espirituais aconteçam
em segurança e bem equilibrados. Todo o público deve ser atendido, sem exceção.
Uma reunião
umbandista é algo bonito de se ver, os cânticos, os tambores e outros
instrumentos formando um conjunto harmonioso de sons, a batida das palmas, os
fardamentos, as guias coloridas, a decoração do ambiente, as imagens e símbolos
do altar e mesmo a forma como se processa os ritos e liturgias enche os olhos e
ouvidos de quem vem participar.
Visual e som somam-se a um sem número de detalhes para permitir a harmonização de todos os presentes, mas tudo isso não é um espetáculo, nem uma encenação para agradar o público.
Visual e som somam-se a um sem número de detalhes para permitir a harmonização de todos os presentes, mas tudo isso não é um espetáculo, nem uma encenação para agradar o público.
Muitas casas
umbandistas se ressentem pela existência de muito pouco ou quase nenhum
público.
Geralmente são
sempre as mesmas pessoas que se repetem em todas as reuniões. Quando tem a casa
lotada sempre é por ocasião de festas, comemorações e louvações especiais.
O terreiro já tem
lá seus anos de existência, é um local bem decorado, limpo, asseado, de
ambiente agradável e bastante arejado e iluminado.
Os adeptos
presentes em grande número, com um fardamento impecável, guias coloridas no
pescoço e todos os adereços e material de trabalho de suas entidades.
A reunião tem todo
um processo organizado, bem estruturado, desde a abertura até o encerramento.
A hierarquia da
casa é plenamente identificada, pais e mães pequenas, cambones, tambozeiros
etc. Esta hierarquia decorre da necessidade de equilíbrio entre a liberdade e a
autoridade, que geram a disciplina e as leis que regem essa disciplina e que
podem ser mutáveis em função da época, da fase e da estrutura social da
comunidade formada pelo terreiro.
cada terreiro tem sua norma de bem-viver adaptada a expansão uniforme direcional, fazendo com que a disciplina seja consciente, livre e com base na razão e na compreensão, toda disciplina aceita e reflete a afirmação da personalidade dos dirigentes. Na umbanda, a hierarquia é direcional não como com detenção de poder, mas o objetivo do que foi, é e será.
O passado e a experiência adquirida. O presente é o trabalho, é a luta de cada dia para semear os frutos de amanhã. O fruto será a colheita do que se plantou no presente, por conseguinte uma boa semelhada dará uma boa colheita, se o presente estiver atento.
cada terreiro tem sua norma de bem-viver adaptada a expansão uniforme direcional, fazendo com que a disciplina seja consciente, livre e com base na razão e na compreensão, toda disciplina aceita e reflete a afirmação da personalidade dos dirigentes. Na umbanda, a hierarquia é direcional não como com detenção de poder, mas o objetivo do que foi, é e será.
O passado e a experiência adquirida. O presente é o trabalho, é a luta de cada dia para semear os frutos de amanhã. O fruto será a colheita do que se plantou no presente, por conseguinte uma boa semelhada dará uma boa colheita, se o presente estiver atento.
Precisamos, acima
de tudo, entender esse estágio evolutivo e organizar cada vez mais a nossa
Umbanda, a nossa religião, para que no Plano Astral ela possa ter uma função
muito mais clara, porque, com a consciência, nossas entidades poderão trabalhar
com muito mais satisfação, porque a consciência os levou a um plano de
participação cósmica, inserindo-os no equilíbrio universal, no amar o próximo,
no dar e receber.
Essa é a Lei do
Equilíbrio, a Lei do Processo Evolutivo.
Precisamos
respeitar os cultos e as formas de direcionar o pensamento ao Divino.
Não podemos
transformar a nossa religião em um amontoado de lendas e mistificações, de
metáforas e metafísica.
A nossa religião é
simples, é a religião da vida, e a religião do Divino em nós.
FONTE: HIERARQUIA DENTRO DOS TERREIROS DE UMBANDA
OBS: Este texto tem como função subsidiar o aprofundamento teórico do/a docente. Ele auxiliará o processo de pesquisa. A informação que não se sabe e precisa saber. O mesmo não tem uma linguagem adequada para ser utilizado com os estudantes do 1º ao 5º anos.
Devemos lembrar que os textos utilizados em sala de aula, com os nossos estudantes devem ter linguagem própria de acordo com a faixa etária, o ano trabalhado e para cada conteúdo abordado.
O texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.
O texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.
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