15 de setembro de 2016

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - indígena

As Organizações Religiosas estão presentes em nossa comunidade, elas têm seus fundadores, representantes ou personalidades, nelas os ou as líderes exercem as suas funções.

Segue  aqui uma sugestão de encaminhamento realizado pelos meus estudantes:

Iniciamos as atividades assim...
Levei a imagem de dois líderes do povo indígena:
Conversamos sobre a função de cada um.

O pajé é uma figura de extrema importância dentro das tribos indígenas do Brasil. Detentor de muitos conhecimentos e da história da tribo, ele é o indígena mais experiente. Ele é o responsável por passar adiante a cultura, história e tradições da tribo.

O pajé também possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas.

O pajé também possui a função de líder espiritual da tribo. Ele conhece os meios de entrar em contato com os espíritos e deuses protetores da tribo.

Os indígenas acreditam que o pajé possui a capacidade de entrar em contato direto com os deuses.

Em algumas tribos, os indígenas acreditam que o pajé tem poderes capazes de fazer chover e melhorar a capacidade dos índios durante a caça e pesca. 

Durante a pajelança, o pajé entra em contato com espíritos de pessoas mortas ou animais com o objetivo de promover curas, resolver problemas pessoais dos índios ou da tribo. Neste ritual, o pajé pode utilizar ervas ou outras plantas.



Cacique é um termo que os portugueses e espanhóis usaram na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) para fazer referência aos chefes indígenas das tribos da América.

Este termo é originário do aruaque do Haiti (cachique) e foi adaptado pelos espanhóis, virando cacique.

No Brasil, cada nação indígena utiliza um termo específico para fazer referência ao chefe político.

Entre os indígenas tupis, por exemplo, são usados os termos murumuxaua, tabixaba e tuxaua. Já os guaranis usam mais o termo mburovixá.

Funções do cacique na tribo

O cacique desempenha funções importantes dentro de uma tribo indígena. Ele é o responsável em aplicar as regras da tribo, definir punições, resolver conflitos, definir guerra e organizar a caça.

http://www.suapesquisa.com/indios/cacique.htm 

Após realizarmos a atividade enumeramos as funções de cada um:



Logo em seguida conversamos sobre o Lugar Sagrado indígena, a Opy que fica na aldeia, cada estudante fez uma ilustração sobre este lugar e ilustrou colocando os indígenas exercendo as sus funções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!