9 de setembro de 2016

ENSINO RELIGIOSO EM PRÁTICA, É POSSIVEL?

Claro que sim, o blog é uma prova disto. Mas hoje vou compartilhar com vocês a prática da professora Vera e da professora Márcia. Ela trabalha com as turmas do turno da tarde e atende os estudantes do 1º ao 5º ano.

Aqui estão algumas das atividades realizadas pelos estudantes que foram expostas para que a comunidade escolar pudesse conhecer um pouco mais sobre este componente curricular.

Iniciamos com a atividade onde o conteúdo Linguagens Sagradas e seu sub conteúdo textos orais e escritos: mitos. Com a confecão de um painel sobre o mito indígena a origem do beija-flor. 



Os símbolos são importantes elementos na representação do sagrado e para a sua comunicação. A palavra símbolo significa juntar, agregar, unir e neste sentido, o símbolo cumpre a função de comunicar idéias agregando significados diversos, muitas vezes até antagônicos.
Os símbolos religiosos carregam em si conteúdos que permitem ao ser humano estabelecer um contato afetivo, intelectual, biológico e social com a instância do sagrado.As religiões se perpetuam também, pela força de seus símbolos, que mantém vivos os ensinamentos e impulsionam o ritual, pois guardam em si a força mobilizadora dos mitos, sob a forma concreta.
É importante que lembremos que os símbolos podem ser objetos, como adagas, cruzes, velas, imagens, pinturas, esculturas, mas também podem ser sons, como os mantras, as orações, os toques de tambor, de atabaque. Os símbolos também podem se expressar nos sabores, como no acarajé, no milho, no cauim, no vinho, etc. Os símbolos também estão nos cheiros, mirra, alecrim, sálvia, rosa, etc.

Relacionado a este conteúdo a professora Vera criou com seus estudantes um livro de receitas pois, as religiões também tem os seus Alimentos Sagrados e os símbolos como a mandala, onde eles que expressam o Fenômeno Religioso.


As Festas Religiosas também fazem parte do universo religioso, é nela que os adeptos das organizações religiosas expressam a sua crença, fé. Na Festa de Iemanjá as oferendas são levadas ao mar.


O aniversário de Buda, Hana Matsuri também é muito festejada no Brasil, os studantes ilustraram essa festa.


Os Lugares Sagrados das Organizações Religiosas é o lugar onde a prática religiosa acontece, foram realizadas maquetes com os estudantes.

5 comentários:

  1. Olá, estou começando lecionar aulas de ensino religioso e seu blog tem me ajudado com muitas ideias. Obrigado e parabéns.

    Damon Souto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bom Damon Souto, as atividades aqui postada são fruto da minha ou das colegas que aceitam dividir um pouco conosco. Espero que os conteúdos aqui postados lhe ajudem muito. fique a vontade para usar, abusar e compartilhar se quiser. Abraços

      Excluir
  2. Estou maravilhada com esse site. São tantos temas e ideias incríveis! Estou aplicando, às vezes com adaptações, nas turmas do 7o ao 9o ano. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, que bom que está gostando Clemildes. O objetivo do blog é auxiliar os professores de Ensino Religioso.

      Excluir
  3. Que maravilha, adorei... Sou professora de Ensino Religioso, estou trabalhando com projetos, vou adaptar à realidade de minha escola e desenvolver um trabalho belíssimo. São excelentes suas ideias, apresentam uma suavidade e leveza ao abordar um tema que causa tanto preconceito.Parabéns!

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!